Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



*Quem são seus amigos? %


MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                                http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL      https://soundcloud.com/cbmcbrasil

20 de julho de 2015

Dezessete anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Quem São Seus Amigos? Por Robert Tamasy

Rápido: diga o nome de seus cinco melhores amigos. Se não pode citar cinco, cite três. Então, dois. Que tal apenas um de longa data?  Todos nós temos amigos ou pelo menos achamos que temos. Consideramos alguns colegas de trabalho como amigos. Em alguns casos também os encontramos fora do trabalho, mas geralmente nossas amizades estão confinadas ao ambiente de trabalho. 
    
A definição de amigo difere de pessoa para pessoa, mas na maioria das vezes são pessoas com as quais compartilhamos risadas, cujas companhias curtimos; pessoas que procuramos para interagir por telefone, mensagens de texto, e-mail ou, de uma maneira que anda fora de moda, olho no olho; amigos ampliam os horizontes da nossa vida. O teste de amizade, porém, não acontece quando as coisas vão bem, a carreira prosperando e as pessoas ao nosso redor compartilham nosso sucesso. Amigos mostram sua verdadeira face quando nossa vida vira do avesso. Como alguém disse, “Quando você sobe na vida, seus amigos sabem quem é você; quando você cai, você fica sabendo quem são seus amigos.”   Em tempos conturbados ou angustiosos não existem palavras mais confortadoras do que ouvir um verdadeiro amigo dizer: “Estou do seu lado” ou, “Eu lhe dou meu apoio”. Há um ditado: “Quando o caminho fica torto, o torto segue caminhando.”  Em termos de amizade, quando o caminho fica torto, os verdadeiros amigos não vão a lugar algum: permanecem ao seu lado, prontos para ajudar como puderem. A Bíblia tem coisas interessantes a dizer sobre amigos:  Amigos verdadeiros se revelam nas dificuldades. Conhecemos pessoas amigas que gostam de compartilhar momentos de diversão e recreação. “Damos muita risada juntos”, dizem. Mas, e quando nos deparamos com reveses, quem são nossos amigos? Com quem podemos contar quando a “diversão” acaba? “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade” (Provérbios 17.17).
Amigos devem ser escolhidos com cuidado. Existem pessoas que parecem ser amigas de todo mundo. São altamente sociáveis e gregárias. Algumas vezes, contudo, tais relacionamentos são superficiais; não são daqueles em que podemos confiar em quaisquer circunstâncias. Sendo assim, amigos valiosos devem ser escolhidos com discernimento. “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão”  (Provérbios 18.24). 
Amigos verdadeiros oferecem bons conselhos. Amigos se preocupam conosco profunda e sinceramente, estando dispostos a nos dizer a verdade, mesmo quando não queremos ouvir: “Digo isso para seu próprio bem”, mesmo quando o que têm a dizer não parece bom. “Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade” (Provérbios 27.9). 
 
Próxima semana tem mais!    Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes.sergio@gmail.com)


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1. Quem lhe veio à mente ao ler sobre melhores amigos? Que qualidades possuem que você tanto valoriza?

2. Como você distingue amigos superficiais daqueles com quem você compartilha um relacionamento mais profundo?

3. Que qualidades você julga importantes numa amizade?

4. O que você experimentou ao pedir ajuda a amigos em tempos de necessidade? Como eles se comportaram?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 24.1-2; 25.17; 27.17; Eclesiastes 4.9-12;  Marcos 14.50; Lucas 15.6;  João 15.13.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.