Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



...Sem medo de inovar


MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br
                                                    www.facebook.com/CBMCBRASIL
15 de abril de 2013
Quinze anos servindo as comunidades empresarial e profissional

Sem Medo de Inovar    Por Jim Mathis
Nos anos 70, a empresa de processamento e impressão de fotos que eu e minha esposa possuíamos foi uma das primeiras a comprar o processador de impressão Royalprint da Kodak. Já naqueles dias, grande parte do nosso negócio consistia em copiar e restaurar fotos antigas, e rapidamente descobri como envelhecer fotos (tintas em marrom) usando o processador.     
Alguns anos mais tarde estava num seminário da Kodak quando alguém perguntou como envelhecer fotos usando Royalprint. O representante técnico da Kodak se desculpou e disse que aquilo não era possível.
 Eu me vi num dilema: deveria dizer ao pessoal da Kodak que eles estavam errados ou deixar passar, sabendo que apenas eu conhecia algo que ninguém mais sabia? Escolhi a segunda opção, ciente de que não tinha obrigação legal ou ética de informar à Kodak da capacitação que ela não sabia que seu processador possuía. Ganhei milhares de dólares fazendo o que uma empresa que estava então entre as 500 melhores da Fortune afirmava ser impossível.    Havia descoberto um direito de propriedade que ninguém do fabricante se dera conta. Não sendo empregado dela, nem ligado a ela de nenhuma maneira, a não ser como cliente, não era minha responsabilidade informá-la de algo que deveria ter descoberto por conta própria.   Isso suscita algumas questões. A Kodak não tentara isso ou as pessoas presentes no seminário não fizeram experiências com a máquina? A lição que aprendi foi que “especialistas” podem estar errados e que não se pode confiar em tudo que se ouve ou lê. Às vezes vale a pena checar as coisas por nós mesmos. Sei que inúmeros pequenos negócios alcançaram sucesso fazendo algo que as grandes corporações não sabem ou não querem fazer. 
    O velho processador se tornou obsoleto com o avanço tecnológico e a Kodak faliu por vários motivos, deixando de acompanhar a evolução da indústria fotográfica. Porém, na minha empresa, ainda estou restaurando fotos antigas e danificadas. Eastman Kodak foi um dia meu maior fornecedor. Hoje, os únicos produtos dela que tenho, estão no balcão de antiguidades. A vida e o trabalho, às vezes, sofrem estranhas e inesperadas reviravoltas.
    Penso que há uma simples, embora profunda, moral nesta história. Ela se aplica a qualquer um no mundo dos negócios, não importa em que área atue. Continue tentando coisas novas, novas direções, e não acredite nas negativas que dizem que algo não pode ser feito ou nas pessoas que temem se levantar, assumir o risco e seguir suas paixões.

Provérbios 29.18 diz: “Onde não há visão, o povo perece”. Se eu não tivesse experimentado e descoberto a capacidade desse processador fotográfico, talvez eu tivesse perecido, deixado de obter uma renda significativa, além da satisfação de saber que aprendera a fazer algo que nem mesmo o fabricante tinha noção que pudesse ser feito. Isso por si só é parte da satisfação de estar engajado na aventura empresarial.

Próxima semana tem mais!
Para Reflexão ou Discussão

1. Você gosta de explorar e experimentar para descobrir novas coisas acerca de uma máquina, um processo ou mesmo uma filosofia de negócios?
2. Você está aberto a pessoas que apresentam perspectivas ou abordagens diferentes para os problemas? Se alguém chegar a você propondo uma maneira revolucionária para se fazer algo, você estaria disposto a levar isso seriamente em consideração?
3. Que você acha da afirmação do autor de que ele não tinha obrigação de informar ao fabricante que sua máquina fazia mais do que ele imaginava?
4. Qual a importância de “visão” para o sucesso de um empreendimento ou para a realização de uma vocação pessoal ou profissional?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos: Gênesis 1.1, 26-27; Provérbios 20.24; 24.5; Jeremias 33.3; Mateus 7.7; Efésios 3.20.


Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramática. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de 'Câmaras de Alto desempenho', livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.

MANÁ DA SEGUNDA
® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando 'Business' e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2012 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail






Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.