Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
09.06 Pentecostes oc
Esp Sto: não entristecer (4) oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
EspSto no VT (1 )
Esp Sto no NT (2)
Esp Sto: ordens ( 3 )
 



...Concorrência

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br    11 de agosto de 2008

Dez anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Lidando Com a Concorrência, Por Rick Boxx

 

Um amigo se encontrava em um dilema. Seu bem-sucedido negócio no ramo imobiliário estava enfrentando o grave desafio de um concorrente que, agressivamente, procurava seduzir seus clientes. Para tornar tudo ainda mais complicado, esse competidor freqüentava a mesma comuni
dade religiosa que ele, o que o tornava da mesma família espiritual. “Como faço para agir com integridade nessa situação?”, ele me perguntou. A resposta que lhe dei pode surpreender você. 

 

No livro de Provérbios, na Bíblia, encontramos o seguinte conselho: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele, e o Senhor recompensará você” Provérbios 25.21-22 
     
Uma vez que não é comum lidarmos com brasas vivas em nossa sociedade, pelo menos da forma como vemos nesse texto, essa admoestação parece um tanto estranha. O que quer dizer “amontoar brasas vivas”? 

       Para ajudar a entender o que isso significa na vida real, um comentário sobre essa passagem menciona um ritual egípcio antigo, em que um indivíduo carregava sobre a cabeça uma bacia cheia de brasas para demonstrar sua mudança de atitude. Colocando essa prática no contexto de Provérbios, sugere que ao sermos gentis com nossos competidores podemos fazer que mudem de atitude.

       Assim, aconselhei meu amigo a se oferecer como mentor daquela pessoa, ensinando-lhe a práxis apropriada dos negócios e talvez, conquistar a amizade profissional de alguém que poderia reconsiderar suas tentativas de roubar seus clientes. Mas o mais importante, eu lhe disse, é que ele estaria agradando a Deus, não importando qual fosse o resultado.  

       Esse tipo de estratégia é absolutamente contrário às reações comuns em uma concorrência. Ao enfrentar um competidor forte, nosso impulso imediato é buscar uma maneira de obter vantagem ou frustrar toda e qualquer investida contra o nosso negócio. Geralmente nosso primeiro pensamento não é “como posso liquidá-lo com bondade?” Tudo o que queremos é liquidá-lo ou, pelo menos, minimizar o impacto que ele pode causar à nossa empresa, negócio ou lucros. 

          Aparentemente essa idéia é muito radical. Parece definitivamente contrariar a “sabedoria” que deve prevalecer nos negócios. Mas é a razão por que o livro de Provérbios é conhecido como 'Livro da Sabedoria', que tem sobrevivido por milhares de anos e transcende às mudanças e ética predominantes no mundo profissional e de negócios.  

            Minha sugestão para quando uma situação de concorrência semelhante se lhe apresentar: trate seu concorrente com respeito e bondade, demonstrando a mesma integridade e sensibilidade que você gostaria que ele o tratasse. Por mais improvável que possa parecer de início é possível transformar um inimigo em amigo.

 

Próxima semana tem mais!


Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

1.  Algum concorrente já tentou atrair ou roubar seus clientes? Qual foi sua reação?

2.  E você, já tentou roubar clientes de seus concorrentes? Olhando retrospectivamente, você acha que agiu corretamente?

3.  Como você reage à sugestão de tratar seus concorrentes ― “inimigos” ― com atos de bondade e sensibilidade? Isso lhe parece razoável ou utópico? 

4.  Já tentou transformar uma grande concorrência em amizade? Como foi isso e como é esse relacionamento hoje? 

5. Se desejar considerar outras porções da Bíblia relacionadas a esse tópico, analise: 
                 Romanos 12.2; Romanos 10.11; 17-21; Filipenses 2.3-4;

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.