Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



Erros do Líder 4 %

Primeiro  erro       Autoritarismo _ ‘Quem manda sou eu, obedeçam-me ! ”

Segundo erro       Valorizar o trabalho, não as pessoas

Terceiro erro        Falta de incentivo:( elogios adequados aos diversos tipos de pessoas )

 

 

Resumo parte 4

           Erro fatal  _ deixar as pessoas “de fora
  Ex do fundador da IBM_ numa reunião em que se debatia como resolver muitos  problemas,     ele jogou  pelos  ares 8 ou 10 pilhas de papel e disse :

            _ “Só há um problema “Não se está dando atenção suficiente ao cliente! 

                J  o ‘cliente’ das igrejas são as ‘ovelhas’ do Senhor   ou

                        - pecadores alcançados com a salvação para se tornarem ‘ovelhas’ do Senhor  

                            -  fora desse objetivo a igreja perdeu sua razão de ser e virou  ‘clube’ evangélico 

 Não importa o estilo de liderança,  importa que se dê a devida atenção às pessoas

                                                   (sejam as de equipe ou às pessoas–alvo  do trabalho.)

O verdadeiro valor de um trabalho  verifica-se  no efeito –positivo ou negativo-  sobre as pessoas.

 

Terceiro erro _ Falta de incentivo:  Incentivos são motivadores MAIS do que o dinheiro. 
                                                            # cristãos são “avarentos” quanto a elogios

*Pensam que elogiar vai desenvolver o orgulho e que_ como as pessoas   trabalham para o Senhor,

deverão receber dEle o elogio. Jesus deu exemplo de elogio: Bem está servo bom e fiel 

     Na realidade, devem ser  palavras de reconhecimento e de avaliação da qualidade do serviço prestado, não bajulação interesseira.  Palavras costumam  fazer toda a diferença_

                                         a) Incentivo _  muitas vezes,  único motivo para se continuar

                                         b) Arrazadoras  _ muitas vezes, o único motivo das desistências

 

·         Para diferentes tipos de pessoas, diferentes  tipos de elogios

Obs _ Elogio não quer dizer bajulação manipuladora.  Elogiar é reconhecer o que é elogiável

 *Muitas vezes pode ser que _ o resultado não esteja sendo o melhor, porém

                                           _ a pessoa está fazendo o melhor que pode,  naquelas circunstâncias

Identifique os diferentes tipos em sua área de influência:          

 1-o Desesperado, sobrenome = Felpudo e Quentinho.
                           São carentes de muito elogio especialmente em nova fase de vida
2- os Inseguros  – precisam de elogios para se sentirem seguros da aceitação da liderança         
3- os Rejeitados _ precisam de elogios para  sentirem  que são aceitos

4- os  Normais   _ mesmo sem grandes problemas existenciais,atualmente,as pessoasprecisam de maior dose de elogio do que os mais velhos, sobreviventes da guerra ou da Depressão econômica.

5- os Piloto automático:não precisam de elogios; são auto - motivados para o trabalho, aliás,     Olham com desconfiança para os elogios; pensam: _ O que querem de mim?

   6- os Céticos;  ( quem sabe, os Escaldados )  Com estes é preciso cultivar a amabilidade

            J 1 Ts 5.14  mostra diferentes ações   para  diferentes 
Elogio  feito automaticamente, por tudo ou por nada, é   bajular.

          Elogiar requer estar atento para reconhecer o que é digno de elogio _ e fazê-lo. É bom lembrar: _ o falecido nunca lê sua própria lápide.Em geral, ao morrer, a pessoa fica_  “Tão boa...”

           O autor explica que, por viajar muito,  costuma “encher a xícara” de afeto dos filhos tendo  

           momentos especiais de muitos abraços e beijos antes de sair. Assim, é preciso “encher a xícara” de reconhecimento aos liderados,  senão ficam “secos” pelo calor de seu próprio trabalho

 

 Prioridade do líder cristão: Preparar o povo de Deus para o serviço cristão

                                                               cf o modelo da Palavra

            1-  Ouvir  _  pronto a ouvir, tardio para falar, para se irar    Tg 1.19

            2- Empatia _ sentir como o outro sente    Chorar com os que choram... Rm 12.15

            3- Confortar _ com as mesmas consolações com que   foi consolado por Deus   2 Co 1.3-4

            4- Suportar  = dar suporte, ajudar a levar o fardo   Gl 6.2

            5- Incentivar _ 1 Ts 5.11

 

Quarto erro _ acabar com os  não-Conformistas

                             (Não se conformam com o  institucionalismo  enfadonho)

 As organizações têm a tendência  de se “congelar”, isto é,   ficar  rígida  em  certos  formatos

  • os Não-conformistas  servem de alerta para evitar que isso aconteça,  mas... afrontam os líderes despóticos: possuem capacidade  de ver,  pensar  e  confrontar 
                  J       UM GRANDE PERIGO AO DESPOTISMO !  
    Até o próximo artigo ...







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.