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...Credibilidade

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br           

                                                                                                   7 de junho de 2010

Doze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Construindo e Mantendo Credibilidade

Por Rick Boxx

 

Dois professores fizeram um estudo sobre riscos empresariais, a fim de determinar as melhores estratégias para desenvolver e manter a confiança do mercado. Um artigo do Wall Street Journal resumiu a recente pesquisa, dividindo-a em quatro categorias:
(1) credibilidade pessoal; (2) profissionalismo da empresa; (3) histórico de sucesso; (
4) ênfasee construção de laços. Gostaria de analisar brevemente cada uma dessas categorias e sugerir os princípios bíblicos que envolvem.

Pesquisadores descobriram dois fatores críticos na construção da credibilidade pessoal: 1-comunicação da capacitação pessoal e
                   do grau de comprometimento com o empreendimento
.

Investidores e clientes potenciais querem saber se você tem as habilidades necessárias para realizar o que é preciso, além de comprometimento vigoroso quando as circunstâncias se tornam difíceis, como sempre acontece.

         O rei Salomão ensinou em Eclesiastes 10.10: “Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso.”  Se você quer que seus companheiros de negócios confiem em você, assegure-se de fazê-los compreender a extensão de suas habilidades e a profundidade do seu comprometimento. Mantenha seu machado afiado e esteja preparado para perseverar. 

 

2- O segundo fator é o profissionalismo da empresa. O ambiente que o cerca e atenção aos detalhes têm muito a dizer a respeito da empresa. Observando milhares de empresas identifiquei uma correlação entre instalações bem organizadas e a boa admi-nistração nos negócios. Se você faz o melhor com o que tem à disposição,
                       >  provavelmente mais tarde será abençoado com mais
recursos. Na parábola dos talentos Jesus ensinou o princípio da administração sábia: “Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito” (Mateus 25.21).
        > 
Prestar atenção aos detalhes não custa muito e rende dividendos substanciais.

 

3- O terceiro elemento da pesquisa é o histórico de sucesso da empresa. Muitas organizações jovens lutam para atrair clientes ou investidores que lhes dêem uma oportunidade, até que possam apresentar resultados significativos. Buscar vitórias na área de especialidade da organização e comunicar estes sucessos são pontos críticos na construção de uma credibilidade duradoura. Uma das melhores maneiras de se fazer isso é formar um arquivo de depoimentos e comunicá-los através do website ou pessoalmente. Provérbios 27.2 ensina: “Que outros façam elogios a você, não a sua própria boca; outras pessoas, não os seus próprios lábios.”  Para realçar sua reputação, peça a seus clientes que dêem seus depoimentos e use-os para transmitir sua capacitação.

 

4- O último ponto enfocado é ênfase e construção de laços. Você pode destacar a reputação de sua empresa através da credibilidade de outras organizações. Anos atrás travei relacionamento com uma organização que nos encaminhou milhares de clientes. Nossa reputação foi elevada porque estes clientes confiavam na fonte que os enviou. Em Êxodo 33.16, Moisés perguntou a Deus: “Como se saberá que eu e o Teu povo podemos contar com o Teu favor, se não nos acompanhares? Que mais poderá distinguir a mim e a Teu povo de todos os demais povos da face da terra?” 

                                 A recomendação de Deus é o máximo, mas
> relacionamentos com outros parceiros dignos de confiança também têm grande valor.  

 

Próxima semana tem mais!


Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com) /   MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês. /  Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

1.  Quando pensa em avaliar a credibilidade das empresas e organizações com que trabalha, que qualidades lhe vêm à mente?
2.  Alguma das quatro estratégias lhe parece particularmente mais importante?  
3
.  Seja em termos de credibilidade pessoal ou empresarial, de que maneira você se esforça para transmitir sua capacitação e nível de seu comprometimento?
4.  Como pensa que sua credibilidade pode ser melhorada através de seu relacionamento com outros? Você acha que o relacionamento com Deus pode fazer parte dessa credibilidade?
5-
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos:  Provérbios 10:9; 11:3; 15:33; 20:14; 29:4; Filipenses 2:28-30; I Timóteo 3:1-10; 3 João 12. 

 

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