Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



...Padrões duplos

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br           

                                                                                                1 de novembro de 2010

Treze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Padrões Duplos   

Por Rick Boxx

 

Segundo estudos conduzidos pelo The Marist College Institute for Public Opinion somente 28% dos indivíduos pesquisados, incluindo 44% de líderes empresariais, acreditam que as pessoas usam no trabalho o mesmo padrão ético que aplicam à vida pessoal. Homens e mulheres do mundo dos negócios apresentam diferenças marcantes entre o comportamento público e o privado. Pelo menos é assim que são percebidos, e para muitos observadores, percepção é realidade.

 

Esse padrão duplo explicaria alguns problemas éticos ventilados pela mídia. Embora líderes abracem valores como honestidade, integridade e probidade, eles são frequentemente abandonados em favor de conveniências como progresso profissional, fechamento de uma venda, relatórios contábeis adulterados e outras práticas antiéticas. Na medida em que reina a filosofia que “os meios justificam os fins”, os que vivem firmemente apegados às suas crenças se tornam cada vez mais raros. As faculdades de economia raramente oferecem aulas sobre ética, mesmo porque parece tão difícil chegar-se a consenso sobre que padrões éticos deveriam servir de modelo.

 

Deixe-me sugerir um “manual” que serve perfeitamente para esse propósito: a Bíblia. Embora as Escrituras não se limitam a questões do mercado de trabalho, apresentam riqueza de ensinamentos sobre a forma apropriada de se conduzir nos negócios. Isto não implica uma abordagem “situacional” da ética. A beleza de se apegar à visão bíblica está em que temos de nos lembrar de um único conjunto de padrões que se aplica tanto à vida pessoal quanto profissional. 

 

No relato da vida de Jesus Cristo nos Evangelhos vemos que Ele frequentemente encontrava pessoas com padrões duplos. Jesus lidou com elas com severidade: “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas!  Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade” (Mateus 23.27-28). Palavras duras, não é mesmo? 

 

Jesus estava falando com líderes religiosos, mas Seu objetivo era claro: Ele condenou aqueles que ocupam posições de responsabilidade, mas professam crer numa coisa e agem de maneira diferente. Ninguém é perfeito, mas Jesus odeia a hipocrisia. 

 

Alguns poderiam argumentar que embora a Bíblia apresente elevados padrões de comportamento na esfera pública ou privada, tais padrões são irreais e simplesmente não funcionam no mundo do século XXI. Sinceramente contestarei esse argumento. Existem exemplos de líderes e empresas que têm se voltado para a Bíblia fazendo dela guia para suas operações diárias. Sim, às vezes pode ser difícil permanecer firme ao enfrentar a tentação de transigir, mas as recompensas de continuar sendo conhecido como indivíduo ou organização que vive aquilo que acredita valem o esforço.  

 

Você está cansado de viver de acordo com dois padrões éticos diferentes, vacilando conforme circunstâncias e necessidades do momento? Está cansado de prometer uma coisa e fazer outra totalmente diferente? Experimente simplificar sua vida, usando apenas um padrão: a Bíblia. 

 

Próxima semana tem mais!


Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1. Qual o seu entendimento em relação às pessoas que usam os mesmo padrões éticos tanto no trabalho como na vida privada?

2. Honestamente, você já negou valores que professa ou se conduziu no trabalho de maneira como jamais faria na vida privada ou vice-versa? 

3. Quais as razões que levam as pessoas a viver e trabalhar conforme padrões diferentes? Há recursos para evitar esse comportamento conflitante?

4. Que lhe parece a sugestão de usar a Bíblia como “manual” para um comportamento ético adequado na vida pessoal e no trabalho?

 

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos: Provérbios 10.9; 11.3; 20.14; II Coríntios 1.17-20; Colossenses 3.17, 23; Tiago 5.12. 

    

 

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.