Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



05.19...Viver Acelarado

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br 19 de maio de 2008

Dez anos servindo as comunidades empresarial e profissional           


Vivendo Aceleradamente , Por Bob Snyder

 

Um policial me parou quando dirigia a 90 km/h, numa área onde o limite era de 50 km.
            - Pensei comigo: 'Como pude fazer isso?' 
            
A resposta era simples: estava vivendo rápido demais!

*Estava a caminho do trabalho e minha mente preocupada com a viagem que realizaria no dia seguinte para outra parte do mundo. Meus pensamentos estavam focados nos preparativos da viagem e nas tarefas do consultório que precisavam ser concluídas ainda nesse dia. Por isso, deixei de prestar atenção ao modo como dirigia e às regras de trânsito. Quando o policial me parou estava tão alheio ao fato de haver excedido o limite de velocidade que, com sinceridade, perguntei: “Está havendo algum problema?”

*Como tem sido fácil para mim acelerar pela vida fora, desatento ao que acontece à minha volta! Mais preocupante ainda, como foi fácil para mim acelerar, sem consciência das pes-soas que estavam ao redor! Freqüentemente minha família, amigos e os mais próximos são esquecidos e negligenciados, sacrificados em nome da minha atarefada determinação de “fazer o bem”. 

* Jesus falou sobre isso na parábola do Bom Samaritano (Lucas 10.25-37). A ironia dessa parábola é que o desprezado samaritano, rejeitado pela sociedade, demonstrou amor pelo seu próximo, enquanto o sacerdote e o levita, ambos com profundo conhecimento das leis e mandamentos de Deus, não o fizeram. 

* Provavelmente havia diversos fatores envolvidos na olhada superficial que lançaram ao ferido da história enquanto passavam. Essas distrações, porém, não eram desculpa para terem deixado de oferecer auxílio. Como aconteceu comigo, o sacerdote e o levita estavam talvez concentrados em preocupações distantes, ao invés de enxergar as necessidades
 concretas e prementes do momento. Enredados em outros assuntos, eles passaram sem prestar socorro e surpreendentemente alheios à situação angustiante do ferido.

* Esse problema não se limita a líderes religiosos absortos. Situações idênticas são encontradas no ambiente de trabalho, no lar e em nossas comunidades. Um colega de trabalho pode estar atravessando um período de dificuldades, enquanto nós, pressionados por prazos fatais, deixamos de lhe oferecer ao menos um ouvido solidário ou uma palavra de encorajamento. Nosso cônjuge ou filho pode estar necessitando de atenção, enquanto nós, distraídos, os ignoramos.

* Deus nos oferece oportunidades ao longo de nossos caminhos diários. Será que estamos tão entrincheirados em atividades urgentes, que demandam nossa concentração, que falhamos em reconhece-las? Não perca as riquezas que Deus pode ter para sua vida ao longo desta semana, mesmo as ocorrências que, à primeira vista, pareçam inconvenientes. Na verdade podem ser bênçãos especiais!

* Uma última coisa: lembre-se de observar o limite de velocidade! A multa é bastante alta!

                                                                                adendo do site: em TODOS os sentidos  

Próxima semana tem mais!    


Adaptado da coluna escrita pelo Dr. Bob Snyder, cirurgião que vive em Budapeste, Hungria. Seus escritos estão reunidos numa série on-line chamada, “Lessons Learned on the Journey”  (Lições da Jornada). Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Connecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

 

Questões Para Reflexão ou Discussão:

1.  Você já foi apanhado em excesso de velocidade ou involuntariamente desrespeitando alguma outra lei, por estar ocupado demais pensando em outras coisas e não no que estava fazendo no momento? Que conseqüências teve de enfrentar? 

2.  Que tipo de preocupações ou assuntos tendem a distrair sua atenção com mais freqüência, tanto no trabalho como no lar?

3.  Você pode pensar em alguma situação em que alguém precisou da sua ajuda, mas você estava tão ocupado ou preocupado, que não se deu conta, até ser tarde demais? 
     
Como a situação se resolveu? 

4.  Questões importantes, prazos fatais e outras preocupações merecem nossa atenção.
     Como evitar que nos deixem cegos às necessidades que podemos e devemos tratar?

 

Se desejar considerar outros versículos sobre esse tema, leia: 
Provérbios 24.11-12;
Mateus 6:25-34; Marcos 12:28-31; Lucas 8:40-48.







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.