Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



...Recuperar das Fatalidades

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br           

30 de março de 2009

Onze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Recuperando-se das Fatalidades da Vida

Por Rick Warren

 

O fogo destrói casas e famílias perdem todos os seus pertences. Chega a notícia da perda inesperada de um ente querido. A economia sofre uma reviravolta dramática, deixando carteiras de investimentos em ruínas. Sem aviso prévio, o executivo informa ao empregado de muitos anos que ele perdeu o emprego. Como a lei de Murphy afirma, “se algo pode dar errado, vai dar”. 

 

A Bíblia expressa essa realidade de forma um pouco diferente: “Há mais uma coisa sem sentido na terra: justos que recebem o que os ímpios merecem, e ímpios que merecem o que os justos merecem” (Eclesiastes 8.14). O que fazer, como reagir ao enfrentar tragédias e grandes adversidades? Gostaria de deixar que a Palavra de Deus falasse por si mesma: 

 

. Libere sua angústia. Não negue nem ignore sua angústia. Diga a Deus exatamente como você se sente. “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados” (Mateus 5.4). “Derrame diante Dele o coração, pois Ele é o nosso refúgio” (Salmos 62.8). “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido” (Salmos 34.18).  

 

. Receba ajuda de outras pessoas. Não se isole. Busque suporte em seus amigos e se você for membro de uma comunidade, conte com a 'família' espiritual. “Levem os fardos pesados uns dos outros” (Gálatas 6.2). 

 

. Recuse a se tornar um amargurado. Você tem escolha: tornar-se uma pessoa amarga ou uma pessoa melhor. “Cuidem... que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos” (Hebreus 12.15).  Como evitar a amargura? (a) Aceite o que não pode ser mudado. “Estenda as mãos para Deus e então enfrente o mundo novamente, firme e corajosamente”  (Jô 11.13,16 – tradução livre).  (b) Concentre-se no que ficou, não no que perdeu. “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês” (I Tessalonicenses 5.18). 

 

. Foca o que é importante. Relacionamentos, e não coisas, são o que mais importam. Jesus disse: “A vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens” (Lucas 12.15). “Pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar” (I Timóteo 6.7).  

 

. Confie em Cristo Jesus. Este é o segredo para se encontrar forças ao enfrentar tempos difíceis. “Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação... Tudo posso Naquele que me fortalece” (Filipenses 4.12-13). 

Como fazer isso?

 

1. Dependa de DEUS para encontrar estabilidade. “Os que confiam no Senhor são como o monte  de Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre” (Salmos 125.1). “O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele. Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor” (Salmos 112.6-7). 

 

2. Ouça a DEUS para encontrar direção. “’Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’” (Jeremias 29.11). 

 

3. Olhe para DEUS para encontrar salvação. “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes se afundem no coração do mar” (Salmos 46.2).

 

Próxima semana tem mais!


Texto de autoria de Rick Warren , escritor e conferencista, autor do best-seller 'The Purpose-Drive Life' (Uma Vida Com Propósitos), traduzido em várias línguas através do mundo. Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. A chamada 'lei de Murphy' tem uma visão pessimista da vida, trazendo implícita a idéia de que, mesmo quando as coisas parecem bem, as dificuldades já estão à porta. É assim que a vida se apresenta a você a maior parte do tempo?

2. Você enfrentou recentemente alguma tragédia ou adversidade extrema? Como lidou com ela? Para onde se voltou em busca de auxílio e suporte?

3. Uma das recomendações do autor para lidarmos com os reveses da vida é confiar em Jesus Cristo. Como você reage a esse tipo de conselho?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia sobre o tema, sugerimos: Provérbios 3:5-6; Isaías 41.10; Filipenses 4.6-7; Hebreus 13.5; I Pedro 5.7.

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.