Cada Dia, o Ano Todo!
Agosto
D S T Q Q S S
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
08 04 Ser Pai ! oc
07 09 Dever de consci~ oc
08 07 Elo entre gerações oc he
03 Pais de filhos crescidos he
03 20 Início do out 21.03 oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
08 03 * COMEMORAÇÕES oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
08 01 sobre o SELO ...oc
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA oc
 



...Idéias Brilhantes

MANÁ DA SEGUNDA  www.cbmc.org.br       

                                                                             5 de março de 2012

Catorze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Ideias Brilhantes   Por Rick Boxx

 

Anos atrás, caixas de sugestões eram ferramentas comuns em muitas empresas para receber sugestões, queixas e idéias,  tanto por parte de clientes quanto de empregados
   A tecnologia em comunicações atual, porém, tornou obsoletas as tradicionais caixas de sugestões, que vêm sendo substituídas por sistemas online de gestão de ideias, de acordo com a destacada publicação de negócios, The Wall Street Journal.

      Estes novos sistemas não apenas recebem idéias, como também oferecem aos empregados a oportunidade de comentar e votar em outras sugestões e sentir o quanto seus empregadores se preocupam com eles e estão dispostos a ouvir o que têm a dizer.  Muitas vezes eles apresentam uma perspectiva nova, idéias brilhantes que poderiam não ter sido consideradas pelos níveis superiores de administração. 

    Por exemplo, a PricewaterhouseCoopers, empresa global de serviços profissionais sediada em Londres, Inglaterra, lançou um website de gerenciamento de idéias que gerou 3.300 novas idéias.  Embora menos de 200 dessas idéias tenham sido implementadas até o momento, as que foram colocadas em prática economizaram centenas de milhares de dólares para a companhia. 

   O fato é que os empregados geralmente conhecem melhor os produtos e processos da companhia do que consultores externos, embora a maioria das organizações jamais te-nha cogitado solicitar idéias de seu quadro de funcionários.  Anos atrás, os ‘círculos de qualidade’ e outras estratégias capacitavam as empresas a relacionar idéias e percep-ções  dos que trabalhavam em suas “trincheiras”, que lidavam diretamente com maqui-nária, sistemas e práticas estabelecidas que estavam sob avaliação.  Quem melhor para oferecer idéias úteis do que as pessoas que realmente realizam o trabalho, dia a dia?  

   No Antigo Testamento da Bíblia, encontramos inúmeras afirmações sobre o valor e a importância de se buscar conselhos sábios.  Provérbios 12:15 ensina:  O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos”.  Se estivermos dispostos a receber e considerar cuidadosamente as opiniões oferecidas, mesmo daqueles nos níveis mais inferiores do quadro funcional, demonstraremos sabedoria. 

    Outro versículo firma a questão de forma ainda mais vigorosa:  “Sem diretrizes a nação cai;  o que a salva é ter muitos conselheiros”  (Provérbios 11:14). 
  
Este princípio é tão relevante para uma companhia quanto para uma nação.  E para assegurar que não esqueçamos esta recomendação, Provérbios 15:22 afirma o mesmo de maneira ligeiramente diferente:  Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros”. 

  Em muitas organizações as sugestões de um consultor externo são mais valorizadas do que as idéias das pessoas em suas folhas de pagamento.   Não quero minimizar as potenciais contribuições de um consultor, porque como “estranho” ele tem a habilidade de considerar as situações com imparcialidade e uma perspectiva objetiva. 

      Ao mesmo tempo, recomendo enfaticamente que você evite deixar de considerar a sabedoria coletiva do seu quadro funcional.  Se você tornar fácil e abrir a oportunidade para cada um apresentar suas “idéias brilhantes”,  descobrirá que elas poderão economizar muito dinheiro e possivelmente dar início a importantes mudanças para melhorias na produtividade e lucratividade.     Próxima semana tem mais!


Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)/


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1.    Você se lembra das caixas de sugestões? 
          Já submeteu algumas de suas idéias por meio delas?

2.    Com que freqüência você tem utilizado sistemas de gerenciamento de idéias, seja para fazer comentários e sugestões para sua empresa ou como cliente de outras companhias?  Você considera esta uma prática útil?  Explique sua resposta.

3.    Em sua opinião, o quanto sua empresa é receptiva às sugestões e observações de seus empregados?   Alguma “idéia brilhante” oferecida por eles ocasionou mudanças positivas significativas?

4.    Por que você acredita ser tão difícil pedir sugestões de dentro da organização?  Você concorda com os textos de Provérbios que afirmam que a pessoa que recusa conselhos é insensata?  Por quê? 

 5-: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos Provérbios 13:1;  19:20,27;  20:18;  24:5-6;  27:17;  Eclesiastes 4:9-12;  Mateus 13:57. 

 








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2019 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.