Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



...sobre INVESTIMENTOS

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br           

                                                                                                  30 de julho de 2012

Quatorze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Aprendendo na Praia Sobre Investimentos

Por Austin Pryor

 

Quando preciso tomar decisões sobre investimentos, faço sempre a pergunta: Se isso colocasse em risco um agradável período na praia, como influenciaria minha decisão? Como gosto de passar tempo na praia, isso atrai minha atenção.
Tenho consciência que preciso fazer julgamento correto! Aprendi o seguinte:

 

1.   Cuidar do essencial. Não posso ir para praia a qualquer momento. Para assegurar que não terei que retornar antes do previsto, há um planejamento importante a ser realizado. Para garantir tranquilidade durante a viagem, preparativos tediosos precisam ser feitos de antemão. O mesmo se aplica às finanças: manter-se livre de dívidas e poupar para necessidades futuras, antes de embarcar na arriscada aventura de investimentos.

 

2.   Elaborar plano e segui-lo. Isso inclui programar o GPS para que possa saber o caminho, partir no horário, dirigir com segurança e não tomar atalhos. Pode dar impressão de viagem tediosa, mas a ideia é que a viagem não seja o foco do interesse, mas chegar em segurança e a tempo. Eu me sinto da mesma maneira em relação aos objetivos para aposentadoria. Com prazer troco uma viagem empolgante por uma chegada segura e oportuna, o que significa seguir o plano de investimentos em ações/obrigações com suficiente diversificação. 

 

3.   Ter paciência na hora de bronzear. Não assumo estratégias de alto risco para ganhar bronzeado instantâneo. É muito fácil ficar queimado. Aprendi a manter um plano de bronzeamento simples. Revistas, seminários, web sites e programas de TV apresentados por gurus de bronzeamento são confusos. Bronzeamento – e investimento financeiro – não é assim tão complicado. Seguir o essencial e não ir muito rápido demais, evita erros

 

4.    Ignorar ondas de curto prazo. Gosto de ler na praia posicionando a cadeira bem na linha d’água. O truque consiste em mover a cadeira de tempos em tempos, para que eu não acabe ensopado pelas ondas. Embora haja uma tendência, aprendi que não se pode prever o que uma onda poderá fazer. Pode-se acreditar que ela vai quebrar a um metro e meio de distância e acabar-se completamente molhado. No curto prazo, as ondas são erráticas, mas a longo prazo são previsíveis. Assim, aprendi a planejar meus movimentos, baseado nas tábuas de maré - nas tendências financeiras - e no histórico passado.

 

5.   Não comparar-se a outros. Dificilmente eu seria uma figura imponente na praia. Seria melhor se eu me parecesse com outros homens que vejo lá. Porém, me lembro que minha estratégia de dieta/exercícios de praia é projetada para a pessoa que sou: um idoso, tentando equilibrar vida na praia, com família, trabalho e outras coisas. 

 

6.   Esperar por dias chuvosos. Ficar na praia por duas semanas é garantia de uma ou outra chuvarada de verão. Mesmo que surja tempestade, não abandono meus planos, faço malas e volto para casa. Sei de antemão que isso pode acontecer. Assim, tenho uma alternativa: levo vídeos e games para duas semanas. Não me desespero achando que a tempestade provocará novo dilúvio. Ao contrário, me acalmo, desfrutando dos games, enquanto espero o próximo dia de Sol. 

 

Provérbios 21.5 diz: “Os pensamentos do diligente tendem à abundância, mas os do todo apressado, tão somente à pobreza”. Diligência, seja preparando férias ou investindo para a vida, produz devida recompensa. 

 

Se quiser entender mais profundamente sobre investimentos, faça uma viagem à praia!

 

Próxima semana tem mais!    


Texto de Austin Prior, editor e diretor da revista mensal 'Sound Mind Investing', especializada na diversificação de investimentos segundo princípios bíblicos. Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes(fortes@cbmc.org.com). / MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês./  Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

 

1.    Você acha possível aprender princípios de investimentos através das férias na praia?

2.    Qual das lições do autor lhe parece mais significativa?

3.    Você tem opinião diferente sobre alguma das ideias apresentadas?

4.   O que o texto de Provérbios 21.5 significa para você?

 

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11.24-26; 13.11; 15.16;  19.17; 22.7,9; 24.27;
                  Mateus 6.19-21, 25-34. 








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.