Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



Lidando com a equipe %

MANÁ DA SEGUNDA    www.cbmc.org.br

                                                        www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL      https://soundcloud.com/cbmcbrasil

5 de janeiro de 2015

Dezessete anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Atribuindo Responsabilidades  Por Rick Boxx

 

Quando tenho um projeto que requer apenas minha perícia, descubro que é fácil manter o foco para produzir um resultado excelente. Se o projeto exige o trabalho de toda uma equipe, porém, torna-se mais complexo atingir a excelência.

Uma equipe normalmente é composta de várias pessoas, com diferentes perspectivas, experiências e ideias sobre como algo deve ser abordado e concluído. Para tornar tudo ainda mais complicado, líderes de equipes, inclusive eu mesmo, geralmente se esquecem do passo simples que é atribuir responsabilidades para atingir o resultado desejado.

Duas afirmações comumente usadas e que se aplicam aqui me veem à mente. Uma diz, “O todo é maior do que a soma das partes.”  Em outras palavras, pessoas com uma variedade de talentos, dons e habilidades podem realizar mais coletivamente do que se fossem operar independentemente uns dos outros. Assim, é importante delegar tarefas e atribuições de acordo com as respectivas forças e capacitações dos membros da equipe.

A segunda afirmação é: “Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós juntos.”  Ás vezes, líderes se sentem tentados a controlar todo o planejamento e tomadas de decisão, confiantes de que sabem o que é melhor. Mas um resultado melhor que aquele previsto pelo líder pode ser alcançado ao se confiar na inteligência coletiva da equipe. 

 Este princípio de atribuir responsabilidades a diferentes membros da equipe de acordo com suas habilidades aparece repetidas vezes na Bíblia. Por exemplo, depois de sua fuga do Egito, os líderes da nação de Israel foram confrontados com a difícil tarefa de governar o povo. Moisés era o líder, mas ele não poderia tomar todas as decisões sozinho.   

 O sogro dele Jetro, foi quem reconheceu a necessidade de compartilhar o fardo de resolver as disputas legais, dizendo a Moisés: “O que você está fazendo não é bom. Você e o seu povo ficarão esgotados, pois essa tarefa lhe é pesada demais. Você não pode executá-la sozinho” (Êxodo 18.17-18). Jetro prosseguiu recomendando como Moisés poderia delegar de forma apropriada as responsabilidades judiciais, reservando apenas os casos mais difíceis para si. 

   Mais tarde, Deus estabeleceu os procedimentos para os cuidados com o centro de adoração dos israelitas, dividindo os deveres entre os homens que tinham sido formalmente designados como sacerdotes. Números 18.1 afirma: “O Senhor disse a Arão: Você, os seus filhos e a família de seu pai serão responsáveis pelas ofensas contra o santuário”.  Arão era um líder bastante capaz, mas para que o trabalho fosse realizado de modo apropriado era necessário que fosse dividido com outras pessoas.

  Líderes podem se sentir inclinados a tentar fazer sozinhos todo o trabalho. Afinal de contas, eles sabem exatamente o que querem ver alcançado, e de que forma gosta-riam que fosse realizado. Porém, uma das muitas vantagens do trabalho em equipe é ter indivíduos que podem contribuir com o esforço geral, e compartilhar o fardo, evitando que ele se torne pesado demais para uma só pessoa. 

Como declara Eclesiastes 4.8-12, “Havia um homem totalmente solitário...Trabalhava sem parar!...É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas... Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” 

    Se você deseja que sua equipe alcance a excelência, assegure-se de
1- dividir especificamente as responsabilidades, e
2- depois fazer que todos prestem contas pela conclusão do trabalho. 

 

Próxima semana tem mais!     Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. Alguns líderes preferem distribuir todas as responsabilidades. Outros gostam de delegar, atribuindo tarefas, mas insistindo em serem informados dos progressos e problemas. Outros ainda preferem controlar todo o trabalho. Qual deles é você?

2. No seu ambiente de trabalho, em sua opinião, as responsabilidades e a autoridade são distribuídos de forma apropriada?

3. Quais você acha serem os maiores problemas associados com o trabalhar em um projeto em equipe?

4. Como você acha que seria melhor lidar com um líder que deixa de atribuir responsabilidades de maneira justa, equilibrada e efetiva?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 14.1; 15.21; 19.8: 27.17; Romanos 12.4-8; 1Coríntios 3.6-9; 12,12-31.   



MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.