Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



Marcas do líder %

MANÁ DA SEGUNDA  www.cbmc.org.br

                                                http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL    https://soundcloud.com/cbmcbrasil

28 de agosto de 2017

Dezenove anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Marcas de um Grande Líder   Por Robert Tamasy

 

Pareço ser um acumulador compulsivo de informações. Coleciono artigos, seções de jornais e várias notas e me apego a eles durante anos para futuras referências, sem saber ao certo quando ou como eu poderei usá-los. Recentemente me deparei com uma coluna de 2005 que apareceu no respeitado jornal de negócios Forbes. Com o título de “Cinco Marcas de Um Grande Líder” ela foi escrita por Paul Johnson, um historiador e escritor britânico. Ele perguntava: “O que faz um verdadeiro líder? Como podemos reconhecê-lo?”


Do ponto de vista apresentado por Johnson, entre as qualidades que os grandes líderes possuem estão: 

 

- Coragem Moral — Disposição de uma pessoa de manter suas crenças, buscar um curso de ação diante de críticas avassaladoras, grandes adversidades e... a covardia de amigos e aliados.

 

- Julgamento — Coragem sem julgamento é inútil e pode ser perigosa. Quando eu preciso de conselho, procuro alguém que foi maltratado pelo mundo e alegremente sobreviveu às “pedras e flechas que a fortuna enfurecida nos lança’”.

 

- Senso de prioridade — Separar o que é realmente grande daquilo que é pequeno exige um senso prático que não é concedido a muitos seres humanos...é quase sempre a marca distintiva de um grande líder.

 

- Disposição e esforço concentrado — Líderes precisam alocar seu tempo e energia.

 

- Humor — “Um subordinado sempre serve com mais zelo e obedece com mais fidelidade um líder capaz de gracejar, e o público é mais cordial para com um potentado que possa fazê-lo rir.


Lendo a Bíblia, também encontramos esses mesmos traços enfatizados. Aqui estão alguns exemplos do que ela diz:

 

Coragem Moral. Quando Josué assumiu a liderança dos israelitas no lugar de Moisés, Deus enfatizou a necessidade de coragem. “Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados... Seja forte e corajoso...” (Josué 1:6, 9,8).

 

Julgamento. Ser capaz de discernir entre o certo e o errado, o bom versus o melhor, é indispensável para uma liderança efetiva. “...Que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis, até o dia de Cristo” (Filipenses 1:9-10). 

 

Senso de prioridade. Líderes verdadeiros nunca perdem de vista o que é mais importante. “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro!...Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6:24, 33). 

 

Disposição e esforço concentrado. Como a energia pode ser mais bem gasta, assegurando-se de ser capaz de completar tarefas cruciais e, especialmente, não ter que refazer um trabalho por causa da qualidade ou feitura insatisfatórias? “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? (Lucas 14:28). 

 

Humor. Uma forma de manter o senso de humor é evitando ter um senso inflado sobre sua própria pessoa. “...Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida de fé que Deus lhe concedeu” Romanos 12:3). 


Próxima semana tem mais!     © 2017. Robert J. Tamasy é jornalista, editor e escritor, autor de, 'Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today’s Workplace' e 'Tufting Legacies' (ainda não traduzidos para o português. Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu, 'The Heart of Mentoring' e tem editado numerosos outros livros, incluindo 'Advancing Through Adversity', por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com, e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com.
Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


Questões Para Reflexão ou Discussão   

 

1.   O que você acha das “Cinco Marcas de Um Grande Líder” de Johnson?  Você discorda de alguma delas ou a substituiria por outra qualidade de liderança?

2.   Como você definiria coragem moral? Sua definição está de acordo com o mundo à sua volta? Caso contrário, quais as diferenças?

3.   Como um líder pode conquistar senso de prioridade e mantê-lo diante de interesses e exigências que se opõem a ele?

4.   Pense nos obstáculos que surgem ao tentar fazer de Deus a prioridade número um nos negócios, bem como na vida pessoal. Por que é difícil realizar isso de forma consistente e diária?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Josué 10:25-28; Mateus 7:24-27; Lucas 10:27; Romanos 12:2; I Tessalonicenses 5:16. 


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2017 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br-Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.

 

 






Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.