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...Viável e Accessível

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br           6 de junho de 2011

Treze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Liderança Viável e Acessível   Por Rick Boxx

 

Destacado jornal de negócios, The Wall Street Journal, citou surpreendente tendência  praticada por executivos muito atarefados:  contratar diretores de recursos humanos (“chief of staff”) – para lidar diretamente com os funcionários, liberando os CEO’s para  responsabilidades mais amplas no âmbito corporativo.

 ObS do site :              CEO  é sigla de   CHIEF   EXECUTIVE  OFFICER =   SURPREMO   DIRETOR ?

Parece significativo que no momento em que muitos CEO’s já se encontram bastante isolados de seus funcionários tenham agora lançado mão do recurso de designar outro guardião – uma nova camada de isolamento com seus empregados. Obviamente isso torna cada vez mais difícil que um funcionário tenha acesso direto aos superiores. Também leva a grande frustração entre aqueles que acreditam que suas necessidades não estão sendo ouvidas e suas contribuições não estão sendo reconhecidas.  OBS do site: os líderes perdem a noção da realidade  e necessidades básicas por atuarem em esferas muito distantes do cotidiano, envolvidos com políticas financeiras e   interesses comerciais ( para não dizer enriquecimento pessoal)

O gerenciamento de tempo é fundamental e talvez uma das razões para essa recente tática. MAS... liderança verdadeiramente eficiente tem a ver com servir pessoas e não evitá-las
Ver  problema o lidar com pessoas em vez de privilégio,mostra  prioridades seriamente fora de foco

     Existem muitas fontes de consulta no que diz respeito à importância dos líderes estarem em estreito contato com seus liderados. Mas os melhores exemplos são encontrados na Bíblia. No Novo Testamento lemos: Alguns traziam crianças a Jesus para que Ele tocasse nelas, mas os discípulos os repreendiam. Quando Jesus viu isso, ficou indignado e lhes disse: ‘Deixem vir a Mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas’” (Marcos 10.13-14). 

        Um conhecedor da vida de Jesus sabe que Ele tinha uma missão muito clara e dispunha de pouco tempo para cumpri-la. Ainda assim Ele sempre encontrava tempo para atender às pessoas que reclamavam Sua atenção, como na passagem acima. Se o Filho de Deus Se mostrava acessível às crianças, que naquela época nem eram consideradas pessoas, não deveríamos nós ser mais acessíveis aos nossos colaboradores? Eis outros exemplos extraídos da Bíblia:

1-  Monitore regularmente o pulso da sua equipe. Como você vai saber se algum problema importante está para surgir se não se comunicar de forma consistente e próxima com seus empregados? Ignorar questões significativas pode colocar em perigo sua organização.
Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos... os cordeiros lhe fornecerão roupa, e os bodes lhe renderão o preço de um campo” (Provérbios 27.23,26). 

2- Conheça e se interesse por sua equipe. Quando as pessoas acreditam que seus líderes as conhecem e olham por seus interesses, elas se sentem estimuladas a fazer o melhor possível. Quando a nação tem líderes inteligentes e sensatos, ela se torna forte e firme; mas quando a nação peca, ela muda de governo a toda hora” (Provérbios 28.2).

3-  Dê a mesma atenção e cuidado que gostaria de REceber. Quando temos necessidades prementes queremos comunicá-las a quem possa oferecer-nos assistência. Como líderes, devemos ser igualmente compreensivos com aqueles que se reportam a nós. Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês” (Lucas 6.31).    Próxima semana tem mais!


Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com) /  MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês./ Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

1.    Sua empresa ou outra que conheça, está seguindo essa tendência de contratar um diretor de recursos humanos, um intermediário entre a liderança e os funcionários?
              - O que você acha dessa prática?
2.    Por que é tão difícil líderes manterem linhas diretas de comunicação com os empregados?
3.    Apesar das pressões e restrições de tempo que ações poderiam ser adotadas pelos executivos para PODEREM “conhecer a condição do seu rebanho”, sem delegar  a outra pessoa?  4.    Como líder, o que você consideraria fazer a partir de hoje, para estar mais disponível e acessível para aqueles que se reportam a você?  
5- Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos:  
    Provérbios 14.4;15.22; 19.20; 20.18; Salmo 23.1-6; Filipenses 2.3-4.

 

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