Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
09.06 Pentecostes oc
Esp Sto: não entristecer (4) oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
EspSto no VT (1 )
Esp Sto no NT (2)
Esp Sto: ordens ( 3 )
 



... Ativos Valiosos

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br    29 de agosto de 2011

Treze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Protegendo Ativos Valiosos Por Jim Lange

 

     Minha família e eu viajávamos em férias para Flórida, quando minha esposa apontou para a frase pintada na traseira de um caminhão: “Nosso ativo mais valioso está sentado 20 metros à frente” (referindo-se ao motorista do caminhão). A mensagem me pareceu intrigante. Nesta era de comodismo corporativo, onde reina a ambição, isso me pareceu revigorante: uma organização que valorizava seus empregados.  

  Lembrei-me de uma conversa com um amigo há dois anos. Lutava contra o estresse, incapaz de realizar tudo o que queria fazer. Passei a pressionar a mim mesmo, tentando ser mais produtivo. Telefonei para esse amigo, que também era meu mentor espiritual. Eu lhe perguntei: “Você tem muito mais exigências em sua agenda do que eu (ele é dono de várias empresas e viaja o mundo todo trabalhando em projetos que patrocina). Como você lida com o fato de não ter todas as coisas feitas a cada dia?”

     Ele deu uma risadinha e respondeu: “Jim, Deus tratou comigo a esse respeito há muito tempo atrás. Eu amo avançar e ver as coisas prontas. Entretanto, Deus me mostrou que pessoas e relacionamentos são mais importantes. Assim, passei a fazer isto: sempre que um empregado vem ao meu escritório – o que acontece frequentemente – eu me esforço para deixar de lado o que estou fazendo e concentrar-me nele, mesmo que esteja em meio a algo muito importante. Descobri que Deus traz essa pessoa por uma razão: para ela dizer algo relevante para minha vida ou eu para a vida dela. Portanto, faço questão de deixá-lo concluir o que ele tem a dizer. Em outras palavras, dou a ele o tempo que ele necessita”. 

         Fiquei surpreso. Ocorreu-me que frequentemente não demonstro isso na minha vida, especialmente para com minha própria família. Minha atitude, com demasiada frequência tem sido do tipo “Não posso falar agora. Tenho algo realmente importante para terminar!”  Meu amigo ofereceu um comentário adicional: “Quando honro a Deus em conversas como essas, Ele cuida do que precisa ser feito em minha lista de tarefas”. 

  Sua afirmação final pareceu-me ainda mais surpreendente. Talvez meu maior problema fosse falta de fé. Geralmente tenho mais fé em mim mesmo para fazer meu trabalho do que na habilidade de meu Pai Celestial em me conceder cumprir o que precisa ser feito. Por causa da minha fé fora de lugar, muitas vezes coloco tarefas antes de pessoas. 

    Essa conscientização foi particularmente chocante porque um de meus compromissos centrais na vida é ajudar pessoas a crescer e tornar-se o que Deus deseja que sejam. Relacionamentos deveriam vir em primeiro lugar para mim. Contudo, com demasiada frequência falho em tratá-los dessa maneira. Essa breve conversa foi humilhante, mas esclarecedora. 

    Seja no trabalho, no lar ou em relacionamentos pessoais, as pessoas são nossos ativos mais valiosos. Algumas vezes é proveitoso sermos lembrados disso. Como Jesus disse a Seus seguidores, “Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês” (Mateus 6:21).

  O QUE  VOCÊ ESTÁ VALORIZANDO  MAIS ?  as tarefas e realizações ... OU
                                                                        as pessoas que Deus traz para a sua vida? 
                                                                      
Próxima semana tem mais!


Texto de autoria de Jim Lange, presidente de capítulo da Truth@Work (www.christianroundtablegroups.com), organização voltada para pessoas no mercado de trabalho. Ele escreve regularmente em seu blog www.5feet20.com, e é autor do livro Bleedership: Biblical First-Aid for Leaders (Primeiros Socorros Bíblicos Para Líderes). Ele e sua família vivem próximo a Toledo, Ohio, USA. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

 

1.    Em sua organização, você diria que o quadro de pessoal é o “o ativo mais valioso”?

2.    Por vezes as pessoas interferem em sua habilidade de fazer coisas que exigem sua atenção. Como isso afeta seu trabalho e sua interação com pessoas que interrompem seu trabalho?

3.    O amigo do autor disse que sempre que empregados vão ao seu escritório ele deixa de lado o trabalho e concentra-se neles e suas necessidades. Como você reage a isto? Parece-lhe realista?

4.    O que você está conscientemente fazendo hoje para fortalecer e cultivar relacionamentos que tem, no trabalho, no lar ou em sua “esfera de influência”? Há alguma mudança que gostaria de fazer?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 17.17; 18.24; Mateus 7.12; Lucas 6.31; Efésios 6.5-9. 

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.