Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



Época da Distração %

 

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

https://soundcloud.com/cbmcbrasil

28 de novembro de 2016

Dezenove anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Época da Distração

Por Robert Tamasy

 

Quando o calendário vai se aproximando do seu término, frequentemente nos deparamos com um paradoxo curioso. Por um lado, desejamos nos concentrar nessas semanas finais para o cumprimento de metas, quotas e prazos fatais. Ao mesmo tempo, com tantas festividades chegando à medida que as comemorações de final de ano se aproximam, torna-se fácil perder o foco das tarefas que precisam ser feitas. Poderíamos chamar isso de “época da distração”. 

 

Tendo isso em mente, deparei-me com uma observação que veio a calhar, feita por Tom DeMarco e Timothy Lister, engenheiros de software, consultores e coautores de Peopleware – Como Gerenciar Equipes e Projetos Tornando-os Mais Produtivos. Eles disseram: “Existem milhões de maneiras de perder um dia de trabalho, e nem uma única sequer de recuperá-lo.” 

 

O que eles dizem é verdade. O tempo se move continuamente para diante, e quando um minuto, hora ou dia passou, não há como recuperá-los. É o mesmo que tentar devolver a pasta de dentes ao tubo depois de o termos espremido. É possível que faça parte da natureza humana o desejo de apertar o botão de “pausa” ao final de um ano agitado e exigente. Nós trabalhamos duramente e sentimos merecer a chance de recuperar o fôlego.  Ao mesmo tempo, as oportunidades que surgem nas últimas semanas do ano podem não estar disponíveis depois do Ano Novo. 

 

Então, nos confrontamos com a necessidade de equilíbrio: Celebrar ao fato de termos sobrevivido outro ano, com seus sucessos, fracassos e desafios, mas também reconhecer que ainda há trabalho a ser feito. Como o ditado latino declara, “Tempus fugit”. O tempo voa

 

A Bíblia fala sobre a importância de nos vermos como administradores do tempo e das oportunidades que são colocados à nossa disposição. Por exemplo, Efésios 5:16 fala sobre “...remir o tempo (aproveitar ao máximo de cada oportunidade), porque os dias são maus.” Esta passagem nos admoesta a sermos sábios na forma de investirmos nosso tempo todos os dias, e não o desperdiçarmos tolamente em objetivos vazios, sem significância e sem proveito. 

 

Para aqueles que professam seguir a Jesus Cristo no ambiente de trabalho, Colossenses 4:5 diz que devemos ser “...sábios no procedimento para com os de fora, remindo o tempo.” Outra tradução nos diz: “aproveitem ao máximo todas as oportunidades.” Talvez isto tenha uma importância especial na época do Natal, quando a ênfase está em tudo, menos na verdadeira razão da festividade – celebrar o nascimento de Jesus. 

 

Com toda a frenética atividade que permeia o término de mais um calendário profissional, finalizando projetos e fechando vendas, além do planejamento das festas e compra de presentes, devemos servir como eficientes “embaixadores de Cristo no meio empresarial”? Estarão a presença e o poder de Jesus Cristo sendo demonstrados através de nós, apesar do estresse e pressões dessa época do ano? Este é um novo ponto de vista sobre uma das passagens acima:

 

Fale e aja com sabedoria. Esta época do ano pode ser a ideal para todos demonstrarem e explicarem o que nossa fé significa para nós – e o que pode significar para outros. “Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso. Orem para que eu possa manifestá-lo abertamente, como me cumpre fazê-lo. Sejam sábios no procedimento para com os de fora;  aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.”  (Colossenses 4:3-6).

 

Próxima semana tem mais!


Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1.   Como as festas de final de ano o afetam no trabalho? Você se deixa distrair pelas atividades que acontecem ou é capaz de se manter produtivo como sempre?

2.   Para você, qual é a forma mais comum de perder um dia de trabalho ou mesmo um pouco do seu tempo? Como isso poderia ser evitado?

3.   Você concorda que é importante “remir o tempo” ou acha que há demasiada ênfase em reunir o máximo de atividade possível num período de tempo específico? Explique sua resposta.

4.   Qual a diferença entre o que fazemos e a forma como usamos o nosso tempo? Qual a importância da sabedoria no uso eficiente (administração) do tempo e na reação às oportunidades? 

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Eclesiastes 3:1-8;  8:5-6;  9:11-12;  Lucas 12:54-56;  Gálatas 4:4;  I João 2:18-19. 

  








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.