Cada Dia, o Ano Todo!
Agosto
D S T Q Q S S
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
08 04 Ser Pai ! oc
07 09 Dever de consci~ oc
08 07 Elo entre gerações oc he
03 Pais de filhos crescidos he
03 20 Início do out 21.03 oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
08 03 * COMEMORAÇÕES oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
08 01 sobre o SELO ...oc
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA oc
 



...DECISÕES

 Maná da Segunda, www.cbmc.com.br   em 21.09.2008

Tomando Decisões,Por Rick Warren

 

No mercado de trabalho todos se esforçam para obter sucesso. Existem muitas pseudo-fórmulas para se alcançar o sucesso. Mas, essencialmente, sucesso é fazer escolhas sábias. F. W. Boreham disse: “Tomamos decisões e, depois, elas nos modelam”. Por isso, cada decisão envolve um elemento de risco. Nem sempre podemos prever o resultado. Você está lidando com decisões difíceis nestes dias? Tente seguir estes oito passos para tomada de decisão extraídos do livro de Provérbios na Bíblia: 

Passo 1 – Ore por orientação (princípio da inspiração). Comece pedindo a Deus que o auxilie a enxergar segundo Sua perspectiva do problema. Intuição geralmente nos leva ao erro. “Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria (de Deus) não corre perigo” (Provérbios 28.26). 

Passo 2 – Obtenha fatos (princípio da informação). Não tome decisões desinformado. Antes, descubra o máximo que puder de informações relevantes. “Todo homem prudente age com base no conhecimento” (Provérbios 13.16). “Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento” (Provérbios 23.23). 

Passo 3 – Peça conselhos (princípio da consultoria). Se possível, fale com alguém que já tenha passado pelo mesmo risco. É sábio aprender pela experiência e mais ainda aprender com a experiência de outras pessoas! Não é necessário aprender tudo da maneira mais difícil. “Os conselhos são importantes para quem quiser fazer planos” (Provérbios 20.18). “A mente do homem sábio está sempre aberta para receber o conhecimento e o seu ouvido aberto para ouvir novas idéias” (Provérbios 18.15). 

Passo 4 – Estabeleça sua meta (princípio da seleção). Certifique-se de compreender a razão e o propósito da decisão que está para tomar. Não persiga dois coelhos ao mesmo tempo. “O homem de discernimento mantém a sabedoria em vista, mas os olhos do tolo vagueiam até os confins da terra”  (Provérbios 17.24). 

Passo 5 – Calcule os custos (princípio da avaliação). Isso se chama, risco calculado. Pergunte a si mesmo: (1) Isto é necessário? (2) Quanto vai custar em tempo, energia e dinheiro? (3) Vai valer a pena? “É uma armadilha consagrar algo precipitadamente, e só pensar nas conseqüências depois que se fez os votos” (Provérbios 20.25).

Passo 6 – Faça planos para enfrentar problemas (princípio da preparação). Lembre-se da Lei de Murphy ('se algo pode dar errado, vai dar') e lembre-se que Murphy era um otimista! Não ignore os problemas: eles não vão ignorar você! Sendo assim, esteja preparado. “Quem sai à guerra precisa de orientação” (Provérbios 20.18). “O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as conseqüências” (Provérbios 22.3). 

Passo 7 - Enfrente seus medos (princípio da confrontação). Ter medo não é sinal de fraqueza, é sinal de humanidade. Coragem não é ausência de medo, mas seguir em frente apesar dos medos. “Quem teme o homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro” (Provérbios 29.25). 

Passo 8 – Tome a decisão! Vá em frente! (princípio da iniciação). É neste ponto que você deve parar de falar e passar a agir. É preciso começar. “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos” (Provérbios 16.3).

 

Próxima semana tem mais!


Texto de autoria de Rick Warren , escritor e conferencista, autor do best-seller 'The Purpose-Drive Life' (Uma Vida Com Propósitos), traduzido em várias línguas através do mundo. Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

 

1.  Você está diante de uma decisão difícil ou importante neste momento? Tem tido êxito na busca por uma boa conclusão?  

2.  Que você acha da afirmação do autor que “sucesso é uma questão de se fazer escolhas sábias”?  

3.  Qual sua opinião sobre os passos que o autor sugere para a tomada de decisões? 

4.  Podem esses passos auxiliá-lo na tomada da decisão que enfrenta atualmente? 

Se desejar considerar outras passagens da Bíblia sobre o assunto, veja: 
     Salmos 37.4-5; Mateus 6.19-34; Filipenses 4.6-7; Tiago 1.5-8. 

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2019 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.