Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



Fluxo de Caixa - 2 %

Sugestão: se copiar, colar, terá a série completa no seu computer

MANÁ DA SEGUNDA  www.cbmc.org.br

                                                    www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL       https://soundcloud.com/cbmcbrasil

19 de outubro de 2015

Dezoito anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Série Dilema Empresarial 2 – Nota do Editor: Esta é a segunda de uma série de edições mensais do “Maná da Segunda” que enfocará dilemas e problemas éticos enfrentados no ambiente de trabalho.  Após um breve relato do problema, proporemos questões para consideração pessoal ou discussão em grupo.  Depois, comentaremos a situação e também consideraremos princípios bíblicos que possam ser aplicados. 


O Enigma do Fluxo de Caixa  Por Rick Boxx

 

Clay possuía uma revenda de carros que já fora um negócio de sucesso, mas que agora passava por dificuldades.  O fluxo de caixa era quase inexistente, embora suas faturas ainda tivessem que ser pagas se ele quisesse manter as portas abertas.  A companhia de Clay estava vendendo alguns carros, mas não o suficiente para cobrir as despesas gerais do mês. 

     Para compensar os problemas de fluxo de caixa, Clay tinha formulado um plano de financiamento com o banco local.  O banco lhe emprestava uma porcentagem sobre o preço de venda de cada carro que ele estava tentando vender.  Cada vez que um dos carros financiado fosse vendido, Clay pagaria ao banco o saldo total do financiamento daquele carro. 

     As coisas ficaram tão difíceis que quando Clay vendeu alguns carros, ele optou por não dizer ao banco ou pagar-lhe a quantia devida.  A princípio isso pareceu dar algum tempo adicional a Clay, mas já que o problema fundamental não fora resolvido, pouco tempo depois ele teve que enfrentar novamente  a mesma situação. 

      Foi então que Clay pediu conselho, tendo esgotado todas suas opções para resolver o dilema.  Ele temia ter que enfrentar em breve acusações de fraude por parte do banco.  Ele também estivera ponderando sobre a possibilidade de pedir falência, mas se preocupava com as implicações potenciais, tanto práticas quanto biblicas, dessa atitude. 

Questões Para Reflexão/Discussão.: 

 

1. Quais  algumas das opções que Clay poderia ter considerado na primeira vez em que vendeu carros e não pagou o banco?  Como o cenário mudaria, caso ele tivesse escolhido outra opção? 

2. Se você se encontrasse na situação de Clay, o que acha que teria feito?  Que tipo de questões devem ser abordadas numa situação como essa?

3. Imaginando que você é conselheiro dele, que passos específicos você recomendaria que Clay adotasse?  E quanto à questão de pedir falência – como você aconselharia que ele lidasse com essa opção?  Você acredita que essa seria uma opção viável para Clay, um seguidor de Jesus Cristo?

 

Melhores Práticas

 

Com base em Provérbios 24:6,  “Pois com conselhos prudentes farás a guerra, e na multidão dos conselheiros há vitória.”, Clay ligou para mim no Resource Center pedindo conselhos sobre como navegar através dessa situação difícil.  Pela oração e discussão, juntos fomos capazes de desenvolver um plano que Clay concordou em implementar. 

 

Mesmo tendo sido difícil e humilhante, o seu passo inicial necessário foi confessar seu pecado, primeiramente a Deus, e depois ao banco.  I João 1:9 diz:  “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça.” 

 

Também concordamos que a questão da reconciliação era importante, buscando evitar consequências futuras e restaurar o relacionamento de confiança entre Clay e o banco financiador.  Em Mateus 5:23-26, Jesus ensinou:  “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa diante do altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; depois, vem, e apresenta a tua oferta. Reconcilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz ao oficial de justiça, e te recolham à prisão.  Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último centavo.”

 

Próxima semana tem mais!     Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com)


Para Reflexão ou Discussão  

 

Aqui estão algumas passagens da Bíblia relacionadas com questões como esta:  Provérbios 10:9; 11:2-3; 12:19,22; 15:33; 16:18; 20:17,25;  22:4, 24-26;  Mateus 5:37;  Tiago 5:12. 



MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.