Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



...Natal e Satisfação

MANÁ DA SEGUNDA,  www.cbmc.org.br    22 de dezembro de 2008

Onze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Natal e Satisfação: Estranha Combinação, Por Robert J. Tamasy

 

        Natal é um feriado incomum com significados diferentes para diferentes pessoas.
É a celebração do nascimento de Jesus Cristo descrito na Bíblia como a Palavra, o Cordeiro de Deus, o Único Filho de Deus, o Pão da Vida, o Bom Pastor, o Caminho, a Verdade e a Vida, a Videira.  É também um feriado cívico quando se desfruta de uma pausa do traba-lho, lojas e repartições públicas. Escolas também fecham e estudantes e professores têm uma trégua tão necessária dos rigores do aprendizado.
                    -  No trabalho, festas e amigo secreto comemoram a data. 

    Na esfera empresarial, especialmente no varejo, natal representa o período do “tudo ou nada”, com um a dois meses de compras, em que mais de 50% das vendas acontecem. É quando estratégias de marketing tornam indistinta a diferença entre “precisar” e “querer”.   
Em nome do crescimento econômico nos é dito que “precisamos” de um monte de coisas
                    - supérfluas, mesmo que já tenhamos o bastante. 

 Satisfação e natal não deveriam coexistir. Os marqueteiros gostariam que o período de natal se transformasse no 'Inverno do Descontentamento', tomando emprestado o título do romance de John Steinbeck. É tempo para concentrarmos o foco em 'receber' e 'dar'.  É interessante observar que a Bíblia fala diretamente sobre isso, elogiando a busca ativa por satisfação, em um mundo em que parece natural, até mesmo preferível, se sentir insatisfeito. Eis o que diz I Timóteo 6:  

. As virtudes da satisfação. Pense nisso: nunca vemos caminhões de mudança participando de cortejos funerários. Sejam quais forem as posses que tenhamos, elas ficarão para trás quando morrermos. Portanto, a questão não é o acúmulo de bens, mas a recompensa por fazer o bem. As “coisas” que desejamos tão desesperadamente durante nossa vida deixarão de ter valor na morte. Tudo o que vai importar são nossos relaciona-mentos, o tipo de legado que forjamos em nossa vida e, em última instância, o que pode-mos esperar depois da morte. “De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar;  por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos” (I Timóteo 6. 6-8). 

2. Os perigos da insatisfação. “Quanto é o bastante?”, perguntou-se a um rico empresário. “Só um pouquinho mais”, foi sua resposta sincera. Entretanto, viver de acordo com essa filosofia é enganador. Na busca por “mais”, freqüentemente deixamos de apreciar o que já temos e o que já alcançamos. Dinheiro e coisas materiais por si mesmos não são nem bons nem maus, mas a fixação doentia em adquiri-los, às custas de tudo e de todos, pode ser catastrófica. “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.  Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos” (I Timóteo 6.9-10).

                                                                          Próxima semana tem mais!


Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com) /   MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês  /  Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

1.  Qual o significado do natal para você? 
2.  Você já teve que lutar para não se ver preso aos extremos e excessos do natal comercializado?
3.  Com a ênfase em 'dar e receber presentes' nesta época, como podemos manter um senso de satisfação? Falando nisso, que é 'satisfação' para você?
4.  A Bíblia diz que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”
                 - Que acha desta afirmação?
Se desejar considerar outras passagens da Bíblia sobre o tema, veja: Provérbios 15.16; 22.7; Mateus 6.19-21; 13.44-46; 2 Coríntios 9.10-11. 

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.