Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



Boa hora para ser grato % 23.11

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

https://soundcloud.com/cbmcbrasil

23 de novembro de 2015

Dezoito anos servindo às comunidades empresarial e profissional


É uma boa hora para ser grato?

Por Robert Tamasy

 

“Muito obrigado!” Estas duas palavras carregam um significado tremendo e podem ser compreendidas de várias maneiras.  Elas podem expressar a sincera gratidão dedicada a um empregado por seu excelente trabalho em um projeto, a um colega de trabalho, a um cliente valioso por seus negócios ou a um fornecedor que supre uma necessidade urgente no momento oportuno. Também podem ser ditas de forma sarcástica, referindo-se ao trabalho de alguém, a comentários ou atitudes que não são de modo algum apreciados. 

 

Mas neste momento, quando o calendário anual se aproxima de seu encerramento e as pessoas em determinadas partes do mundo se preparam para a celebração formal do Dia de Ação de Graças, parece ser um bom momento para refletir sobre as coisas pelas quais nos sentimos realmente gratos. Pelo que você diz “Muito obrigado!” de maneira positiva? 

 

A lista de possibilidades é interminável. No que diz respeito a trabalho, podemos estar agradecidos por um novo emprego, por uma promoção, aumento de salário, maiores responsabilidades e autoridade, melhoria nos negócios, ou o fortalecimento da marca da empresa e o impacto causado no seu ramo de atividade. Mas e se não conseguimos aquele emprego pelo qual esperávamos? Ou o aumento de salário tão necessário? E se sentimos que nós ou a nossa empresa estamos estagnados?  Podemos ser gratos por estas coisas?  

 

E quanto ao nível pessoal? Se progredimos financeiramente, conseguimos pagar as contas pondo à parte um pouco de dinheiro para poupança e investimentos, ou fomos capazes de fazer compras especiais de há muito planejadas, podemos nos sentir agradecidos. Mas e se tivermos sofrido com reveses financeiros e gastos inesperados? Ou tivemos que recorrer à nossa poupança seguidamente para fazer frente a compromissos urgentes? Talvez tenhamos mais uma vez que adiar uma compra tão sonhada... Como podemos estar agradecidos por isto?

 

As mesmas coisas poderiam ser ditas sobre os relacionamentos familiares, ou saúde, até mesmo lazer ou coisas que atraem o nosso interesse nas horas em que não estamos trabalhando. Quando as coisas estão indo bem, parece fácil se sentir e ser agradecido. Mas nem tanto durante os períodos de grandes lutas. Então, o que devemos fazer? A Bíblia apresenta sugestões: 

 

Faça da gratidão uma prioridade. Ser grato não deveria ser um gesto emblemático ou fruto de uma reflexão tardia. Mesmo enquanto se procura construir um grande empreendimento, é importante fazer uma pausa e expressar gratidão.  “Quando os construtores lançaram os alicerces do templo do Senhor...Com louvor e ações de graças, cantaram responsivamente ao Senhor:  ‘Ele é bom; Seu amor a Israel dura para sempre. E todo o povo louvou ao Senhor em alta voz...”  (Esdras 3:10-11).  

 

Seja grato...apesar de. A percepção que temos de eventos e circunstâncias podem afetar nossos sentimentos, inclusive nossa gratidão. Contudo, somos instruídos a expressar gratidão em todas as situações.  Isto porque, em parte, podemos não reconhecer imediatamente o seu propósito ou entender o resultado final.  “Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (I Tessalonicences 5:16-18).  

 

Reconheça Aquele a quem devemos ser gratos. Quando as coisas vão bem, tendemos a parabenizarmos a nós mesmos pelo que conquistamos. A Bíblia, porém, nos lembra de que todas as coisas – habilidades, talentos e oportunidades – vêm de Deus e devemos expressar gratidão a Ele.  “Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; deem-Lhe graças e bendigam o Seu nome.”  (Salmos 100:4). 

 

Próxima semana tem mais!


Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1. Você observa periodicamente um Dia de Ação de Graças ou certo tempo designado para pensar sobre as coisas pelas quais é grato? Se for assim, descreva como é para você.

 

2. Se você tivesse que dizer “Muito obrigado!” neste exato momento, você o faria de forma positiva ou como forma de expressar sua frustração ou impaciência? Explique sua resposta.

 

3. Por que você acha que é difícil por em prática uma atitude de gratidão, mesmo no período do ano em que é estimulada?

 

4. É realmente possível sentir gratidão em tempos de luta ou em meio a reveses profissionais ou pessoais? De que forma?   

 

Nota.:  Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos Salmos 50:14-15;  69:30-33;  95:1-7;  105:1-4;  106:1-2; Efésios 5:20; Colossenses 1:3-6.








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.