Cada Dia, o Ano Todo!
Agosto
D S T Q Q S S
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
08 04 Ser Pai ! oc
07 09 Dever de consci~ oc
08 07 Elo entre gerações oc he
03 Pais de filhos crescidos he
03 20 Início do out 21.03 oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
08 03 * COMEMORAÇÕES oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
08 01 sobre o SELO ...oc
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA oc
 



Desafio do contentamento %

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                      www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL    https://soundcloud.com/cbmcbrasil

25 de agosto de 2014

Dezesseis anos servindo às comunidades empresarial e profissional


O Desafio do Contentamento  Por Jim Mathis

 

Tenho lutado com o conceito de contentamento há algum tempo. Parece uma virtude passageira. Por uns poucos momentos nos sentimos contentes, e então, algo acontece e o descontentamento começa a insinuar-se. Em outras ocasiões, o descontentamento é algo bom, motivador, positivo. Se você se sente preso a um trabalho que não oferece esperanças de carreira ou maiores desafios, sentir-se descontente pode estimulá-lo a mudanças.

 

O estudante que está contente com notas medíocres precisa que alguém lhe ateie fogo. Se uma pessoa com 30 anos ainda vive no porão da casa dos pais e está contente jogando vídeo game o dia inteiro, certamente está com problemas. Em qualquer cenário, o descontentamento pode ser benéfico. Entretanto, se você tem 60 anos e não está contente, está prestes a se tornar um velho resmungão ou uma velha rabugenta, tendo que enfrentar uma vida de arrependimentos. A pergunta é: Como encontrar contentamento?

 

Em nossa cultura contentamento está associado a apatia ou preguiça; pode ser, em certo sentido. Mas muitos descobriram que o verdadeiro contentamento é o segredo para felicidade. Quando atingi a maioridade na década de 60, havia muita discussão sobre “encontrar-se a si mesmo”, baseada na ideia que fomos criados para um propósito específico. Creio que isso é verdade. E o quanto antes descobrirmos nosso propósito, melhor.

 

Contentamento está relacionado a idade. Uma pessoa de mais idade, madura, deveria estar contente. Uma mais jovem provavelmente não deveria se sentir contente, a menos que já tenha encontrado seu propósito na vida e sua vocação. 

 

Levei anos até me dar conta que sou artista. É não me encaixo no estereótipo que tenho de artista. Sou bom em matemática e ciências, não sou excêntrico nem cheio de maneirismos. Pelo menos, não acho que seja. Depois de ter ultrapassado meus preconceitos e tomado consciência que sou de fato artista, e que isto é parte do que sou como pessoa, comecei a fazer o que os artistas fazem – arte. Isso se deu através da fotografia e da música, parte como homem de negócios e parte pelo prazer proporcionado por essas atividades.   

 

Seja qual for a maneira pela qual fomos exclusivamente designados executivo, administrador, vendedor, equipe de apoio, contador, advogado, médico, professor ou outra vocação esforçar-se para ter contentamento é essencial

 

O apóstolo Paulo declarou isto claramente: “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito ou passando necessidade” (Filipenses 4.12). Ele estava falando de algo além do trabalho, de descobrir contentamento em qualquer aspecto da vida.

 

Seja no trabalho ou em nossas buscas pessoais, sem contentamento, felicidade e alegria sempre estarão além do nosso alcance.

 

Próxima semana tem mais!


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1.    O que contentamento significa para você? Você já o experimentou e o está experimentando neste momento?

2.    Você pode pensar em situações em que sentir-se descontente foi algo útil e benéfico para você?

3.    Sentimentos de descontentamento já foram problema para você ou alguém próximo?

4.    O que você acha que Paulo quis dizer ao declarar: “Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação”. Você acha essa atitude realista, especialmente no nosso mundo sempre em transformação?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 14.30; 27.20; 1Coríntios 4.10-14; 2Coríntios 11.9,23-30;  12.7-10. 


Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramática. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de 'Câmaras de Alto desempenho', livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de José Sergio Fortesr.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2019 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.