Elevando a Barra, Excedendo às Expectativas
Por Robert J. Tamasy
Quando foi a última vez em que você fez negócio com uma pessoa e ficou assombrado, no sentido positivo da palavra? Uma experiência que somente poderia ser descrita com palavras como “Uau!” ou “Inacreditável!”?
Talvez tenha sido o representante de um fabricante que foi muito além daquilo que você requeria para assegurar-se de que suas necessidades seriam satisfeitas. Ou, então, uma loja de varejo que caminhou uma milha a mais para garantir que você ficasse totalmente satisfeito com sua compra? Quem sabe um restaurante onde a comida era excepcional, a atmosfera notável e o serviço que você recebeu – do momento em que chegou até ir embora – excedeu todas as expectativas que você poderia ter?
No mundo atual, tais experiências parecem ser mais a exceção do que a regra. Cada vez mais, aparentemente, sob a desculpa de produzir mais lucro, tentativa de redução de custos ou, em alguns casos, pura negligência, serviço além do normal é muito raro. Ao invés de sermos receptores do “melhor”, somos forçados a aceitar o que se supõe ser “bom o bastante”.
Ao longo dos anos, porém, encontrei uns poucos empreendimentos que faziam do serviço excepcional parte de sua declaração de missão. Lembro-me de uma companhia de transportes que seguia o lema “Nosso objetivo é exceder suas expectativas.” Não seria maravilhoso se esta fosse a prática comum, ao invés de uma raridade?
Existem inúmeras passagens na Bíblia que falam dessa virtude, ressaltando o quanto uma atitude de exceder às expectativas pode ser valiosa. Tudo começa com Deus, nosso Criador, que deseja ser o nosso modelo de excelência em tudo o que fazemos. Aqui estão alguns princípios que encontramos nas Escrituras sobre exceder expectativas:
1- Fazer infinitamente mais. Você gostaria de ter a expectativa de que os fornecedores de serviços fizessem tudo abundantemente para você – em abundância? É isso o que a Bíblia promete que Deus quer fazer por nós – e em nós e através de nós: “Àquele que é capaz de fazer infinitamente (imensamente) mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o Seu poder que atua em nós.” (Efésios 3:20).
2- Lembrar a Quem servimos. Normalmente, a forma como encaramos o nosso trabalho depende de como vemos aqueles a quem servimos. Às vezes somos tentados a fazer apenas o bastante para ir em frente, mas se tivermos em mente quem, em última instância, vai avaliar nossos esforços, isso fará uma diferença tremenda na qualidade do nosso trabalho e nas atitudes que definem nossas labutas. “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.” (Colossenses 3:23-24).
3- além das expectativas mesmo com aqueles de quem não gostamos. Em muitos casos, estamos desejosos de fazer um pouco mais, além do que é esperado, para pessoas de quem gostamos, bem como para indivíduos que, esperamos, nos mostrem o seu favor. Mas, e quanto àqueles de quem não gostamos – pessoas que parecem ter adotado como missão pessoal fazer com que nos sintamos miseráveis? Jesus nos deu estas ordens radicais: Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. Mas Eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas.” (Mateus 5:38-41).
Próxima semana tem mais!