Cada Dia, o Ano Todo!
Dezembro
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
12.01 frisson de Natal
11. 15 Antecipe o Natal nov dks
..Natal, na cozinha? dks
07 09 Dever de consci~ oc
* 11.23 Oc...*GRATIDÃO (maná)
11.24 *Dia de Graças. lei oc
05 07 Faça um cartão oc
12 01...* PRÁTICAS dks
03 20 Início do out 21.03 oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
11.26 ...*Em tudo...? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
11.09 DESACELERA oc
Dia da Bíblia 2o domingo oc
é FERIADO oc
Doando-se no Natal oc
Como chegou a nós
 



...Diligência

MANÁ DA SEGUNDA  www.cbmc.org.br   11 de maio de 2009

Onze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Diligência Bem Precioso! por Rick Boxx

 

O aclamado livro de Jim Collins “Good to Great' (Empresas Feitas Para Vencer), tornou-se um dos meus favoritos, porque sua pesquisa confirma muitos princípios bíblicos importantes,  embora esse não fosse seu objetivo. Uma das ideias discutidas por Collins é a que ele chamou de “vontade profissional”. Descrevendo o significado de vontade profissional, Collins afirma ser a 'determinação inabalável de fazer o que é preciso para produzir os melhores resultados a longo prazo, não importando o grau de dificuldade.” 
  
Intuitivamente, tenho apreciado esse valor em empreendimentos profissionais e na área pessoal, mas não estava seguro de suas raízes bíblicas, até estudar um versículo do livro de Provérbios, na Bíblia : 
Provérbios 12.27 ensina:
 'O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser diligente.” 
A
o pesquisar o sentido dessa passagem e ponderar sobre como diligência é comumente definida, compreendi que ela se assemelha ao que Collins define por “vontade profissional”. Uma das definições que encontrei descreve diligência como “atenção perseverante para  os detalhes.” Dirigir uma grande organização requer diligência. 
Provações e dificuldades são inevitáveis, mas perseverando e permanecendo atento aos detalhes, você terá um bem precioso.

       Como a Bíblia salienta, tais obstáculos podem contribuir para a formação de sólidas características de liderança. Tiago 1.2-4 diz:“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.”  

     Assim como árvores ou outras plantas crescem mais fortes quando enfrentam climas adversos,  encarar “climas” severos no mercado de trabalho nos ajuda a desenvolver e manter um caráter sólido. A despeito dos fatores negativos no ambiente que nos cerca, devemos prosseguir diligentemente realizando a tarefa que nos foi confiada.

   O apóstolo Paulo, um dos mais destacados líderes da igreja cristã, citou os obstáculos que enfrentou para sustentar, como Collins definiu, “a determinação inabalável de fazer o que fosse preciso para produzir os melhores resultados a longo prazo”. Ele declarou ter enfrentado prisões, açoites, apedrejamentos, naufrágios, perigos, sono, fome, sede e estresse físico, mental e emocional. Mas em vez de sentir-se desencorajado diante da adversidade, ele perseverou com diligência. 

Para ele nenhum obstáculo era grande demais. Por isso escreveu: “estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quais-quer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será ca-paz de nos separa do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor' Rm 8.38-39  

  Talvez como nunca desafios inacreditáveis e sem precedentes nos cercam turbulências econômicas, ritmo crescente de mudanças, incertezas globais  exigindo cada vez mais de nós, enquanto líderes. Você tem metas importantes a alcançar? Tem uma visão na qual crê firmemente? Somente com muita diligência poderá vê-la tornar-se em realidade!

                                      Próxima semana tem mais!


Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês./ Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

1.  O que acha do que Jim Collins descreve como “vontade profissional”?
      - Você tem visto exemplos disto no seu ambiente de trabalho? É uma qualidade que você possui?

2.  Quando pensa na palavra “diligência” o que lhe vem à mente?
      - Concorda com o autor que é um “bem precioso” para um líder?

3.  De que maneira as dificuldades e desafios podem ajudar a desenvolver diligência?
       - Você já experimentou isso em sua vida?

4.  O que você apresentaria como sugestão para que outras pessoas cultivassem diligência em suas vidas?
       - Que passos deveriam dar?  

5- Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos: Romanos 12.8; II Timóteo 2.15; Hebreus 6.11-12; II Pedro 1.5-8. 

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2019 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.