Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



RETER CLIENTES 03.08 %


MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br 
                      
http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL   https://soundcloud.com/cbmcbrasil 
3 de agosto de 2015
Dezessete anos servindo às comunidades empresarial e profissional


O Desafio de Reter Clientes  Por Rick Boxx

Um artigo na 'Harvard Business Review' declarou que, em média, uma empresa perde 50% de seus clientes a cada cinco anos, geralmente por causa da deficiência em seus serviços ao cliente. Já que tanto o sucesso quanto a sobrevivência da maioria dos negócios são atribuídos ao crescimento do lucro líquido anual, estar constantemente prospectando novos clientes é crítico, a menos que algo mais seja feito para preservar os já existentes.  A maioria dos líderes das organizações, com e sem fins lucrativos, entendem que o custo de preservar um cliente já existente é muito menor que o necessário para conquistar novos. Contudo, esta realidade é frequentemente negligenciada, e os clientes já conquistados são mal servidos. Muitos líderes sequer têm estatísticas ou conhecimento específico sobre o número de clientes que deixam de fazer negócios com eles no decurso de um ano.   O chamado “cold calling” (N.T. tipo de telemarketing mais direcionado) é certamente uma maneira de fazer negócios e aumentar a base de clientes, mas é um trabalho difícil, que requer grandes doses de paciência e persistência. E mesmo assim, a taxa percentual para atração de novos clientes é baixa. Portanto, faz todo o sentido dedicar atenção primeiramente aos clientes atuais, certificando-se de que eles sabem o quanto são valorizados e apreciados. 
    
A pergunta é: como fazer isto de forma eficiente? Um versículo do Antigo Testamento na Bíblia, Provérbios 27.23, sugere um bom ponto de partida: Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos.”  Imagine um pastor a quem foi atribuída a responsabilidade de cuidar, alimentar e proteger um rebanho de ovelhas. Ele as examinaria de perto, buscando por sinais de necessidades que não foram supridas ou de desconforto diante de perigos. Tendo essa imagem em mente, considere-se como um “pastor” para seus clientes.
   
Como você faria isso? Para começar, se você ainda não está fazendo isso, comece por rastrear o número de clientes que você está perdendo todos os anos. Isso deverá motivá-lo a descobrir formas de preservá-los. Pergunte-lhes por que decidiram não mais fazer negócios com você.   
Você poderia fazer pesquisas breves e aleatórias com clientes, pedindo-lhes para descrever sua experiência de negócios com você: o que gostaram, o que (se for o caso) não gostaram, o que poderia ser melhorado. Se receber uma queixa de um cliente, faça o possível para resolver o problema. Depois, faça um acompanhamento para saber se aquilo que você fez foi satisfatório. 
     
A chamada “Regra de Ouro” serve como excelente diretriz: Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam” (Mateus 7.12).  Jesus também disse: Ame o seu próximo como a si mesmo” (Marcos 12.31). Com isso em mente, pense no cliente como “seu próximo”. Se os papéis se invertessem, e você fosse seu próprio cliente, como gostaria de ser tratado? Como esperaria ser tratado? Se você fosse seu cliente, alguma de suas atuais práticas de negócios seria inaceitável ? 
   
Não quero dizer que não devemos continuar buscando novos clientes. Alguns dos clientes atuais vão nos deixar, não importa o que façamos ou quão bem os sirvamos. Porém, prestar atenção às condições de nossas 'ovelhas' é uma maneira de assegurar um futuro estável para nossa empresa.     Próxima semana tem mais!   

Texto de autoria de Rick Boxx, presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', comentário semanal sobre integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (jsmf50@outlook.com).


Sugestões Para Reflexão ou Discussão 

1. Você sabe quantos clientes sua empresa perdeu no ano passado ou nos últimos cinco anos? O que tem feito a este respeito? Se não fez nada, por quê? 
2. Sua empresa está no momento fazendo algo para descobrir “a condição de suas ovelhas”? O que deveria ser feito e ainda não está em ação? 
3. De que forma seria útil ver-se com os papéis invertidos: você como cliente e não como fornecedor de serviços e produtos?
4. Em sua opinião, o que significa 'fazer aos outros o que você gostaria que eles lhe fizessem'? Isso mudaria a maneira como você conduz seus negócios diariamente? Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Levítico 19.13; Provérbios 11.14; 14.4;  15.22; 17.3,10; 21.1; Lucas 10.27-37. 


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2015 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês._     Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para cbmcbr@gmail.com escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.

 

 







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.