Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
09.06 Pentecostes oc
Esp Sto: não entristecer (4) oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
EspSto no VT (1 )
Esp Sto no NT (2)
Esp Sto: ordens ( 3 )
 



...Modelo Revolucionário

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br  16 de março de 2009

Onze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Modelo Revolucionário de Liderança   Por Robert J. Tamasy

 

      Todos nós, um dia, já trabalhamos para pessoas desejosas, em toda e qualquer oportu-nidade, de exercer autoridade sobre nós. Fossem eles CEO, presidente, dono ou gerente, sempre deixaram claro que aqueles que tinham que se reportar a eles existiam, antes de mais nada, para realizar suas metas, objetivos e caprichos! Certo chefe disse para uma amiga minha: “Eu preciso de você para me fazer parecer bem-sucedido”. 

     Por décadas a estrutura hierárquica vertical serviu como modelo clássico, mas em anos recentes enfrentou sérios desafios. Uma das alternativas tem sido chamada de “liderança de servo”,  abordagem em que o líder reconhece que uma de suas responsabilidades é equipar e capacitar as pessoas da sua equipe a maximizar seu potencial e habilidades. 

      Um de meus melhores líderes me disse quando passei a fazer parte de sua equipe: “Quero lhe proporcionar um lugar onde possa florescer, onde venha a se tornar tudo quanto foi planejado que seja”. Estava mais interessado em ajudar-me a realizar meus próprios objetivos e sonhos do que no que eu poderia fazer por ele.
--> Trabalhar para alguém assim nos estimula a fazer tudo quanto podemos por ele.  

    Ao colaborar com David A. Stoddard na feitura do livro, “The Heart of Mentoring” (A Essência de Mentoria), observei nele um traço de grande líder: capaz de desenvolver outros grandes líderes, de dar suporte às pessoas para que desenvolvam seu potencial, à luz da missão de sua organização. Nenhum líder permanece para sempre. O impacto real e duradouro que exercem somente pode ser avaliado após sua partida, quando podemos observar de que forma o trabalho que dirigiram prossegue e se desenvolve. 

    A idéia de uma liderança que serve não é uma noção passageira. Esse tema é recorrente na Bíblia, que abrange milhares de anos da história humana.  Os princípios que ela ensina podem ser aplicados ao ambiente profissional ou pessoal. Eis algumas coisas que as Escrituras dizem sobre esse “modelo revolucionário de liderança”.  

1. Líderes vêem seus papéis como cuidadores. Bons líderes se esforçam para reconhecer os talentos dos que trabalham para eles e oferecer-lhes as melhores oportu-nidades para que sejam bem-sucedidos. I Pedro 5.2-3 _    Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho”

2. Líderes não usam sua posição e poder para alimentar seu ego. Quando a lide-rança é vista como honra e privilégio e não um direito todos são beneficiados. Gálatas 5.13
                   'Não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne;
                      -ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor”  

3. Líderes praticam humildade no exercício de suas responsabilidades. As pessoas são inspiradas e motivadas por líderes que realmente se preocupam com elas e se mostram dispostos a colocar os interesses e necessidades das outras pessoas em primeiro lugar. 'O maior entre vocês deverá ser servo. Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado' Mateus 23.11-12 “Assentando-Se, Jesus chamou os doze e disse:
       - ‘Se alguém quiser ser o primeiro, será o último e servo de todos’” (Marcos 9.35). 

4. Líderes podem seguir o exemplo de Jesus. Se alguém merecia a honra e deferência dos outros, esse alguém era Jesus Cristo. Contudo, Ele veio para servir, a ponto de morrer pelos pecados dos outros. “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos” (Marcos 10.45).
“Pois quem é maior: quem está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? 
   - 
Mas Eu estou entre vocês como quem serve” (Lucas 22.27).

                                                                                                     Próxima semana tem mais!


Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com) /   MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.  /   Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

1.  Descreva os tipos de líderes para quem já trabalhou ao longo de sua carreira.

2.  Como você se descreveria como líder?

3.  Qual sua reação ao conceito de “líder-servo”? Você acha isso desejável ou pensa que assim diminui a habilidade do líder no cumprimento de suas metas? 

4.  Qual dos princípios bíblicos sobre liderança de servo é mais significativo para você? Qual deles é de aplicação mais difícil no dia-a-dia do ambiente de trabalho?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos: Josué 24.15; Mateus 6.24; João 12.24-26; Efésios 6.5-9.  

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.