Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



# Papel Paternal, 03dez

Obs do site: pedimos desculpas pelo atraso em publicar o artigo de segunda feira.
 
MANÁ DA SEGUNDA, www.cbmc.org.br,   3 de dezembro de 2007

Dez anos servindo as comunidades empresarial e profissional           


O Papel Paternal do Líder,  Por Robert J. Tamasy 
   

         Qual é a tarefa prioritária de um bom líder? Dizer à sua equipe o que fazer? Assegurar-se que a organização tenha lucro? Delinear a visão da organização e servir como seu eficiente embaixador? Manter boa interação com os acionistas? 

         Embora cada um desses papéis seja significativo, a responsabilidade primária do líder é maximizar as contribuições individuais e desenvolver o recurso mais valioso da organização: as pessoas. A melhor aferição da eficiência de um líder é analisar o que acontece com a organização depois que ele sai.  

         Lembro-me quando, como editor de um grande jornal, contratei uma jovem. Ela trabalhava com afinco e apresentava grande potencial. Mas parecia peixe fora de água. Testada em diversas funções, um dia lhe pedi cuidar de tarefas envolvendo fotografias. O trabalho que fez foi tão notável que lhe pedi outros.  Carol encontrou seu lugar como fotógrafa da equipe e, a partir daí, ela floresceu. 

         O homem que me contratara para editar seu jornal costumava dizer: “Qualquer um pode demitir um empregado, pois não exige nenhum talento especial.

Mas o bom líder é capaz de identificar o que uma pessoa faz de melhor e lhe oferecer oportunidade para desenvolver suas habilidades e atingir a excelência.” 

        Max DePree, ex-CEO de uma indústria mobiliária e autor de vários livros sobre liderança, fez afirmação semelhante: “As pessoas se nutrem quando realizam diversos trabalhos, se desenvolvem e atingem seu potencial. Acredito que somente através da renovação contínua de seus membros, uma organização pode renovar-se continuamente.” 

         Como pai ajudando meus filhos, e agora os meus netos, compreendi que faz parte do meu papel descobrir seus talentos e potencial e os encorajar a usá-los plenamente. Liderar com eficiência inclui 'servir de pai' às pessoas envolvidas. O livro de Provérbios apresenta alguns princípios a respeito: 

. Capacitar a seguir a “inclinação” natural.  Os pais devem ensinar e transmitir aos filhos valores espirituais e morais. Os líderes precisam ensinar comportamento ético e profissional. Precisam discernir a melhor posição para cada pessoa, ajudá-la a alcançar sua realização pessoal e experimentar a alegria de atingir o potencial que lhe foi dado por Deus.         “Instrua o menino (empregado) no caminho em que deve andar
                    #  e, até quando envelhecer, não se desviará dele” (Provérbios 22.6). 

. Cuidar das necessidades individuais. Emergências prementes ['tirania do urgente'], não deveriam nos desviar de ir ao encontro das necessidades importantes dos que contri-buem para a missão de nossa organização. “Quanto lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa. Não diga a seu próximo:‘Volte amanhã, e eu lhe darei algo’,
                     #  se pode ajudá-lo hoje” (Provérbios 3.27-28). 

. Investindo no futuro. Valorizar empregados e colaboradores, identificando seu potencial de forma a que possam maximizar sua contribuição para a organização e prepará-los para assumir papéis importantes de liderança resultam em sólido investimento para o futuro da companhia. “O homem bom deixa herança para os filhos de seus filhos” (Provérbios 13.22). 

 

Questões Para Reflexão ou Discussão

. Antes de ler este Maná, qual seria sua resposta para a pergunta: Qual a tarefa prioritária para um bom líder? 
1- Concorda com a conclusão de que a maior responsabilidade de um líder é desenvolver os que fazem parte da organização? E que acha da analogia feita  com os pais?  

2. Já teve oportunidade de encorajar alguém no trabalho a seguir sua “inclinação” natural? Alguém fez isso por você no passado? Como foi esse processo e qual foi o resultado?

3. Em sua opinião, por que as organizações, na busca de sua missão, freqüentemente minimizam, negligenciam ou ignoram as necessidades das pessoas, que deveriam ser seu maior recurso?

             Se tiver uma Bíblia e desejar analisar outras passagens sobre o tema, veja: 
               
I Coríntios 12.12-26; Efésios 6.1-9; Colossenses 4.1; I Pedro 5.1-4. 

Próxima semana tem mais!    


Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Connecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2007 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.