Cada Dia, o Ano Todo!
Agosto
D S T Q Q S S
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 04 Ser Pai ! oc
08 07 Elo entre gerações oc he
03 Pais de filhos crescidos he
Dentro.Fora da IGREJA oc
08 03 * COMEMORAÇÕES oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
 



...Restaurando memórias %

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

http://www.facebook.com/#!/groups/cbmcbrasil/                                https://soundcloud.com/cbmcbrasil

12 de agosto de 2013

Quinze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Restaurando Memórias Apagadas

Por Jim Mathis

Quando a fotografia colorida começou a tomar o lugar da em preto e branco nos anos 50 e 60, especialistas sabiam de um segredo que poucos conheciam: ao contrário da foto em preto e branco, o filme e o papel para foto colorida não era permanente (esta foi uma das razões por que meu negócio se dedicou exclusivamente às fotos em preto e branco durante muitos anos). Hoje, 50 anos depois, temos milhões de fotografias desbotadas, com cores apagadas.

Tenho visto até fotos impressas há menos de 20 anos com cores desvanecidas. Mas, felizmente, pesquisas têm-nos capacitado a salvar e restaurar tais fotos. No processo de restauração, podemos imprimir em papel livre de ácido e tintas, com base em pigmentos permanentes que durarão centenas de anos.

Ao restaurar fotografias antigas e desbotadas, estou na verdade envolvido com a preservação de memórias. É muito mais que impedir que imagens desapareçam. Essa ênfase na preservação de memórias não se limita somente à fotografia: pode ser aplicada também ao mundo empresarial e profissional.

Às vezes uma empresa atinge sucesso mantendo foco sobre uma missão clara, um mercado específico ou um nicho dentro de sua atividade. Com o passar do tempo, porém, expectativas muito altas, ambição, prazos fatais ou mesmo a ganância, fazem que o líder empresarial perca a visão da base do seu sucesso. Na busca por maiores ganhos ou expansão de mercado, a memória de como e porque ele chegou onde está começa a desaparecer.

Isso pode acontecer com pessoas também. Pessoas embarcam na carreira escolhida, cheias de senso de propósito e armadas com ideias nobres. Essa motivação, contudo, pode ser esquecida ou posta de lado, enquanto sobem pela escada corporativa. Ganhos de curto prazo mutilam memórias duradouras.

Tendo isso em mente, é extremamente útil concentrar esforços para proteger valiosas memórias corporativas e profissionais, impedindo que desvaneçam. Por isso, declarações de missão, acompanhadas de reuniões de liderança periódicas, onde podem ser feitas perguntas como, “Por que estamos aqui?”, “O que estamos fazendo?”, ou, “O que realmente é importante para nós?”, são muito valiosas.

A Bíblia também fala da importância de impedir que memórias se apaguem. A nação de Israel era inclinada a permitir que suas memórias desvanecessem em tempos de paz e prosperidade. Eis alguns princípios extraídos das Escrituras sobre a importância de salvar e preservar memórias caras:

Lembre-se das vitórias do passado. Podemos ficar tão obcecados pelo futuro que deixamos de apreciar os triunfos passados e como aconteceram. “Tenham muito cuidado para que vocês nunca se esqueçam das coisas que os seus olhos viram; conservem-nas por toda a vida na memória. Contem-nas a seus filhos e a seus netos” (Deuteronômio 4.9).

Lembre-se da fonte do seu sucesso. Com o passar do tempo, memórias podem se apagar e nos esquecermos da ajuda e dos recursos que recebemos na rota para o atual nível de sucesso. “Tenham o cuidado de não se esquecer do Senhor, o seu Deus, deixando de obedecer aos Seus mandamentos, às Suas ordenanças e aos Seus decretos que hoje lhes ordeno. Não aconteça que, depois de terem comido até ficarem satisfeitos, de terem construído boas casas e nelas morarem... o seu coração fique orgulhoso e vocês se esqueçam do Senhor, o Seu Deus, que os tirou do Egito, da terra da escravidão” (Deuteronômio 8.11-14).

Próxima semana tem mais!


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você tem alguma foto cujas cores se apagaram ao longo dos anos? Qual o sentimento de olhar imagens que não mais estão precisas ou vívidas?

2. Que acha da analogia entre fotos esmaecidas e a importância de se preservar valores pessoais e corporativos?

3. Conhece exemplos de organizações ou de pessoas que perderam de vista os princípios sobre os quais se estabeleceram e alcançaram sucesso?

4. Israel, nos exemplos bíblicos, uma vez alcançadas paz e prosperidade, perdia a reverência e a devoção a Deus. O que você pensa sobre isso?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos: Deuteronômio 8.19-20; 25.17-19; Salmo 103.2; Marcos 8.14-21; 1Coríntios 11.24-25.


Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramática. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de 'Câmaras de Alto desempenho', livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de José Sergio Fortesr.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.