Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



... Enfrentando o inesperado

Enfrentando o inesperado  tem mais sentido  para nós, brasileiros,
                                                               não familiarizados com  basebol americano

Mana da Segunda - Lidando Com a Bola em Curva

MANÁ DA SEGUNDA   www.cbmc.org.br

                                                                      www.facebook.com/CBMCBRASIL

27 de maio de 2013

Quinze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Lidando Com a Bola em Curva

Por Robert J. Tamasy

 

Antes dos anos 50, basebol era um esporte quase que exclusivamente americano. Frequentemente se referiam a ele como “passatempo nacional”. Depois da Segunda Guerra Mundial tornou-se um “esporte exportado”. Soldados americanos introduziram-no nos países da Ásia e se estendeu para América Latina e partes da Europa. 

     Há um aspecto ímpar neste jogo, um obstáculo que tem impedido muitos jogadores de se destacar: a temida e surpreendente bola em curva. Batedores incapazes de dominar e rebater bolas em curva, deixam de galgar altas posições como profissional ou, se chegam a alcança-las, desaparecem rapidamente do cenário.

     Um amigo que jogou basebol me explicou a bola em curva: “A bola faz uma curva pouco antes de atingir a área onde está o rebatedor (home plate). Na maioriadas vezes, os olhos do rebatedor estão focados onde ele pensa que vai atingir a bola e não na própria bola. Resultado: ao invés de atingir a bola no ponto em que pretende,  ele não atinge nada.' 

    Às vezes, a vida, e o mercado de trabalho, podem arremessar contra nós “bolas em curva”, acontecimentos inesperados que viram nossos planos de cabeça para baixo. Cliente importante que decide fazer negócio com outro. Promoção tida como certa que é dada para outro. Mudança drástica na economia que faz as vendas despencarem, deixando a empresa debatendo-se para sobreviver. Chefe decide fazer alterações em um projeto no qual investimos horas e energia ao longo de semanas.

       Fatos similares podem acontecer com nossa vida pessoal. Você recebe um telefonema sobre crise familiar que acabou de irromper. Um aparelho caro ou seu automóvel quebram, bagunçando seu orçamento. Alguém próximo recebe um diagnóstico grave. 

   A pergunta é: “Como lidar com essa ‘bola em curva’?” Se nosso primeiro impulso é entrar em pânico ou nos esconder até que a crise passe, como reagir de maneira produtiva? A Bíblia oferece princípios de como lidar com as bolas em curva que a vida lança contra nós:

 

1 Se você não estiver preparado, há Alguém que está! Não podemos saber os problemas que nos espreitam ao virar a próxima esquina, ou que enfrentaremos amanhã, mas Deus sabe. “Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar danos, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29.11). 

 

2 Não enfrente o inesperado sozinho. Deus promete que ao enfrentar incertezas ou calamidades iminentes, não precisamos reagir com medo: Ele vai atravessá-las conosco! “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a Minha mão direita vitoriosa” (Isaías 41.10). 

 

3 Mudanças podem ser benção e não maldição. Quando planos bem concebidos deixam de funcionar como esperamos, ficamos frustrados, irados ou desesperados. Geralmente, porém, planos alterados ou mudança total de direção podem ser exatamente o que precisávamos. “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos” (Provérbios 16.9). 

 

Próxima semana tem mais!    


Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.É autor do blog www.bobtamasy.blogspot.com .Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

 

1.    Você já jogou basebol e enfrentou a temível e surpreendente bola em curva ou vivenciou isso em outro esporte? Como foi isso?

2.    Já enfrentou “bolas em curva” na sua vida diária ou no trabalho? Você está enfrentando algo assim no momento?

3.    Quando ocorrem coisas inesperadas como você reage?

4.    Conforta saber que Deus quer estar ativamente envolvido com você no trato de mudanças súbitas ou circunstâncias adversas?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 3.5-6; 16.3-4; Isaías 26.3; Mateus 6.25-34; 28.20; 11.28-30; I João 4.18








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.