Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



Significado do Natal %

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br
                                
http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL  https://soundcloud.com/cbmcbrasil

19 de dezembro de 2016 
Dezenove anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Descobrindo o Significado do Natal Por Robert Tamasy 

        Você provavelmente já ouviu esta pergunta ser feita mais vezes do que seria possível contar:  “Qual é o verdadeiro significado do Natal?”  É possível que existam tantas respostas quanto existem pessoas.  O que a observância do Natal aparenta ser varia de acordo com a nação, cultura e família, mas tipicamente é um tempo para que os familiares e amigos se reúnam, apreciem boa comida, troquem presentes e observem o encerramento de mais um ano.  Para muitos é um tempo festivo, de diversão;  para outros, pode ser um momento triste ou depressivo, um agudo lembrete de perda ou sofrimento.
   
Para o mundo profissional e empresarial, o Natal significa muito mais do que festas de escritório ao final de um ano de trabalho.  Os varejistas têm a esperança de colher lucros que possam transformar o ano civil de medíocre em espetacular.  Os contratos com os clientes estão sendo revistos – e espera-se – renovados.  Metas anuais estão sendo reavaliadas; planos para o próximo ano estão sendo formulados.  Uns poucos dias longe do trabalho durante as festividades de Natal proporcionam a chance de recobrar o fôlego antes de outro ano de atividades frenéticas. 
     
Mas é em torno disto que gira o Natal?  Alguém já descreveu esse tempo da seguinte forma:  “tempo de pedir coisas que não necessitamos, receber coisas que não queremos, comprar coisas que não podemos pagar para pessoas que não gostamos.”  Soa um tanto pessimista, não é mesmo?  De alguma maneira, o apelo quase universal desse momento deveria estar baseado em algo mais do que ânsia por coisas e busca por lucros.  Sendo assim, onde encontramos significado no Natal ? 
   
A primeira história de Natal é contada nos capítulos iniciais do evangelho de Lucas.  Ali encontramos um homem e uma mulher jovens, judeus, noivos, ainda não oficialmente casados, fazendo o árduo trajeto de suas casas em Nazaré até Jerusalém.  De acordo com o relato, não conseguindo encontrar um quarto numa hospedaria convencional, o casal se acomodou em um estábulo, onde nasceu o menino Cristo, sendo sua primeira cama uma humilde manjedoura. 
A representação tradicional da Natividade oferece diferentes perspectivas.  Pastores, animais de curral, anjos e magos – todos figuram de forma significativa.   Mas, o que não está presente nessa cena é a rude cruz de madeira na qual essa criança – a quem a Bíblia chama de Deus Encarnado – vai terminar sua vida terrena.  Sem a cruz, não haveria necessidade de lembrar ou celebrar o primeiro Natal.  Refletir sobre isso mostra-nos coisas importantes acerca de Deus – coisas que deveriam se refletir na vida de Seus seguidores.  Entre elas: 
1-
O cartão de visitas de Cristo foi Sua humildade. 
Por mais difícil que seja imaginar ou conceber, o Deus de toda a criação e eternidade entrou no tempo e tomou a forma humana.  “Mas (Ele) esvaziou-Se a Si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.  E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-Se a Si mesmo, e foi obediente até a morte, e morte de cruz!”  (Filipenses 2:7-8). 
2-
Deus nos serve, portanto podemos servir a Ele.  Uma celebridade ou um dignitário, sempre esperam que as pessoas os sirvam em suas necessidades.  Mas quando Jesus veio Seu propósito era servir aos outros.  “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos.”  (Marcos 10:45).  3-Ele Se tornou acessível.  Por um tempo, Deus – na pessoa de Jesus Cristo – Se tornou tão semelhante a nós quanto possível.   “Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-Se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo o tipo de tentação, porém, sem pecado.” (Hebreus 4:15).  Próxima semana tem mais!  Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


 Questões Para Reflexão ou Discussão   

1.    Como você explica ou define o verdadeiro sentido do Natal?

2.    Qual o impacto que o Natal causa em sua empresa ou organização, nas atitudes e mesmo no humor das pessoas com quem você trabalha?

3.    Você acha que nós como sociedade nos afastamos muito do significado do Natal tal como apresentado na Bíblia?  Ou a base original para essa celebração anual permanece forte?  Explique sua resposta.

4.    Qual percepção acerca de Deus, entre as ensinadas através da história bíblica do Natal é mais importante para você?  Que outros princípios ou lições ela nos ensina para aplicar na vida diária bem como no trabalho? 
Nota:  Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos:  Miqueias 5:2;  Mateus 2:1-12;  Lucas 2:1-20;  João 3:16. 


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.

  








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.