Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



...Investimentos Financeiros %

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                                          http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL   /  https://soundcloud.com/cbmcbrasil

21 de outubro de 2013

Dezesseis anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Lidando Com Investimentos Financeiros  Por Austin Pryor

Quando o assunto é investimento, aprender o que se espera que seja feito é relativamente simples. Como se costuma dizer, 'não é nenhum bicho de sete cabeças'.
  Mas fazer o que se espera que seja feito pode ser surpreendentemente difícil.

A qualidade que separa os grandes profissionais de investimentos financeiros dos demais, leva anos para se desenvolver: autocontrole emocional. Nossas emoções interagem com notícias e eventos do mercado e nos levam a agir exatamente na hora errada. Em se tratando do mercado de ações, por exemplo, todos querem comprar na baixa e vender na alta”, mas emocionalmente é difícil fazer uma ou outra.    Com efeito, a maioria dos investidores faz o contrário.

Quando o mercado atinge altas históricas, ficamos otimistas e relutantes para vender, imaginando ganhos ainda maiores. Quando em baixa, emoções negativas  ditam outra reação, aumentando
 nosso medo e ansiedade. É quando investidores experientes decidem não agir de forma alguma.

Na nossa publicação, 'Sound Mind Investing', não recomendamos comprar e vender nas altas ou baixas do mercado. Mencionamos isso apenas para ressaltar a necessidade de autodisciplina para vencer as emoções, nos tornando eficientes administradores do nosso dinheiro.
Aqui vão algumas sugestões importantes:

1- Seja humilde. Conscientize-se de que “não há nada de novo debaixo do sol” , e que as instruções que Deus forneceu na Bíblia têm sido comprovadamente práticas e efetivas. Há segurança em seguir as diretrizes que Ele providenciou para nossa proteção. Evite ter mais confiança em si próprio do que Nele.

2- Seja escrupuloso. Veja a si mesmo como Cuidador dos recursos que Deus lhe deu. Reconheça que assumir riscos desnecessários ameaça Suas riquezas. Como seguidores de Cristo, investir financeiramente não é para nós somente: nos esforçamos para aumentar nossos bens com responsabilidade, para que possamos dar com mais generosidade.

3- Esteja preparado. Desenvolva por escrito um plano para esboçar sua estratégia de investimentos, que reflita seus objetivos pessoais e nível de risco desejado. Entenda como as partes do seu portfólio se encaixam e o papel que cada uma tem. Deixe, então, que a compra e a venda sejam ditadas somente pelo seu planejamento. Tenha iniciativa e não apenas reação.

4- Esteja satisfeito. Preocupação com grandes lucros pode ser perigosa, como afirma 1Timóteo 6.9-10: “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. Seja razoável em suas ambições financeiras. Muito dinheiro se perde devido à ganância, mais que qualquer outro fator.

5- Diversifique. Assegure-se em seu planejamento de repartir: “O que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra” (Eclesiastes 11:2). Concentrar a aplicação em uma ou duas modalidades pode proporcionar lucros mais elevados, mas também podem ocorrer perdas consideráveis. Ao evitar concentrar os investimentos, nenhuma perda será tão devastadora.

6- Seja paciente. Aceite a sugestão de Jesus na “parábola dos talentos” (Mateus 25.14-30), quando o Mestre se ausenta por “um longo tempo”: adote estratégia de longo prazo, com ênfase em enriquecer devagar. Isto lhe permitirá lidar com os ciclos de sobe e desce do mercado. Tempo é inimigo do especulador, mas amigo do investidor.

7- Preste contas. Mostre seus planos para seu cônjuge e para um amigo de confiança. Reveja-os a cada quatro meses com eles, para mostrar que você o está seguindo fielmente. A tentação de adotar outros passos fora dessa estratégia será equilibrada pela consciência que eles lhe pedirão contas de 'suas ações'.

A adoção destes passos lhe assegurará honrar a Deus e Suas prioridades, ao buscar equilíbrio entre riscos e recompensas, como Deus afirma'Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; Eu o aconselharei e cuidarei de você' Sl 32.8 

 Próxima semana tem mais!


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você acha que, em termos de investimentos financeiros, aprender o que fazer é relativamente fácil, mas fazer o que se deve é bastante difícil?

2. Em sua opinião, seja por experiência própria ou por observação, como as emoções afetam as decisões financeiras?

3. Que você pensa da sugestão de consultar Deus e os princípios dados na Bíblia como orientação para a administração financeira pessoal e corporativa?

4. Que achou das recomendações apresentadas? Pretende adotar alguma?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 13.11; 15.16; 23.4-5; 28.20; 30.8-9; Mateus 6.19-21; 25-34.

Texto de Austin Prior, editor e diretor da revista mensal 'Sound Mind Investing', especializada na diversificação de investimentos segundo princípios bíblicos. Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.









Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.