Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



04.13...Encarando conflitos

 

MANÁ DA SEGUNDA 13 de abril de 2008

Dez anos servindo as comunidades empresarial e profissional           


Encarando Conflitos, Por Rick Boxx

 

         Eu me sinto desconfortável com conflitos. Mas aprendi a respeitar as pessoas que se mostram dispostas a confrontar discordâncias diretamente, quando acreditam que isso pode resultar na solução de um problema. Um desses raros indivíduos é meu bom amigo Raimundo.  Nada é varrido para baixo do tapete quando Raimundo está perto. Você sabe, aqueles problemas que todo mundo sabe que existem, mas ninguém tem coragem e determinação para lidar com eles. Ao contrário, nós os ignoramos, torcendo para que desapareçam de alguma maneira.  

       Com Raimundo não é assim. Se alguma questão difícil precisa ser abordada numa reunião é ele que a coloca à mesa, abrindo a discussão o mais rápido possível

    Alguns consideram essa abordagem como um confronto desnecessário. Mas Raimundo tem consciência que não se pode avançar para outro nível de relacionamento, seja nos negócios, na vida pessoal, igreja ou alguma parceria comunitária, a menos e até que se esteja disposto a abordar de modo apropriado as questões difíceis.  

     Numa reunião recente, por exemplo, Raimundo persistiu em fazer a mesma pergunta simples, porém penetrante, na tentativa de levar os presentes a encontrarem uma resposta que possibilitaria avançar na discussão. Houve momentos de desconforto, quando alguns participantes foram lembrados a não levar os comentários para o nível pessoal. O estilo de solução de conflitos de Raimundo elevou o nível emocional e aprofundou o envolvimento de cada um. Isto permitiu que a verdade viesse à tona, guiando o grupo em paz, ao encontro de uma solução satisfatória para a matéria em questão. 

     Às vezes me vejo lutando entre o contraste existente entre o Jesus das Escrituras pregando “Bem-aventurados os pacificadores” (Mateus 5:9),  e o Jesus que confrontou os cambistas e os expulsou do templo com um chicote (Mateus 21:12).  Vemos um equilíbrio entre estas duas abordagens drásticas no trato de conflitos, descritas no plano de longo prazo de Deus, para paz e prosperidade de Sião, como Ele o apresentou pelo profeta Zacarias: “Eis o que devem fazer: falem somente a verdade uns com os outros, e julguem retamente em seus tribunais; não planejem no íntimo o mal contra o seu próximo, e não queiram jurar com falsidade. Porque Eu odeio todas essas coisas, declara o Senhor.”  

      Se você se encontra em meio a um conflito, ou teme que você ou sua organização estejam à beira de um choque potencialmente danoso, de idéias, objetivos e personalida-des, aprenda uma lição com Raimundo. Ele iria encorajá-lo a encarar o conflito quando necessário, falando a verdade em amor e fazendo toda a provisão possível para a paz.

 

Próxima semana tem mais!     


Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Publicado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.br).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL , CP. 1515, Barueri, SP, 06493-970. E-mail: liong@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.  


Questões Para Reflexão/Discussão

 

1.  Ao se deparar com conflitos, qual a sua reação? 
     -
Você confronta a questão diretamente ou prefere evitar, ou até mesmo fugir dela,
        -esperando que a causa de atrito interpessoal desapareça? 

2.  Qual sua reação à abordagem para solucionar conflitos usada por Raimundo,
           - mantendo a questão em aberto e forçando as pessoas a lidar com ela?  

3.  Concorda com a opinião de que, antes que as pessoas possam avançar para um nível posterior mais profundo em um relacionamento, precisam ser capazes de abordar conflitos que possam surgir? Por que?

4.  Como interpreta as duas diferentes respostas dadas por Jesus diante de conflitos, sendo uma a afirmação de “Bem-aventurados os pacificadores” e a outra Sua repreensão e expulsão dos  religiosos que haviam transformado o templo num centro de comércio? 

   Se desejar considerar outras passagens relacionadas a este tema, consulte: Romanos 14.19; Gálatas 5.22;  I Tessalonicenses 5.12-13;  II Tessalonicenses 3.16;  Hebreus 12.14. 

 

Nota do site: às vezes, por dificuldades alheias à nossa vontade, o artigo Maná de Segunda não é colocado na segunda-feira. O artigo consta no site abaixo   

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm

No entanto, as orações dos que nos acompanham são muito importantes. Que Deus os abençõe # 

 







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.