Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



05.05...Autografe seu trabalh

MANÁ DA SEGUNDA, www.cbmc.org.br  05 de maio de 2008

Dez anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Autografe seu Trabalho,  Por Robert J. Tamasy

 

Se você fosse avaliado com base na qualidade do último projeto que realizou, qual seria o resultado? É sempre um desafio para mim dar o meu melhor em tudo que faço. Ás vezes me sinto cansado, com falta de energia para fazer o melhor. Em outras ocasiões não me sinto tão motivado quanto deveria, com pouco ou nenhum entusiasmo para a tarefa proposta. Ocorre, também, não estar convencido do valor do que me foi pedido fazer. 

     Um pôster no meu escritório me recorda da importância do meu melhor desempenho, não importando a tarefa. Nele diz: “Qualidade: todo trabalho é um auto-retrato de quem o realizou. Autografe seu trabalho com Qualidade.”

    Ao ler essa frase, uma de duas coisas acontece: ou ela me inspira, reforçando meu desejo de fazer o melhor que posso, ou ela me condena, fazendo-me lembrar que fiquei satisfeito com algo aquém do melhor. Será que quero, de verdade, “autografar” um trabalho de qualidade inferior? 

   Li uma intrigante citação de Pearl Buck, consagrada escritora que cresceu na China, recebeu o prêmio Pulitzer pelo romance, “A Boa Terra” e ganhou o Nobel de Literatura em 1938. A declaração dela não menciona a palavra “qualidade”, mas fala em excelência: “A alegria secreta no trabalho está contida numa palavra: 
         
‘excelência’ - saber como fazer alguma coisa muito bem é apreciá-la”.

 

Há outra razão para se realizar um trabalho com alto padrão de qualidade, além da boa reputação e da auto-gratificação: Deus aprecia Qualidade e espera que mantenhamos alto padrão! Vejamos algumas considerações que a Bíblia diz a respeito: 

  . Refletimos a natureza de Deus. Deus criou um mundo ideal, com equilíbrio preciso e adequado entre os elementos, para dar suporte à vida. O Homem foi Sua criação final. “Criou Deus o homem à Sua imagem. E Deus viu tudo o que havia feito e tudo havia ficado muito bom” (Gênesis 1.27,31). 

. Trabalhamos pela aprovação de Deus. Se lhe pedissem para realizar uma tarefa para o líder do seu país, ou para a pessoa que mais admira no mundo, como isso afetaria a qualidade do seu trabalho? “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.”  (Colossenses 3.23). 

 . Seguimos instruções de Deus. Na Bíblia Deus provê um manual para a vida diária, inclusive para o ambiente de trabalho. Pelo estudo e pela obediência podemos usar a Bíblia como nossa diretriz para viver e trabalhar, como é a intenção do Criador. “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade”  (II Timóteo 2.15). 

 . Executamos os propósitos de Deus. Embora possa parecer fruto do acaso, Deus tem uma razão primordial para o lugar onde estamos, o tipo de serviço com que mais nos identificamos e as pessoas com quem trabalhamos. “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (Efésios 2.10).       Próxima semana tem mais!


Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Questões Para Reflexão ou Discussão

 

1.  Como você define qualidade? O que espera da qualidade dos produtos que adquire e dos serviços que lhe são prestados?

2.  Responda com honestidade: em que grau o compromisso com a qualidade influencia o trabalho que você faz e a forma como o faz?

3.  Em que medida sua empresa privilegia o trabalho com qualidade? De que forma isso é comunicado, positiva ou negativamente?

4.  Como reage às passagens da Bíblia citadas sobre a prioridade que Deus atribui a qualidade? Que impacto elas terão na forma como você abordará a qualidade do seu trabalho no futuro?

 Se quiser considerar outras passagens da Bíblia referentes ao mesmo assunto, consulte    
                     Provérbios 13:18;  16:7;  22:29;  25:4-5

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.