Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



Ser grato, o tempo todo %

MANÁ DA SEGUNDA   www.cbmc.org.br

                                                                http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                                                https://manadasegunda.podbean.com/

25 de novembro de 2019

Vinte e dois anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Lembre-se de Ser Grato - O Tempo Todo

Por Robert J. Tamasy

 

Pelo que você é grato?

Sua carreira, sua família, sua saúde, prosperidade financeira? Com que frequência você faz uma pausa para ponderar e refletir sobre as coisas positivas em sua vida – para ser sinceramente grato? E quando você verdadeiramente agradece a quem ou o que você expressa sua gratidão?

 

Para muitas pessoas nos Estados Unidos esta semana assinala dois acontecimentos importantes: o início oficial das festividades do Natal (embora para muitos varejistas isso comece em meados de agosto), e a observância do Dia de Ação de Graças, um feriado no qual homens, mulheres e crianças apresentam seus agradecimentos pelas bênçãos em suas vidas. Para alguns, é tempo de voltar sua atenção para Deus, Aquele que dispensa essas bênçãos. Outros dirigem sua gratidão para outros focos – talvez para a boa sorte, seus próprios esforços ou circunstâncias aleatórias.

 

Pessoalmente, eu apresento meus agradecimentos a Deus, Aquele que a Bíblia descreve como o Criador, provedor e sustentador de tudo o que existe, tudo o que já existiu e ainda há de existir. Eu reconheço que possuo certos dons e habilidades, mas também compreendo que nada fiz para obtê-los. E certamente não poderia comprá-los em nenhum lugar. Eu creio que o Senhor os deu a mim para que eu os desenvolvesse e usasse para Sua glória. E por isso, e muitas outras coisas, agradeço a Ele.

 

Ao mesmo tempo, não creio que a gratidão devesse estar restrita a um dia ou período em particular. Um dos primeiros versículos da Bíblia que aprendi adverte: “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (I Tessalonicenses 5:18). Eu entendo que esse “em todas as circunstâncias” ou “em tudo” (como diz outra tradução) significa...em todas as circunstâncias. Em tudo.

 

Então, isso significa que devemos agradecer não apenas pelas coisas boas que acontecem em nossa vida – aquilo que geralmente definimos como nossas “bênçãos” – mas também pelas circunstâncias difíceis, até mesmo dolorosas. Outra passagem apresenta isso da seguinte maneira: “...em tudo, pela oração e súplicas, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” (Filipenses 4:6).

 

É fácil sentir gratidão nos momentos em que todas as coisas parecem estar indo bem. Todas as contas estão pagas, temos roupas mais do que suficientes para vestirmos, um teto sobre nossa cabeça e comida na geladeira, não temos nenhum problema de saúde, achamos nosso trabalho agradável e recompensador. Como alguém diria, “Tudo vai bem!”

 

Contudo, temos aprendido que na vida ocorrem reveses e adversidades. Emergências surgem, transtornando nosso orçamento. Nós ou alguém que amamos recebe um diagnóstico médico preocupante. Nosso trabalho se torna enfadonho, frustrante, até mesmo angustiante – embora não tenhamos melhores opções. Como permanecer gratos em tempos assim? Eu penso que encontramos a resposta para isso nas Escrituras. Nosso foco deve estar concentrado em Deus - Aquele que promete que sempre estará conosco e satisfará nossas necessidades - e não em nossas circunstâncias, não importa o quanto elas sejam problemáticas.

 

Em um Salmo muito conhecido o escritor descreve inúmeros reveses e admite: Na minha angústia clamei ao Senhor; ...” e então, ele acrescenta “...e o Senhor me respondeu, dando-me ampla liberdade. O Senhor está comigo, não temerei. O que me podem fazer os homens?” (Salmo 118:5-6). Sendo assegurado disso, tanto no início como no final desse Salmo ele é capaz de exortar seus leitores: “Deem graças ao Senhor, porque Ele é bom; o Seu amor dura para sempre.” (Salmos 118:1, 29).

 

Quando confiamos em que Deus está no controle, podemos dar graças a Ele nos momentos bons e nos maus. Podemos fazer como outro Salmo nos diz: “Entrem em Suas portas com ações de graças, e em Seus átrios, com louvor; deem-Lhe graças e bendigam o Seu nome.” (Salmos 100:4).

 

Próxima semana tem mais!   Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de 'Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace' e 'Tufting Legacies' (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu 'The heart of Mentoring' e tem editado numerosos outros livros, incluindo 'Advancing Through Adversity', por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriter ink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blo gspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Novamente, pelo que você é grato em sua vida?

2. Existem dificuldades ou circunstâncias em sua vida em que você ache difícil descobrir uma certa medida de gratidão? Quais são e como você tem lidado com elas?

3. Como você reage ao ler certas passagens bíblicas que nos dizem para “dar graças em todas as circunstâncias” ou em “qualquer situação”? Como isso pode ser possível?

4. Como o fato de mudar o nosso foco tirando-o das circunstâncias difíceis ou desafiadoras e colocando-o em Deus – Aquele que as Escrituras descrevem como “bom, cujo amor dura para sempre” – pode mudar nosso sentimento de gratidão ou de falta dela? Explique sua resposta.

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 95:1-2; 147:1, 7; Daniel 6:10; Efésios 5:19-20; Colossenses 3:17.

                                         - - - - - - - - - - - -

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2019 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: adm.mana@cbmc.org.b r -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br, escreendo REMOVER no campo 'assunto'.








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.