Cada Dia, o Ano Todo!
Dezembro
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
12.01 frisson de Natal
11. 15 Antecipe o Natal nov dks
..Natal, na cozinha? dks
07 09 Dever de consci~ oc
* 11.23 Oc...*GRATIDÃO (maná)
11.24 *Dia de Graças. lei oc
05 07 Faça um cartão oc
12 01...* PRÁTICAS dks
03 20 Início do out 21.03 oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
11.26 ...*Em tudo...? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
11.09 DESACELERA oc
Dia da Bíblia 2o domingo oc
é FERIADO oc
Doando-se no Natal oc
Como chegou a nós
 



O poder do nós %

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br          
                                                           http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL
  https://soundcloud.com/cbmcbrasil

20 de outubro de 2014 - 16 anos servindo às comunidades empresarial e profissional 


O Poder do 'Nós'  Por Robert J. Tamasy

Recentemente um amigo chamou minha atenção para um comentário que alguém fez na mídia social. Essa afirmação parece sintetizar o pensamento de muitas pessoas no mundo empresarial e profissional: “Estou trabalhando sozinho, por mim e para mim mesmo.”  
       Poucas simples palavras, mas que revelam uma disposição mental muito comum onde quer que estejamos. Na verdade, elas podem ser reduzidas a uma declaração ainda mais concisa e familiar: “Tudo gira em torno de mim mesmo.”  Todos nós já ouvimos sentimentos como esse expressos de muitas outras maneiras. Mas, e se mudássemos ligeiramente esta frase para ver que diferença pode fazer: “Tudo gira em torno de NÓS”? 
    
Anos atrás, quando ainda era um jornalista inexperiente, aceitei um trabalho como editor assistente de um jornal de subúrbio. Durante meu tempo ali aprendi inúmeros princípios importantes, mas talvez nenhum tenha sido mais significativo do que aquele que eu chamo de “o poder do ‘nós’”. Um editor sênior estava me treinando para assumir posição de maior responsabilidade, portanto, eu observava atentamente a forma como ele abordava seu trabalho e interagia com a equipe de repórteres. Quando atribuía uma tarefa, ou discutia como um artigo deveria ser escrito ou revisado, ele sempre dizia coisas como, “Por que nós não fazemos assim ou assim...?”; ou então, “Como nós podemos alterar este parágrafo inicial?”  Ao invés do incisivo “você”, ele sempre usava “nós” para sublinhar a realidade de que estávamos trabalhando juntos, como equipe. 
   
Isso foi muito útil de diversas maneiras. Os membros da equipe sempre sentiram o apoio do editor sênior. Mesmo quando surgiam problemas, eles não se sentiam sós“. O 'nós estamos nisto juntos” , era a atitude prevalecente. Também eles eram lembrados que muito mais é realizado no trabalho conjunto que isoladamente. Este princípio é repetidamente enfatizado na Bíblia:
  
Temos papéis importantes. Ás vezes é difícil sentir o caráter “nós” do trabalho, quando os papéis desempenhados pelos outros parecem mais valorizados. Entretanto, quer nosso trabalho seja ou não visível, quer recebamos o aplauso público ou não, nossa contribuição é valiosa para a realização do objetivo como um todo. “O corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo. Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo” (I Coríntios 12.12-17). 
  
Realizamos mais trabalhando juntos. Você já percebeu que uma tarefa que aparentemente é insuperável se torna mais fácil quando alguém se junta a você para ajudá-lo a concluí-la? “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas” (Eclesiastes 4.9). 
 
Confrontando a oposição juntos. Quando as ruínas de Jerusalém estavam sendo reconstruídas milhares de anos atrás, os construtores compreenderam o princípio do “nós”, compartilhando tanto o trabalho quanto o desafio de rechaçar aqueles que se opunham à empreitada.  “Quando os nossos inimigos descobriam que sabíamos de tudo e que Deus tinha frustrado a sua trama, todos nós voltamos para o muro, cada um para o seu trabalho... Dessa maneira prosseguimos o trabalho com metade dos  homens 
 empunhando espadas desde o raiar da alvorada até o cair da tarde”
(Neemias 4.15-21)
    Faça uma experiência no seu ambiente de trabalho nesta semana.
    Ao invés de se concentrar no “eu”, foque no “nós” e veja o que acontece. 
Próxima semana tem mais! 


Texto de autoria de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da organização Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é coautor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes.sergio@gmail.com)


Sugestões Para Reflexão ou Discussão

1.    Como você reage à declaração de que, “Estou trabalhando sozinho, por mim e para mim mesmo”?

2.    A afirmação de que “Tudo gira em torno de mim mesmo” é comum na sociedade atual. Quais os problemas que podem surgir desse tipo de pensamento?

3.    Você já viu o poder do “nós” sendo validada em seu ambiente de trabalho? Conhece alguém – talvez você mesmo – que adota essa abordagem?

4.    Que mudanças ocorreriam no ambiente de trabalho se mais pessoas adotassem a filosofia do “nós” em lugar da atitude do “eu”?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 27.17; Eclesiastes 4.10-12; Marcos 6.7; Atos 6.1-6; 2Timóteo 2.2


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2014 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.

 

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para cbmcbr@gamil.com escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.

 

 

 








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2019 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.