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...Ouvir Atentamente

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br  9 de março de 2009

Onze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


A Recompensa de Ouvir Atentamente,  Por Rick Boxx

 

   Uma profissional em técnicas empresariais contou-me sobre um novo treinamento que estava para receber sobre elementos críticos de comunicação. Ela tinha descoberto que muitos dos problemas que encontrava ao treinar líderes empresariais se deviam à carência na habilidade de comunicação, particularmente em ouvir. 

   Minha conversa com ela fez-me lembrar das inúmeras vezes em que tive que tratar com pessoas da área de vendas ou com empreendedores agitados, que presumiam o que estava para ser dito e começavam a falar antes que alguém tivesse oportunidade de exprimir integralmente suas idéias. Com freqüência observo que a falha em ouvir de maneira apropriada e integral conduz a decisões rápidas, baseadas em informações erradas ou incompletas. 

  Grande parte de uma boa comunicação nos negócios exige que se tenha e se implemente a habilidade de ouvir. Alguém pode ter excelente audição e ainda assim ser um ouvinte deficiente. A audição é um dos cinco sentidos físicos, freqüentemente uma resposta inconsciente e involuntária às ondas sonoras que atingem os tímpanos. Você escuta se alguma coisa pesada cai do lado de fora do seu escritório, mesmo que não esteja ouvindo. Ouvir envolve o ato consciente e intencional não apenas de escutar o que alguém está dizendo, mas também de se esforçar por discernir o significado e a intenção do que está sendo dito. Como você pode saber se é um bom ouvinte?

1-
Quando alguém chega com um problema, você lhe dá oportunidade de apresentar todas as informações ou a interrompe abruptamente, presumindo que já entendeu suas preocupações? 
2-
Se alguém lhe apresenta alguma crítica, você reage na defensiva
      - ou tenta determinar se existe alguma verdade naquilo que a pessoa está dizendo?
3- 
Em uma discussão, você se concentra nas pessoas com quem está falando
       - ou sua mente vagueia por outros assuntos não relacionados?
4-
Você tenta compreender o que uma pessoa está lhe dizendo, inclusive seus sentimentos
      - ou rapidamente passa a pensar no que vai dizer em resposta?

O Antigo Testamento da Bíblia oferece muitos princípios valiosos sobre comunicação, incluindo sobre ouvir. Provérbios 18.13 ensina:
       “Quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha.” 
O mesmo capítulo também afirma: “Pv 18.2
O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos” (18.2).
  
    Em outras palavras, os tolos têm muito a dizer e não vêem nenhum motivo em parar para ouvir outras pessoas. Mais uma vez a Bíblia fornece a nós, líderes empresariais e profissio-nais, entendimento sobre como sermos bem-sucedidos e valiosos 
                                      
para as pessoas que lideramos e servimos.   
    
Se deseja entender seus clientes, experimente ouvi-los. Isto parece muito simples, mas ouvir atentamente requer prática e humildade. Experimente fazer isso da próxima vez que se encontrar com um cliente. Você pode se surpreender com o resultado. 

                                                                                                    Próxima semana tem mais!


Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


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Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você pode se lembrar de alguma ocasião em que, no trabalho, alguém deixou de realmente ouvir o que você estava tentando expressar e era muito importante? Como se sentiu nessa situação? 
2.  Como você se avaliaria como ouvinte? Quais seus pontos fortes e quais os fracos? 
3.  Você já recebeu algum treinamento formal sobre como ouvir? Este é um aspecto da
comunicação que alguma vez considerou que deveria ser objeto de treinamento específico?
4.  O que você acha que aconteceria se aprendesse como se tornar um ouvinte melhor, não apenas no trabalho, mas também em sua casa? 
5. 
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema,
     - sugerimos:
 Provérbios 12.15; 16.23; 17.28; 19.20; 25.11-12; Tiago 1.19. 

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