Cada Dia, o Ano Todo!
Agosto
D S T Q Q S S
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
08 04 Ser Pai ! oc
07 09 Dever de consci~ oc
08 07 Elo entre gerações oc he
03 Pais de filhos crescidos he
03 20 Início do out 21.03 oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
08 03 * COMEMORAÇÕES oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
08 01 sobre o SELO ...oc
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA oc
 



...Resistir à Tentação

MANÁ DA SEGUNDA  www.cbmc.org.br  20 de outubro de 2008

Onze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Resistindo à Tentação,  Por Robert J. Tamasy

 

  “Eu não pude evitar.” “O diabo me levou a fazer isso.” “A tentação foi grande demais.”    
     -  Você já ouviu ou usou desculpas como estas para justificar decisões erradas
           -   ou comportamentos impróprios?
 

Todos nós provavelmente já. Alguém que conheço gosta de dizer:“Posso resistir a tudo, menos à tentação”.  Embora saibamos o que devemos ou não fazer,
                                 #    freqüentemente optamos pelo oposto.

Uma palavra para descrever isso, um termo que muitos detestam é - pecado.  E que pode ser definido como “errar o alvo”: saber o que é certo e escolher o que é errado!

     Uma das razões é que somos todos os dias bombardeados por tentações. Nos negócios, somos tentados a adotar atalhos ou usar meios enganosos para atingir metas, exagerar a qualidade ou o valor de um produto, ou a capacidade de nossa empresa realizar os serviços que o cliente deseja. Alguns se rendem à tentação em sua busca por promoção.
                        Relatórios de despesas representam uma tentação em si mesmos.

  Em nossa vida pessoal somos confrontados por várias tentações: expressar ira de modo impróprio; abusar verbal ou fisicamente de outras pessoas; transigir nos votos matrimo-niais por  infidelidade ou pensamentos imorais; beber ou comer demais; trapacear em jogo amigável de cartas; esquecer algumas tacadas no jogo de golfe; violar o limite de velocida-de por estarmos atrasados para uma reunião; e assim por diante.  

             Tentação em si não é problema. A Bíblia diz que até mesmo Jesus “como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado” (Hebreus 4.15).  Ser tentado é ser apresentado à oportunidade de pecar. Pecar é agir de acordo com a tentação, é escolher conscientemente não resistir à oportunidade. Alguém disse: 'Se o pecado não fosse divertido, nós não iríamos querer pecar!'

     Um dos escritores do Novo Testamento, na Bíblia, admitiu que ele lutava com o pecado. “Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo” (Romanos 7.18-19). Se líderes como Paulo lutaram com o certo e o errado, que esperança há para nós? Segundo a Bíblia há grande esperança:  

     Todos pecamos e isto faz parte de nosso DNA espiritual. A Bíblia diz que o gene do pecado tem sido passado por todas as gerações desde Adão. Não estamos sós nessa luta e fracassos ao lidar com a tentação.
              # “Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3.23).  

  Deus jamais nos tentará a fazer o que é errado. No modelo de oração de Jesus, Ele instou Seus seguidores a pedirem a Deus que os livrassem do pecado: “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal” (Mateus 6.13). A Bíblia também afirma: “Quando alguém for tentando, jamais deverá dizer: ‘Estou sendo tentado por Deus’. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido” (Tiago 1.13-14). 

      Nossas tentações não são únicas e não precisamos nos submeter a elas. Podemos escolher fazer o que é errado, mas isso não é inevitável. As tentações podem ser fortes, quase irresistíveis, mas pela força de Deus podemos decidir não agir de acordo com elas. “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; Ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, Ele mesmo lhes providenciara um escape, para que o possam suportar” (I Coríntios 10.13).  Lembre-se: quando a tentação surgir, temos um escape!

Próxima semana tem mais!


Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

1.  Você já usou ou costuma usar uma das desculpas citadas no início deste Maná?
                #  Que pensa disso?

2. Em que áreas você é mais tentado?

3.  Concorda com a diferença entre tentação e pecado? Por que?

4.  Pecar ou “errar o alvo” é uma experiência comum a todos e Deus não nos tenta ao pecado. mas providencia um meio de escaparmos da tentação?
                 # Isso tem sido realidade em sua vida?  

5.  Se desejar considerar outras passagens da Bíblia sobre o tema consulte:
             Romanos 6.11-14;  8.1-11; Tito 3.3-7; Tiago 4.7.   

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2019 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.