Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



Agrada a quem ? %

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                                       www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL       https://soundcloud.com/cbmcbrasil

23 de maio de 2016

Dezoito anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Quem Você Está Tentando Agradar?   Por Rick Foster

 

Muitos produtos são planejados para imitar algo verdadeiro. Existem deques de plástico que se parecem com madeira de verdade, e pisos vinílicos que aparentam ser de cerâmica. Podemos comprar peles e joias falsas, narizes de mentira, apliques de cabelo, e outras partes do corpo. O propósito por trás desses itens é bastante óbvio, mas o que dizer de um produto enlatado chamado “spray de lama”? 

   O spray de lama foi planejado para ser usado no exterior de veículos utilitários esportivos. O propósito é fazer parecer que o dono da SUV usa o caro bebedor de gasolina para algo mais do que simplesmente levar as crianças para o treino de futebol. Se você usar o spray nele, os amigos vão pensar que você acabou de retornar de uma aventura selvagem. Se você quiser ter essa imagem aparentemente autêntica, sem passar pelos problemas de realmente tentar uma viagem off-road rigorosa, pode comprar uma lata desse produto por U$ 15 a unidade!

    Vemos práticas similares todos os dias no ambiente profissional e empresarial – homens e mulheres tentando parecer algo que não são – mais bem-sucedidos, mais habilidosos, mais experientes. Pessoas com currículos de ficção, que exageram suas realizações nas entrevistas de emprego, que fazem promessas irrealizáveis a clientes potenciais. Tudo isso na tentativa de agradar aos outros e conseguir o seu favor. 

  Observar esse tipo de comportamento nas outras pessoas deveria nos predispor a perguntarmos a nós mesmos: “Quem eu estou tentando agradar?”

       Buscando um paralelo bíblico, não encontramos exemplo melhor do que o do apóstolo Paulo – um contraste notável ao daqueles que querem agradar as pessoas. Depois de uma experiência brutal ao compartilhar o Evangelho na antiga cidade de Filipos, Paulo dirigiu-se para Tessalônica. Depois de espancado e preso, alguém poderia pensar que ele havia aprendido a lição e mudado sua mensagem ou suas táticas ao ir para a cidade seguinte. Ao contrário, lemos em I Tessalonicenses 2:2: “...tivemos a coragem de anunciar-lhes o evangelho de Deus, em meio a muita luta.” 

    O que motiva um homem ou uma mulher a “manter o curso”, apegando-se a suas crenças, valores e mensagem, estando dispostos a não transigir para o equivalente a comprar uma lata de U$ 15 de aparência “autêntica”?  Para Paulo a resposta era simples: Deus. Essa é a opção que enfrentamos até nos dias atuais nas decisões que tomamos no ambiente de trabalho, escolhendo entre agradar aqueles que nos cercam – ou Aquele que está acima de nós. Como um comediante famoso salientou certa vez: “Eu não conheço a chave para o sucesso, mas a chave para o fracasso consiste em tentar agradar a todo mundo.”

    Por que agradar a Deus era a prioridade máxima de Paulo? Porque ele compreendeu a perspectiva de Deus. Paulo escreveu que ele servia “...não para agradar pessoas, mas a Deus, que prova o nosso coração.” (I Tessalonicenses 2:4). Em outras palavras, o Senhor não está impressionado com uma lata de U$ 15 de spray de qualquer coisa. Nós temos dificuldade de enxergar para além das aparências externas, mas Ele jamais tem qualquer problema dessa ordem. As Escrituras nos dizem: “Eu sou o Senhor, que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.” (Jeremias 17:10). E,    “...Senhor, Tu conheces o coração de todos...” (Atos 1:24). 

     Paulo não estava disposto a usar a abordagem “lata de spray” para tratar com o Deus que examina os corações. Isso influenciou três áreas específicas de sua vida: suas palavras (“a nossa palavra nunca foi de bajulação”); suas finanças (nem de pretexto para a ganância”), seu status (“nem buscamos reconhecimento humano”). Esse conhecimento tem a mesma resposta de nossa parte? Palavra aos sábios: Economize U$ 15 e seja você mesmo  !    

Próxima semana tem mais!   
Texto adaptado de 'The Clallenge' (O Desafio), escrito e publicado por Rick Foster, que trabalhou no Lost Valley Ranch, um hotel fazenda em Colorado Springs, Colorado, EUA. Ele agora serve como pastor interino na Carolina do Norte, e ocasionalmente escreve para o The Challenge. Autorização para reprodução, desde que com os devidos créditos, é concedida e estimulada. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


Perguntas para Reflexão ou Discussão  

 

1.   Por que nós geralmente tentamos apresentar uma “bela fachada” tentando disfarçar a aparência externa para esconder o que realmente temos por dentro?

2.   Você se lembra de alguma ocasião em que adotou a abordagem do “spray em lata” para lidar com alguém – um conhecido, colega de trabalho ou cliente? Qual o resultado? Você convenceu levando-os a pensar o que queria?

3.   Por que causa tanto problema tentar apresentar a nós mesmos como uma imitação e não de forma verdadeira?

4.   O apóstolo Paulo escreveu que sua única motivação era agradar a Deus. Isso geralmente é verdade em relação a você? Por que você acha que somos mais inclinados a agradar as pessoas do que a Deus? O que podemos e devemos fazer a esse respeito?

 

Nota:  Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos I Samuel 16:7; Provérbios 10:9; 11:3; 16:2, 9; 20:14; 21:2; I Tessalonicenses 3:13. 



MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.