Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
09.06 Pentecostes oc
Esp Sto: não entristecer (4) oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
EspSto no VT (1 )
Esp Sto no NT (2)
Esp Sto: ordens ( 3 )
 



Enfatize suas crenças %

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                                   www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL    https://soundcloud.com/cbmcbrasil

3 de março de 2014

Dezesseis anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Enfatize Suas Crenças e Valores  Por Rick Boxx

 

Um amigo, a quem chamarei de Tim, cometeu um erro ao conduzir o processo de admissão de um executivo para uma posição importante. Depois que a contratação provou ser um fracasso, Tim admitiu que fora superficial na comunicação adequada da missão e dos valores da empresa no processo de seleçãoSeis meses depois se tornou evidente que esse executivo, apesar de suas credenciais impressionantes, não se encaixava na cultura da empresa. Ao se demitir ele disse a Tim: “Você mencionou os princípios de fé na entrevista, mas não levei aquilo muito a sério. Se tivesse tido melhor compreensão, eu lhe teria dito que não daria certo”. 

   Tim presumiu que o entrevistado compreenderia os valores baseados na fé que serviam de fundamento para as ações da empresa ou ao perceber que ele tinha a  experiência e expertise que a empresa precisava, optou por não enfatizá-los.

   Muitas empresas acham prudente expressar e reforçar seus princípios nas declarações de missão e valores. Servem como lembrete do que a organização defende e o que é sua prioridade. Na seleção, especialmente para posições importantes, seria útil apresentar essas declarações por escrito e revê-las resumidamente. Estabelecem o que os dirigentes da empresa acreditam e a filosofia que avalizam, dando ao candidato a oportunidade de avaliar se são os valores que ele apoia.  

   Isto não quer dizer que os possíveis colaboradores tenham que se alinhar espiritualmente com os donos da empresa, como acontece numa empresa familiar. Em muitos casos, a lei proíbe discriminação religiosa. Entretanto, se o candidato ao emprego não pode abraçar valores como integridade, equidade, qualidade, honestidade e excelência, é melhor que isto fique determinado antes da contratação.

   Jesus Cristo se referiu a isso quando disse: Por acaso alguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto ou de uma cama? Claro que não! Para iluminar bem, ela deve ser colocada no lugar próprio. Pois tudo o que está escondido será descoberto, e tudo o que está em segredo será conhecido” (Marcos 4.21-22).   

   Ao descrever crenças e valores em termos de luz, Jesus ainda disse: Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. ...Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu” (Mateus 5.14,16). 

   Uma equipe corporativa eficiente e harmoniosa reúne pessoas com diferentes talentos e habilidades que se completam, mas que também professam os mesmos valores e compartilham uma missão em comum. Se você espera que seu quadro de pessoal espelhe os valores da empresa e os representem de forma adequada aos clientes e fornecedores, seria sábio enfatizá-los claramente no processo de contratação.

   Não há melhor hora para estabelecer e imprimir valores nos membros de uma organização do que no início.          Próxima semana tem mais!


Questões Para Reflexão ou Discussão  

1.    Como você resume os valores e crenças da empresa em que você trabalha? Como eles foram inicialmente comunicados a você?

2.    Você já observou alguma situação em que uma pessoa tenha sido admitida na empresa, mas sem concordar com seus valores?

3.    Por que você acha que valores, princípios e crenças que permeiam uma empresa são importantes? É possível que alguém que não concorde com eles possa exercer suas funções com eficiência e contribua para o sucesso da empresa?

4.    Jesus descreveu Seus seguidores como luz. Você acha que a comparação apropriada, especialmente no ambiente de trabalho?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 4.18-19; 10.9; 12.15; 20.18,25; 22.1; 24.5-6; 27.17; 29.18. 


Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.