Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



...Tempestades da Vida

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br 2 de maio de 2011

Treze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Enfrentando Tempestades na Vida &am p;nb sp;  por Robert J. Tamasy

   Diversos tornados rasgaram caminho através da nossa comunidade recentemente. Ninguém morreu, mas várias residências foram seve-ramente danificadas, muitas por árvores que foram arrancadas pelas raízes e lançadas contra as casas. Isso me lembrou o comentário de um empresário japonês após observar as consequências da passagem de um furacão. Ele disse que inúmeras belas árvores tinham sido arrancadas e espalhadas como se fossem ervas. Outras, porém, imponentes, tinham permanecido de pé, sem ser afetadas pela tormenta. Ele notou uma diferença: as árvores derrubadas possuíam raízes superficiais. Quando a chuva e os ventos chegaram, caíram com relativa facilidade.
     
Os que labutam no turbulento mundo empresarial e profissional sabem que o mercado global tem experimentado mudanças violetas e frequentemente inesperadas. Muitas organizações não sobrevivem a essas tempestades de incertezas. E como será que como indivíduos ou corporações fazemos para resistir aos ventos de mudança?
-Como evitar ser desarraigado e lançado à distância para perecer?
     A chave é um sólido e resistente sistema de raízes. Corporativamente falando isso abrange um vigoroso sentido de
1-missão:“Por que estamos aqui e o que estamos fazendo?”         
                 Igualmente importantes são os
2- valores:“De que forma fazemos o que nos propomos fazer?”  
    Em outras palavras, quais as questões éticas inegociáveis?
-Quais padrões nunca transigiremos, não importa a circunstância?
                Outra parte importante do sistema de raízes  é a
3- visão: onde estamos e para onde caminharemos? Como afirma Provérbios 29.18, Onde não há visão, o povo perece...”. Podemos adotar os valores da cultura que nos rodeia; podemos escolher nossa missão entre inúmeras fontes; nossa visão pode assumir diversas formas. Porém, mesmo no século XXI, um sistema de raízes é incomparável: a Palavra de Deus. Eis algumas sugestões:
1-
Fundamento sólido permanece vigoroso. Falando a Seus seguidores Jesus Cristo apresentou a analogia de uma construção. “Quem ouve esses Meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha” (Mateus 7.24-25).  
2-
Fundamento instável desmorona rapidamente. Jesus avisou sobre a tolice de saber o que é certo e não colocá-lo em prática. “Mas quem ouve esses Meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída” (Mateus 7.26-27). 
3-
Fundamento eterno enfrenta qualquer tempestade. O mais seguro sistema de raízes, a Bíblia, declara que o segredo é estar firmado em crescente relacionamento com Deus através de Jesus Cristo. Ele estabelece nossa missão, define os valores e torna clara a visão. “Portanto, já que vocês aceitaram Jesus Cristo como Senhor, vivam unidos com Ele. Estejam enraizados Nele, construam a sua vida sobre Ele e se tornem mais fortes na fé...” (Colossenses 2:6-7). 

Próxima semana tem mais!


Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Você já testemunhou a devastação causada por uma tempestade?
               -Que impressões você teve?
2. Sua empresa tem um sistema de raízes?  Ele é firmado em uma missão, valores e visão cuidadosamente escolhidos e claramente expressos?
3. Você tem um sistema de raízes em sua vida pessoal? Você tem um senso de missão, valores que jamais se comprometerá e visão bem definida do que quer realizar em sua vida? Se sua resposta for negativa, você crê que poderia fixar raízes
4. Concorda com a afirmativa bíblica de que o sistema de raízes definitivo, o fundamento mais sólido é aquele firmado num relacionamento com Deus através de Jesus Cristo? Por que?
5-
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos: Mateus 13.1-8; Efésios 3.17-19; 1 Coríntios 3.10-15; 1Timóteo 6.17-19; 2Timóteo 2.19; Hebreus 1.10-12; 12.28-29.


Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC–Conectando Business e Mercado a Cristo, organização laica,  mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930. © 2011 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: mana@cbmc.org.br - Desejável a distribuição sem fins lucrativos. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês./ Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para quem lhe enviou o MANÁ escrevendo 'REMOVER DO MANÁ' no campo de assunto.

 

 








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.