Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



realmente RICO ? %

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                              http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL    https://soundcloud.com/cbmcbrasil

30 de janeiro de 2017

Dezenove anos servindo às comunidades empresarial e profissional


O que é preciso para ser realmente rico?  Por Robert Tamasy

 

Tempos atrás, minha esposa e eu visitamos um restaurante e depois preenchemos uma pesquisa sobre a nossa experiência ali. Ao responder ao questionário fomos automaticamente inscritos em um concurso que oferecia um prêmio em dinheiro. Para nossa surpresa, fomos notificados de que tínhamos ganhado e, semanas mais tarde, recebemos um cheque pelo correio. Não se tratava de uma grande quantia, mas procuramos fazer bom uso do dinheiro inesperado. Isso me levou a ficar imaginando o que seria necessário para se sentir verdadeiramente rico. E se você ganhasse um grande prêmio na loteria? Ou então se descobrisse que era herdeiro de um parente rico e que esta pessoa havia deixado para você uma grande herança? Ou ainda alguém aparecesse inesperadamente à sua porta para lhe dizer que você havia ganhado um polpudo bolão? Qualquer uma dessas situações faria de você uma pessoa rica?

   Muitas pessoas acreditam que se de alguma forma ganhassem uma enorme quantia de dinheiro se tornariam verdadeiramente ricas e todos os seus problemas se resolveriam de repente. Mas será? Todos nós podemos nos lembrar de relatos noticiosos sobre pessoas famosas extremamente ricas que passaram por grandes dificuldades na vida apesar de sua riqueza. Algumas das nações mais ricas do mundo são assaltadas por grandes problemas sociais, apesar de sua abundância. Parece que afinal o dinheiro não é necessariamente o remédio para todos os males. 

    Alguém disse que diante da escolha entre ter ou não ter dinheiro, escolheria sem dúvida nenhuma ter dinheiro. Penso que todos nós concordaríamos com isso. Mas será o dinheiro, propriedades ou um portfólio com pesados investimentos a fonte da verdadeira riqueza – ou esta fonte é outra? E como ser bem-sucedidos e adquirir essas riquezas? A Bíblia apresenta algumas observações:

1- Riqueza material – e a falta dela – pode ser pedra de tropeço. Em termos de dinheiro e bens materiais, podemos debater-nos por não termos o que necessitamos. Porém, ter em demasia também pode criar problemas: “...não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu Te negaria e Te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor?’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus.” (Provérbios 30:8-9).    

2-Na busca por riquezas palpáveis, nada é o bastante. Há alguma coisa acerca das riquezas que não permite que nos convençamos de que já temos o bastante – mesmo as pessoas mais ricas dirão que sempre “cabe mais um pouquinho”. “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido.”  (Eclesiastes 5:10). “Duas filhas tem a sanguessuga. ‘Dê! Dê!’ gritam elas...” (Provérbios 30:15). 

3-Conhecer e agir segundo a verdade é o caminho para a verdadeira riqueza. Abraçar a verdade que Deus proporciona nas Escrituras enriquece mais do que qualquer outra coisa que o mundo material possa oferecer. “Regozijo-me em seguir Teus testemunhos como o que se regozija com grandes riquezas.” (Salmos 119:14). 

4-O uso que fazemos dos recursos materiais pode ser um teste.  Talvez nossa atitude em relação às riquezas e como usamos o que possuímos sirva como um forte indicador do nosso caráter, bem como de nossa confiabilidade como administradores daquilo que nos foi confiado.  “Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?” (Lucas 16:11).   Próxima semana tem mais!  __ Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


Questões Para Reflexão ou Discussão   

  1. Segundo sua perspectiva, o que é preciso para ser verdadeiramente rico?
  2. Quem é a pessoa mais rica que você conhece? Qual sua atitude em relação à sua riqueza? Você acredita que ela proporcionou a essa pessoa felicidade e realização verdadeira? Por quê?
  3. Por que ter muito dinheiro pode ser uma pedra de tropeço e fonte de problemas para alguém? 
  4. Que você pensa da ideia de confiar e agir segundo as verdades de Deus como sendo elas a fonte das maiores riquezas?  Explique sua resposta

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11:28;  13:7;  15:6;  16:8;  Eclesiastes 2:1-11;  12:13-14;  Mateus 6:25-34. 


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2017 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.
Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.