Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



...Ética nas decisões mn

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br           

                                                                                                  04 de fevereiro de 2013

Quinze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Ética nas Decisões   Por Rick Boxx

 

Não faz muito tempo ouvi excelente mensagem do escritor e preletor Lee Strobel sobre o que ele chamou de, Os 5 P's na Tomada de Decisões Éticas. Pensei que seria bom apresentar sua percepção neste Maná.  

 

1- O primeiro “P” foi propósito. Ao tomar uma decisão desafiadora é essencial lembrar-se do nosso propósito. Se for apenas ganhar dinheiro, podemos tomar decisão errada. Mas se estiver em linha com princípios bíblicos, a decisão levará a resultado bem diferente

1Coríntios 10.31 nos ensina: “Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”. Tudo quanto os seguidores de Jesus Cristo fazem deveria ter o propósito de glorificar a Deus. Quando esta for a motivação por trás das decisões éticas, torna-se fácil tomar decisões difíceis no ambiente de trabalho.

2- O segundo 'P' que Strobel citou foi prayer (oração, em inglês). Enfatizou a importância de orar buscando sabedoria e direção nas  decisões difíceis. Também deveríamos orar, segundo Strobel, por convicção moral e coragem para fazer o que é certo. Muitas vezes sabemos o que é certo fazer, mas precisamos de coragem para fazê-lo.   Tiago 1.5 ensina: “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e Ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.”  Na próxima vez que enfrentar um dilema ético, ore com ousadia pedindo sabedoria a Deus e creia que Ele lha dará.

 

3- O terceiro “P” na relação de Strobel é princípios. Estimulou os ouvintes a tomar decisões testando-as com os princípios bíblicos. Disse que 50% das decisões éticas são tomadas com base em emoções como medo, cobiça ou ira, que podem levar a decisões deficientes. É mais produtivo fazer pausa e considerar como nossa decisão se alinha com o que a Bíblia ensina.   Salmos 119.9 recomenda: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a Tua palavra.”  Ao enfrentar dilemas éticos, não deixe que suas emoções o governem. Ore e busque auxílio na Palavra de Deus.

 

4- O quarto “P” de Strobel foi pessoas. Quando tomar decisões difíceis, não o faça sozinho. Envolver pessoas confiáveis e sábias trás muitos benefícios: receber bons conselhos; obrigá-lo a ser transparente; prestar contas de suas responsabilidades. Durante anos liderei um pequeno grupo de CEO’s. Fosse qual fosse a questão, descobrimos alguém cujo discernimento foi de grande auxílio para chegar a uma decisão sábia.   Provérbios 15.22 propõe: “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.”  Ser líder é algo solitário às vezes, mas não precisa ser assim. Ao enfrentar o desafio de tomar decisões éticas, permita que outras pessoas façam parte do processo.

 

5- O último “P” é popular opinion (opinião popular, em inglês) e Strobel deu-lhe uma direção diferente. Recomendou que ao enfrentar uma decisão difícil, considerarmos qual a opinião popular e decidir pelo contrário. Deus não se preocupa com o que pensa a maioria. 

Em Isaías 55.9 Deus nos diz: “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os Meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os Meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.”  Decisões tomadas com base na opinião popular podem ser desastrosas. Seja corajoso e, se necessário, adote o caminho oposto, segundo Deus!   

 

Próxima semana tem mais!


Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1.    Quando confrontado com decisões éticas difíceis, que processo você geralmente adota?

2.    O que você pensa dos princípios aqui apresentados para tomada de decisão?

3.    Qual desses princípios seria mais difícil de aplicar ou você discorda de algum?

4.    Qual a diferença entre levar em consideração o conselho de pessoas que você conhece e confia e deixar suas decisões serem guiadas pela opinião popular?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema sugerimos: Josué 1.8; Provérbios 12.15; 24.5-6; Romanos 1.21-23; Filipenses 4.6; Colossenses 3.17-23; 1Tessalonicenses 5.17.







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.