Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



01.21...Arte de Esperar

MANÁ DA SEGUNDA,www.cbmc.org.br,   21 de janeiro de 2008

Dez anos servindo as comunidades empresarial e profissional


A Arte de Esperar,   Por Robert J. Tamasy

 

Dizer que o mundo empresarial e profissional é acelerado é tão profundo quanto observar que um cavalo tem quatro pernas. Qual é a novidade então? O ritmo no mundo do trabalho, nas duas últimas décadas, acelerou a taxas que nenhum de nós jamais poderia imaginar.
      
Na década de 80, o correio noturno e as máquinas de fax tornaram a comunicação extremamente veloz. Ao invés de esperar dias para o recebimento de cartas e contratos importantes, podíamos enviá-los para que fossem entregues no dia seguinte - ou em minutos. Nos anos seguintes a Internet, o correio eletrônico, de voz, as mensagens de texto, tornaram obsoletas muitas formas de uso do correio noturno e dos aparelhos de fax. A comunicação se tornava instantânea.
      *Por que esperar - pensávamos - se podemos ter o que queremos imediatamente?
      Estes avanços proporcionaram grandes benefícios. NInguém gostaria de voltar aos dias em que tínhamos que exercitar grande paciência esperando a chegada de correspondências e outras formas de comunicação urgentes. Entretanto, nossa sociedade cada vez mais instantânea está rapidamente nos privando de uma rara habilidade para a vida: a arte de esperar!_   Hoje parece que temos que fazer tudo correndo, sem estarmos bem certos por quê. Todo mundo está ocupado, todos estão apressados, portanto, devemos fazer o mesmo. Porém, há virtude na espera, algo que não podemos alcançar reduzindo o tempo.

    Os bons vinhos são fermentados durante anos.  Uma refeição primorosa não se prepara no microondas. Árvores fortes, grandiosas, não crescem da noite para o dia. Uma bela pintura não pode ser criada em minutos. As qualidades de bons líderes e daqueles que admiramos não são conquistadas em horas.
 Caráter - o compromisso com valores humanos elevados - se forja ao longo de toda a vida. Talvez por isso é que um dos mais antigos e duradouros livros do mundo - a Bíblia - fale com tanta freqüência sobre a necessidade e o valor da espera.

     i) Esperar resulta na esperança de sucesso. No mundo dos negócios somos totalmente orientados para a ação. 'Faça qualquer coisa, mesmo que seja errado!' - é o lema comum. Contudo, às vezes, o melhor a fazer, particularmente em tempos de crises e incertezas, é esperar, gastar tempo avaliando o curso de ação mais apropriado. 'Descanse no Senhor e aguarde por Ele com paciência... Os que esperam no Senhor receberão a terra por herança... Espere no Senhor e siga a Sua vontade. Ele o exaltará, dando-lhe a terra por herança'
                           #  Salmos 37.7,9,34

    ii) Esperar conduz à solução adequada dos problemas. Quando as coisas dão errado geralmente tomamos o assunto em nossas mãos para tentar uma correção. Contudo, situações adversas costumam ficar fora de nosso controle. Em momentos assim, é mais sábio esperar pela resolução apropriada. 'Pois o Senhor é Deus de justiça.
                #  Como são felizes todos os que Nele esperam' (Isaías 30.18).

   iii) Esperar ajuda a renovar energias e recursos internos. Mesmo quando nos sentimos cansados e cada grama de energia parece ter-se exaurido, geralmente continuamos avançando para enfrentar os desafios. Ás vezes, gastar tempo necessário para recarregar as baterias internas nos capacitará a prosseguir com mais produtividade e eficiência. 'Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam' (Isaías 40.31).   Próxima semana tem mais!


Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2007 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Questões Para Reflexão ou Discussão    

1. Como você reage quando tem que esperar, por exemplo no trânsito, ou para que uma refeição seja servida, ou na fila de um banco ou loja? 

2. Qual, em sua opinião, é o aspecto mais difícil da espera? . Se tivesse que aprender a ser mais paciente, mais disposto a esperar e menos afoito para se lançar em ação ao menor sinal de espera, qual você acha seria o resultado? 

3. Os versículos da Bíblia citados falam sobre esperar em Deus. O que significa para você esperar em Deus? 

-    Se desejar conhecer mais, veja outras passagens sobre o assunto: 
Gênesis 49.18; Salmo 25.4-5; 62.1; 104.27-28; 145.14-15; I Coríntios 15.58.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.