Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



Aprendendo com Outros %

MANÁ DA SEGUNDA   www.cbmc.org.br

                                                           www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL     https://soundcloud.com/cbmcbrasil

29 de agosto de 2016

Dezoito anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Aprendendo com Outros   Por Ken Korkow

 

Charlie “Tremendous” Jones, orador motivacional já falecido, costumava dizer: Daqui a cinco anos, você será a mesma pessoa, exceto pelos livros que leu e as pessoas que conheceu.” Não é minha intenção discutir livros aqui, mas tenho muito a dizer sobre o impacto exercido pelas pessoas que conhecemos ao longo de nossa jornada de vida.  Aqui estão alguns exemplos de minha própria vida:

 

Don ensinou-me sobre transparência. Eu vim de uma família que conversava sobre trabalho, mas jamais sobre relacionamentos ou sentimentos. Depois, como fuzileiro naval, enfrentei o combate intenso da Guerra do Vietnam, o que me levou a me interiorizar ainda mais e a não confiar nas pessoas ou compartilhar abertamente com elas. Deus usou Don para me ensinar, como ele costumava dizer: “Você precisa sentir, para ser curado.” Ele me ensinou que somente Deus é meu Juiz, e com isso fui capaz de me sentir livre para me abrir e ser transparente com os outros, sem me preocupar com o que eles iriam pensar a meu respeito. 

 

Brian me ensinou as virtudes de “apenas se fazer presente e não tentar resolver os problemas de todas as pessoas”. Quando me vi aprisionado na armadilha de um período de depressão suicida, Brian fez a melhor coisa que poderia ter feito: ele aparecia, ficava calado e apenas se exercitava comigo até que eu ficasse tão esgotado fisicamente que fosse capaz de dormir, sem ter que pensar e ficar lutando com as coisas que estavam me perturbando. 

 

No livro de Jó, no Antigo Testamento, seus amigos, a princípio, fizeram o mesmo com ele: se assentaram em sacos e cinzas, ficaram uma semana sem comer para mostrar solidariedade para com a dor do amigo, optando por não se envolverem numa conversa que não teria sentido. Isso mudou depois, quando decidiram tentar raciocinar sobre o porquê de Jó estar passando por tanto sofrimento. Mas inicialmente eles ofereceram o que Jó precisava: uma amizade sem questionamentos, incondicional. 

 

Hoje outro amigo, Rex, prossegue me ensinando a ficar calado, estar presente, apenas fazendo a próxima “coisa” seguindo a direção do Senhor. Rex era o maior fazendeiro da Dakota do Sul até sofrer um acidente vascular cerebral espinhal, que o deixou paralisado da cintura para baixo. Mas ele não busca compaixão. É como ele disse a outro homem com deficiência: “Todas as manhãs eu acordo e tenho que decidir: O que vai ser: o álcool, uma bala ou a Bíblia?” Sua escolha, ele disse, é a Bíblia. 

 

E há ainda o Joe, um empresário que enfrentou questões muito difíceis na vida, e ainda assim mostra entusiasmo, inovação e tem a habilidade de enrolar as mangas da camisa e se empenhar num modo de vida diferente, porque ele opera por meio de sua real identidade – a pessoa que ele é em Cristo. 

 

Cada um desses homens exerceu um profundo impacto em minha vida e me ajudou a manter o curso, sem me desviar bruscamente. Outra coisa que Charlie Jones frequentemente dizia era: “Você se torna como aqueles com quem anda. Escolha com inteligência!” Dou graças por ter sido sábio o suficiente para escolher esses homens.

 

Esta vida não deve ser vivida em solidão. Mesmo que tenhamos um matrimônio feliz há a necessidade de encontrarmos amigos confiáveis a quem podemos prestar contas, que nos encorajem... e repreendam quando necessário. Como Provérbios 27:17 diz: “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.”

 

Outra passagem ressalta a importância de nos juntarmos a outros para obtermos a máxima eficiência: “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!... Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” (Eclesiastes 4:9-12). 

 

Próxima semana tem mais!   Artigo de autoria de Ken Korkow, que mora em Omaha, Nebraska, U.S.A., onde ele serve como Diretor do CBMC. Adaptado de “Fax of Life” (Fax da Vida), coluna que ele escreve semanalmente. Usado com a devida permissão.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com)..


Questões Para Reflexão ou Discussão  

1.   Com quem você anda? Esses indivíduos exercem uma influência positiva que o ajuda a avançar em direção a seus objetivos e sonhos? Explique sua resposta.

2.   Em sua vida, quem faz um papel similar ao daqueles que o autor descreve? Se você não tem pessoas como essas em sua vida, como poderia encontrá-las?

3.   Você concorda que ter amizades consistentes e confiáveis é necessário para uma vida compensadora? Por quê?

4.   “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” O que este versículo de Provérbios significa para você?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Marcos 6:7; Atos 13:1-3; II Coríntios 1:1; I Tessalonicenses 1:1; II Timóteo 2:2.

Usado com a devida permissão.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com)..


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Connecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.

 








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.