Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



... Não tem de fazer tudo

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br   ww.facebook.com/CBMCBRASIL           

29 de abril de 2013

Quinze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Você Não Tem de Fazer Tudo  Por Rick Foster

 

Tratores por todo o meio-oeste americano e em áreas agrícolas em todo o mundo estão rugindo, iniciando sua peregrinação anual pelos campos, semeando milho, trigo, soja, algodão e outras sementes. Dependendo do clima, sistemas de irrigação irão regar os campos semeados.

    O que o fazendeiro faz em seguida? A não ser pela aplicação de fertilizante ou inseticida, seu trabalho é simplesmente olhar e esperar! É preciso que algo ocorra, algo que está além da habilidade dele de controlar ou dirigir. A semente precisa germinar e começar a se desenvolver. O fazendeiro, por mais que queira, não pode forçar o crescimento.

   O apóstolo Paulo referiu-se a essa realidade em termos espirituais ao declarar:'eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer' 1Coríntios 3.6 

    Para aqueles entre nós que vivem em economias predominantemente voltadas para serviço, onde temos de fazer acontecer, ninguém pensa seriamente em olhar e esperar. O mercado aclama quem obtém resultados. Estamos tão longe da economia agrícola de nossos antepassados, que embora possamos concordar com a lógica de Paulo, o impacto de suas palavras parece irremediavelmente ultrapassado. 

      Enquanto corremos freneticamente de um lado para o outro, no meio profissional e empresarial moderno, nas nossas buscas pessoais ou procurando servir a outros, talvez seja o momento para que alguma verdade bíblica fundamental venha trazer sanidade e senso de humildade para nossa perspectiva sobre o que podemos e o que não podemos fazer. Os comentários de Paulo nessa passagem alargam esse entendimento: 

1-  Deus não precisa de nós:“De modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa” (1Coríntios 3.7). 

2-Deus, porém, escolhe nos usar e tem prazer em fazê-lo: “Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos...” (1Coríntios 3.5).

3-  Deus concede oportunidades para que sirvamos a Ele e a outros, participando de Seus divinos propósitos. “...Conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um” (1Coríntios 3.5).

      Frequentemente por causa de nossa insegurança ou orgulho, queremos levar o crédito, receber o reconhecimento: “Eu fiz isso!”  Contudo, é vital permitirmos que essas verdades penetrem profundamente em nós, para poder-mos abandonar essa necessidade ou sentir que estamos no controle. Ao invés disso, aceitar humildemente o papel que nos foi dado e, com simplicidade, contribuir com o que Deus está fazendo no mundo que nos cerca. 

    Havia um comercial de TV, no campeonato nacional de futebol, no qual um garoto corria pela casa fantasiado de Darth Vader, tentando usar “a força”. Apesar de todo seu esforço e determinação, nada acontecia com a secadora, o cachorro ou a boneca. Então, ele levantava os braços para o carro do pai na entrada da garagem. As luzes piscavam e o motor dava partida, para espanto do garoto e diversão do pai que estava observando da cozinha, e dava partida por controle remoto.  Nesse comercial o pai interveio. De maneira muito mais elevada e profunda, nosso Pai celestial está íntima e complexamente envolvido em fazer com que as coisas aconteçam. A Bíblia torna isso claro. Jesus disse a Seus seguidores: Sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma” (João 15.5).

 

Mais tarde, Paulo declarou: “Tudo posso Naquele (Cristo) que me fortalece” (Filipenses 4.13). 

 

Próxima semana tem mais!


Texto adaptado de 'The Challenge' (O Desafio), escrito e publicado por Robert D. e Rick Foster. Autorização para reprodução desde que com os devidos créditos é concedido e estimulado. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes.sergio@gmail.com  /  MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês./   Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1.    A analogia agrícola usada lhe trouxe algum ensinamento? Parece-lhe um exemplo relevante para o ambiente de trabalho do século XXI? 

2.    Há ocasiões no trabalho em que você sente como se tudo dependesse de você, e que se você não agir, nada será feito?

3.    Por que, em sua opinião, é tão difícil para as pessoas admitirem que não podem fazer tudo, que o resultado não repousa unicamente sobre seus ombros?

4.    É fácil para você render-se ao controle de Deus, descansar na segurança de que, se fez o que podia, Ele fará o resto? Você pensa nisso no seu trabalho?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos:  Isaías 41.10; 2Coríntios 12.9-10; Filipenses 4.19. 








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.