http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL https://soundcloud.com/cbmcbrasil
8 de dezembro de 2014
Dezessete anos servindo às comunidades empresarial e profissional
Fixando Expectativas da Equipe Por Robert Tamasy
Um papel importante do líder, geralmente negligenciado, é administrar as expectativas da equipe. Envolve expectativas pessoais como desempenho, produtividade e estabelecimento de metas. Mas também pode se referir a expectativas da organização, que vai de vendas a lucratividade, passando por missão e valores corporativos. Transmitir expectativas exige habilidade para comunicar não apenas o que é esperado da equipe, mas também porque foram estabelecidas e de que forma serão atendidas. Geralmente é mais fácil de dizer do que fazer, porque exige que a equipe “compre” a ideia, ou seja, aceite e se comprometa a se esforçar para satisfazer tais expectativas. Só porque o líder acha que certas expectativas são boas e vale a pena persegui-las não garante que a equipe vá concordar com ele.
Quando Neemias ouviu que os muros de Jerusalém estavam em grande ruína, inspecionou os danos e reuniu a equipe para reconstrução. Suas expectativas eram claras: “Então eu lhes disse: Vejam a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir os muros de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante” (Neemias 2.17).
Jesus Cristo provou ser o maior formador de equipes de todos os tempos e estabeleceu expectativas claras e irresistíveis: “Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e seu irmão André lançando redes ao mar, pois eram pescadores. E disse Jesus: ‘Sigam-Me, e Eu os farei pescadores de homens’. No mesmo instante eles deixaram as suas redes e O seguiram. Indo um pouco mais adiante, viu num barco Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, preparando as suas redes. Logo os chamou, e eles O seguiram, deixando o seu pai, Zebedeu, com os empregados no barco” (Marcos 1.16-20).
Tal reação, dados os fortes laços que aqueles homens tinham, indica que eles sentiram que aquela era uma causa a que queriam se juntar. E Jesus não dourou a pílula, tornando as expectativas irreais. Ele foi direto ao dizer-lhes: “Eu lhes disse essas coisas para que em Mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16.33).
Mesmo Suas palavras de despedida foram cheias de expectativa para inspirar Seus seguidores: 'Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que Eu lhes ordenei. E Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28.19-20). Não havia ambiguidade naquilo que Ele esperava que Seus discípulos fizessem.
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Como líder, como você lida com as expectativas de sua equipe?
2. As expectativas com as quais você trabalha orientam o trabalho que você e sua equipe desempenham e a forma como o fazem?
3. O que pode acontecer a uma equipe quando as expectativas são obscuras, irreais ou não são prontamente aceitas?
4. Você concorda que Jesus é um bom exemplo de líder que fixou e administrou expectativas de Sua equipe? Como você avalia Seus resultados?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 16.23; 20.15; 22.11; 29.18; João 6.66; 15.4-8; Filipenses 4.8-9; 2Timóteo 2.2.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Connecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.
Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.