Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



...CONFIA ?

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br  19 de janeiro de 2009

Onze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Em Quê ou Quem Você Confia?  Por Robert J. Tamasy

 

Estamos vivendo tempos desafiadores e incertos, capazes de abalar a confiança dos mais otimistas. Corporações robustas se mostram instáveis; algumas entraram em colapso total. Bolsas de valores, que os peritos usam para determinar as economias globais, têm oscilado desenfreadamente, em queda livre após altos recordes alcançados. Indústrias vacilam à beira do desastre.  Empregos outrora seguros, estão ameaçados,
                      - enquanto se multiplicam as filas de desempregados. 

  Isso é suficiente para fazer-nos questionar em quê estivemos confiando. Quando corporações de bilhões de dólares apresentam relatórios financeiros desanimadores e fazem previsões sombrias para o futuro, investidores sabem que não podem confiar nelas. Quando líderes de governo e expertos se esforçam para explicar as mudanças dramáticas
nas marés da economia, sabemos que não podemos confiar neles. Quando empregadores anunciam cortes drásticos e demissões em massa, os trabalhadores sabem que não podem confiar neles. Quando a mídia nos bombardeia com informações tendenciosas, distorcidas ou exageradas, grande parte delas contraditória, sabemos que não podemos confiar nela.

    Sendo assim, no quê ou em quem podemos depositar nossa confiança? Podemos estar transbordando de autoconfiança e desenvoltura, mas se formos honestos, reconheceremos que temos nossas próprias limitações. Há coisas além do nosso controle. Nem sempre podemos confiar em nós mesmos. Mas, será que não existe nada ou ninguém digno de nossa total confiança?     Minha própria experiência me demonstrou que há somente uma fonte de confiança, com a qual podemos contar sem vacilar. Descobri essa fonte no que considero o maior livro sobre negócios já escrito: a Bíblia. Eis o que o livro de Provérbios diz sobre como devemos direcionar nossa confiança: 

 

1. Confiar no que não podemos entender. Situações há que desafiam nossa compre-ensão e ficamos pensando como solucioná-las. Porém, se confiarmos no Deus cuidadoso que tudo conhece e está ativamente envolvido em nossa vida, podemos ter segurança que Ele está fazendo ainda mais do que poderíamos esperar ou imaginar. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas”  (Provérbios 3.5-6).  

2. Confiar em princípios provados e testados. Alguns consideram a Bíblia arcaica e irrelevante. Mas os que estão dispostos a analisá-la com honestidade, descobrem que suas verdades são tão novas e relevantes como as notícias de hoje. O desafio está em aprender esses princípios e descobrir de que forma se aplicam às circunstâncias do cotidiano. “Para que você confie no Senhor, a você hoje ensinarei” (Provérbios 22.19). 

3. Confiar em assuntos fora de nosso controle. Em muitos acontecimentos recentes a ganância contribuiu para o fim de muitas empresas. Executivos manipularam práticas e sistemas econômicos em detrimento de milhões de pessoas. Confiar em Deus remove a necessidade de tomar o assunto em nossas próprias mãos. “O ganancioso provoca brigas,
                           -  mas quem confia no Senhor prosperará” (Provérbios 28.25).  

4. Confiar no Único que jamais desapontará. Nossos queridos amigos e conselheiros, por experiência própria, algumas vezes nos desapontam, apesar de suas melhores intenções. Eles são, afinal de contas, “apenas humanos”. Mas quando depositamos nossa confiança em Deus, Ele jamais falhará para conosco. Suas promessas são sempre verdadeiras. “Quem teme o homem cai em armadilhas,
                                         - mas quem confia no Senhor está seguro” (Provérbios 29.25). 

Próxima semana tem mais!


Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)  /    MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês  /   Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

1.  Eventos recentes e seus desdobramentos no mundo profissional e empresarial abalaram sua confiança? De que maneira?

2.  Em sua vida pessoal sua confiança em pessoas ou coisas também foi abalada?

3.  Quando você se depara com uma crise, para onde você se volta em primeiro lugar? Em quê ou quem você deposita sua confiança?

4.  Segundo o livro de Provérbios Deus deve ser o único foco de nossa confiança. Você concorda? Você confia plenamente Nele quando tudo em sua volta entra em turbulência?  

5. Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos:
             2Samuel 22.1-4; ICrônicas 5.20; Salmo 20.7; II Coríntios 3.4-5; ITimóteo 6.17. 

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.