Cada Dia, o Ano Todo!
Dezembro
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
12.01 frisson de Natal
11. 15 Antecipe o Natal nov dks
..Natal, na cozinha? dks
07 09 Dever de consci~ oc
* 11.23 Oc...*GRATIDÃO (maná)
11.24 *Dia de Graças. lei oc
05 07 Faça um cartão oc
12 01...* PRÁTICAS dks
03 20 Início do out 21.03 oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
11.26 ...*Em tudo...? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
11.09 DESACELERA oc
Dia da Bíblia 2o domingo oc
é FERIADO oc
Doando-se no Natal oc
Como chegou a nós
 



Oportuna e Proveitosa 6.7 %

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                              www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL     https://soundcloud.com/cbmcbrasil

6 de julho de 2015

Dezessete anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Crítica Oportuna e Proveitosa 

Por Rick Boxx

 

Já pensou sobre a importância da crítica construtiva ou da repreensão oportuna? Anos atrás uma gráfica que utilizávamos havia algum tempo, entregou um projeto do meu escritório que tinha a intenção de mostrar visualmente nossa organização para milhares de pessoas. Esse trabalho, ao ser revisado, mostrou que as cores não eram as que tínhamos solicitado. Tampoco se aproximavam de nossas instruções. 
   
Minha tendência é sempre agradar as pessoas. Por iss, relutei sobre o que deveria fazer. “Não quero dar a impressão de estar me queixando”, pensei. “Talvez as cores não estejam tão diferentes e possamos deixar passar o fato de não estarem como queríamos”. Minha assistente, porém, não concordava com minha relutância e disposição de não ferir sentimentos de alguém: “Não podemos divulgar isto como está”,  afirmou. “Eles precisam refazer o serviço”.  Ela estava certa. Tínhamos meticulosamente escolhido as cores que representam nossa organização e especificado cuidadosamente o que precisávamos. Não era momento de ficar preocupado em ofender a empresa; era importante que soubessem que seus serviços não satisfizeram nossas expectativas. Doutro modo, como poderiam adotar medidas corretivas e assegurar boa qualidade em futuros trabalhos ?  

    Ao invés de se sentir ofendido, o dono da gráfica agradeceu por ser informado do erro e nos respondeu prontamente. No dia seguinte recebemos nosso projeto refeito e com boa aparência. Fiquei feliz com a determinação da assistente em fazer que a empresa e eu assumíssemos a responsabilidade pelo ocorrido. Olhando retrospecti-vamente a situação, entendi que havia esquecido importantes princípios bíblicos: 

 

1-Repreensão pode ser um presente. Dizer a alguém, seja um colega de equipe, amigo ou fornecedor, que seu trabalho não é aceitável, pode ser um ato de gentileza, se for feito com espírito correto, sem intenção de humilhar, mas de ajudá-lo a fazer melhor no futuro. “Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria a quem se dispõe a ouvir” (Provérbios 25.12). 

2- Repreensão como compromisso. Se você vê alguém realizando um trabalho abaixo do padrão e deixa de chamar sua atenção, na verdade está participando de sua falha. “Não guardem ódio contra o seu irmão no coração; antes repreendam com franqueza o seu próximo para que, por causa dele, não sofram as consequências de um pecado” (Levítico 19.17). 

3- O benefício da repreensão. Por vezes pode parecer difícil proferir palavras de correção e repreensão a alguém, mas se isso ajuda a pessoa a se tornar mais eficientes e produtiva no seu trabalho, o resultado final deve ser gratidão pela sua disposição em fazer crítica construtiva. “Quem repreende o próximo obterá por fim mais favor do que aquele que só sabe bajular” (Provérbios 28.23).

    Criticar um fornecedor com simpatia, por causa do cuidado para com essa pessoa ou sua empresa, fazendo que saiba que não está satisfazendo as expectativas, demonstra compromisso com excelência, no seu trabalho e também no dele.

 

Próxima semana tem mais!    Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes.sergio@gmail.com)


Questões Para Reflexão ou Discussão  

1. É fácil para você repreender alguém que esteja fazendo um trabalho inaceitável ou aquém da sua capacitação?

2. E você? É fácil receber repreensão de outros quando seu trabalho não alcança o padrão devido e precisa ser melhorado?

3. Concorda com a ideia de que deixar de corrigir alguém o torna participante de sua falha?

4. Você já confrontou alguém por causa da qualidade do trabalho e essa experiência fortaleceu o relacionamento entre vocês? Como foi sua abordagem?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 13.1; 17.10; 27.5-6;  Efésios 4.29-32; 2Timóteo 3.16-17; Tiago 3.9-11


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2019 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.