Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



Vence o medo %


MANÁ DA SEGUNDA  www.cbmc.org.br

                                                  http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                                  https://manadasegunda.podbean.com/

16 de março de 2020

Vinte e dois anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Vencendo o Medo Fora da Zona de Conforto

Por Sérgio Fortes

 

Há algum tempo eu escrevi sobre os benefícios – e as limitações – de se viver e trabalhar dentro da “zona de conforto”, áreas que achamos confortáveis e conhecidas. Nós encontramos segurança nelas, mas ficar ali pode inibir nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Por que permanecemos ali? Creio que seja por causa daquilo que poderíamos chamar de “zona do medo”.

 

Quando tomamos a decisão importante de deixarmos a zona de conforto, nos descobrimos entrando numa esfera desconhecida, ainda não experimentada, caracterizada pela ausência de autoconfiança. Temerosos pelos desafios que nunca enfrentamos antes, nos sentimos subjugados e influenciados pela opinião de outras pessoas. Ao invés de aventurar-nos com ousadia no desconhecido, nos refugiamos nas desculpas.

 

O medo não é necessariamente algo ruim. Ele nos coloca em alerta, provocando fluxos de adrenalina que nos preparam para as ameaças à nossa volta. Mas o medo também é capaz de nos paralisar e nos impossibilitar de adotar qualquer ação ou dar passos positivos rumo ao crescimento e desenvolvimento profissional. Ao longo dos anos aprendi que esta é a estratégia do inimigo das nossas almas – Satanás – como as Escrituras nos alertam. Nos é dito que ele “ruge como leão procurando a quem possa devorar.” (I Pedro 5:8). O medo que nos imobiliza pode tornar-nos uma presa fácil.

 

Existem muitos tipos de medo: medo de fracassar, medo de não tomar a decisão certa, medo do que os outros podem pensar, medo do desconhecido. Isso faz lembrar o povo de Israel depois de ser livrado da escravidão no Egito. A despeito da adversidade que tinham deixado para trás, o Egito ainda representava uma “zona de conforto” para eles – o conhecido e familiar. O desconforto com o desconhecido transformou-se em pavor. Eles começaram a racionalizar: “Lá não era tão ruim assim.” Eles queriam desistir e voltar atrás para as “cebolas e alhos” do Egito. De modo surpreendente, eles chegaram à conclusão de que morrer no Egito era melhor do que sobreviver no deserto.

 

A ansiedade tem sido chamada de “um dos males do século”, algo que aflige todas as idades, de crianças a idosos. Tememos por antecipação coisas que ainda não aconteceram e podem nunca chegar a acontecer. Como podemos lidar com o medo? A Bíblia nos oferece preciosa orientação:

 

Um mandamento divino. Dirigindo-Se aos israelitas, Deus instruiu: “Não fui Eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (Josué 1:9). Seja saindo da nossa zona de conforto, seja enfrentando um grande desafio, confrontar o medo é uma diretiva divina. Podemos considerá-la o 11º mandamento: “Você não temerá...” (Salmos 91:5).

 

Espírito de vencedor. O apóstolo Paulo foi o mentor de seu jovem discípulo Timóteo, que se encontrava cercado por obstáculos impostos pelos líderes judeus que não queriam deixar suas próprias zonas de conforto. Paulo o desafiou a perseverar, a vencer: “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” (II Timóteo 1:7).

 

Confiança apesar da incerteza. O medo geralmente é inevitável. Circunstâncias, problemas e obstáculos atacam nossa fé. Entretanto, por experiência pessoal, o salmista Davi escreveu: “Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em Ti...em Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o simples mortal?” (Salmos 56:3-4).

 

Sem medo, mesmo da morte. A vida pode nos colocar em situações aparentemente sem esperança, quando parece que nosso fim foi decretado. Mas a Palavra de Deus nos chega com um poder insuperável: “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois Tu estás comigo; Tua vara e o Teu cajado me protegem.” (Salmos 23:4).

 

Você se encontra fora de sua zona de conforto, entrando na zona do medo? Podemos encarar isso com a certeza que o Deus Todo-Poderoso está conosco. Vale a pena enfrentar e vencer a zona do medo porque, como vou escrever em uma edição futura do Maná, o próximo estágio é a Zona do Aprendizado!

 

Próxima semana tem mais!


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Como você definiria “zona de conforto”? O que compõe a sua zona de conforto? É difícil aventurar-se fora dela?

2. O autor sugere que a “Zona do medo” nos confronta se e quando nos determinamos a pisar fora da nossa zona de conforto. Qual a importância do medo em nos estimular a permanecer com o que é conhecido e confortável?

3. Com que tipos de medo você lida mais frequentemente? De que maneira tem sido capaz de vencê-los?

4. Inúmeras promessas bíblicas são oferecidas para nos capacitar a vencer o medo de aventurar-nos fora de nossa zona de conforto. Você as acha úteis? De que maneira? Se não acha, por quê?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Isaías 26:3-4; 41:10-14; Jeremias 29:11-13; 33:3; Mateus 6:25-34; Efésios 3:20.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Sérgio Fortes é mentor e consultor em logística e negócios estratégicos corporativos. Como membro do CBMC na cidade de São Paulo, Brasil, coordenou a revisão e tradução do “Monday's Manna” e a tradução em português por mais de 20 anos. Ele permanece comprometido com o Senhor Jesus em Sua missão de fazer discípulos. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: adm.mana@cbmc.org.br - Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

 

1. Como você definiria “zona de conforto”? O que compõe a sua zona de conforto? É difícil aventurar-se fora dela?

2. O autor sugere que a “Zona do medo” nos confronta se e quando nos determinamos a pisar fora da nossa zona de conforto. Qual a importância do medo em nos estimular a permanecer com o que é conhecido e confortável?

3. Com que tipos de medo você lida mais frequentemente? De que maneira tem sido capaz de vencê-los?

4. Inúmeras promessas bíblicas são oferecidas para nos capacitar a vencer o medo de aventurar-nos fora de nossa zona de conforto. Você as acha úteis? De que maneira? Se não acha, por quê?

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Isaías 26:3-4; 41:10-14; Jeremias 29:11-13; 33:3; Mateus 6:25-34; Efésios 3:20.







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.