Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
09.06 Pentecostes oc
Esp Sto: não entristecer (4) oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
EspSto no VT (1 )
Esp Sto no NT (2)
Esp Sto: ordens ( 3 )
 



...Verdade Relativa

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br           

                                                                                             3 de setembro de 2012

Quatorze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Por Uma Cosmovisão Duradoura e Imutável Por Rick Boxx

 

Universidades e corporações de treinamento ensinam ética nos negócios de uma perspectiva referida muitas vezes como “relativismo moral”. Significa basicamente que eles não acreditam em verdade objetiva: a verdade depende de quem vê. De acordo com esse modo de pensar, tudo o que alguém considera certo é realmente bom.

   Pessoalmente discordo dessa filosofia. Se a verdade é algo que podemos moldar e modelar segundo nossos desejos e preferências, então quem realiza negócios de maneira inescrupulosa e predatória é tão 'ético' como quem procura defender elevados padrões de honestidade e integridade.  A Bíblia descreve esse tipo de sistema de crença quando declara que 'cada um fazia o que era reto aos seus olhos' (Juízes 21.25). Milhares de anos atrás o povo rejeitou a existência da verdade objetiva. Esse não é um conceito 'moderno' do século XXI.

   Como empregador, ainda que não endossemos o relativismo moral, é importante lembrar que cada um tem sua própria cosmovisão, vivendo e agindo de acordo com ela. Por exemplo, se eles são egocêntricos, provavelmente tomam decisões e agem de acordo com aquilo que os beneficia. Se tomam decisões baseadas nos valores de família que aprenderam, pode ser bom ou mau. E se você descobrir tarde demais que eles foram criados por mafiosos, vigaristas e criminosos? Você certamente não gostaria que esses “valores de família” fossem levados para dentro da sua empresa!

   Embora não possamos alterar ou modificar a cosmovisão de nossos Colaboradores, podemos (e devemos) comunicar de maneira clara qual é a nossa e como desejamos que nosso negócio ou serviço seja conduzido. É aqui que declarações de missão, visão e valores são extremamente úteis, colocando no papel normas, políticas, metas e objetivos globais que a empresa deseja alcançar e manter.

   Estas declarações expressam nossas crenças, os princípios basilares que regem nossas práticas, oferecem a 'grande fotografia' do que esperamos conseguir, verbalizando como nossa empresa percebe a verdadeA grande questão que se nos coloca hoje no mundo profissional e de negócios é aquela levantada por Pôncio Pilatos, que atuou como Juiz no julgamento de Jesus. Ele perguntou:'Que é a verdade?' (João 18:38). Ele estava sugerindo que verdade - e cosmovisão 'certa' - é aquilo que se quer que seja.

   Contudo, minha experiência ensinou-me que, se tudo for verdade, então, nada é verdade. Tenho aprendido que a única verdade objetiva, devidamente testada pelo tempo, e que pode ajudar a padronizar e consolidar os valores de uma empresa é a Bíblia:'Há muito tempo aprendi de seus estatutos que você estabeleceu para durar para sempre.' Salmo 119.152     Muitos outros versículos nesse Salmo também afirmam o duradouro,
                  verdades imutáveis, princípios e preceitos estabelecidos na Palavra de Deus.

Se deseja fiscalizar ou ser parte de um ambiente de trabalho ético, recomendo que você estabeleça uma cosmovisão que seja permanente, que não muda conforme a necessidade do momento ou os caprichos movediços da sociedade. As Escrituras Sagradas fornecem a única fonte para isso. Elas funcionaram no século I e eles são válidos também para o século XXI.    Próxima semana tem mais!


Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com) /  MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês./   Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1. Que você acha do “relativismo moral”? O que é “verdade” para você?

2. Como a cosmovisão de uma pessoa afeta seu trabalho e o modo como lida com suas responsabilidades nos negócios.

3. Sua empresa tem uma declaração de missão, ou expressões com seus valores e visão de forma formal, disponível aos Colaboradores? Que impacto eles causam na missão de cada um na empresa?

4. Como você vê a opinião do autor de que a Bíblia é a fonte última de verdade objetiva e comprovada pelo tempo?

5-Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, veja
 Salmos 19.7-11; 119.9-11; 33-37,105; Provérbios 11.3; 13.6; 2Timóteo 3.16-17;
 Hebreus 4.12.








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.