Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



...Prestar contas,

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br    1 de junho de 2009

Onze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Prestação de Contas - Prática em Extinção? por Robert J. Tamasy

 

Perguntaram a um amigo em recente conversa com jovens empresários, qual o grau de relevância da prestação de contas em relação a outras características e habilidades profissionais. A questão é que prestação de contas não é tema familiar a muitos líderes, tampouco matéria de estudo na faculdade. 
      Face ao crescente vácuo formado pela ausência de prestação de contas no campo pessoal e profissional, o surgimento de escândalos no mercado não deveria ser surpresa. São transgressões éticas sem qualquer remorso. Executivos embolsando bônus exorbitantes, enquanto suas empresas amargam perdas sem precedentes. Falhas morais alimentando manchetes na mídia. Não tendo a quem prestar contas – alguém com permissão garantida para fazer as perguntas mais difíceis – fica fácil a 
       “cada um fazer o que é certo aos seus próprios olhos” (Juízes 21.25). 

Isso se aplica ao ambiente profissional, a ações e atitudes em casa e até mesmo no lazer e decisões financeiras importantes. Como o poeta inglês John Donne escreveu, “Ninguém é uma ilha entregue a si mesmo; cada homem é parte de um continente”.  Podemos achar que nossas decisões éticas e morais são independentes e não acarretam qualquer consequência para os outros. Na verdade, o efeito que produzem é profundo – positivo ou negativo – sobre a família, amigos, colegas de trabalho e empresa.

      Honestamente, só podemos prestar contas se estivermos dispostos a fazê-lo. Alguns prestam contas em certos aspectos, mas não dão acesso às áreas que não gostariam fossem esquadrinhadas. Por isso, estranhamos ao ouvir de líderes que tropeçam e falham de modo catastrófico na esfera moral e ética, e que, aparentemente, eram honestos em suas práticas diárias.

    Mas como aceitar que alguém entre em nossa vida e tenha acesso a pensamentos e atos privados? São várias as razões e elas não existem só para nos impedir de fazer o que é errado. A prestação de contas adequada nos auxilia em nosso desejo de fazer o que é certo. Pondere sobre o que a Bíblia oferece sobre o propósito da prestação de contas:

1 . Ajuda-nos a levar adiante metas e planos dignos. Boas intenções apenas, não são o bastante. Precisamos de amigos ou parceiros que se importem conosco e o que nos diz respeito,  desafiando-nos quando deixamos de alcançar metas ou realizar planos importantes que discutimos com eles. Hebreus 10.24 recomenda:
E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos
ao amor e às boas obras.”

2 . Guia-nos ao tomar decisões importantes. Por vezes, tomar decisões é algo simples e direto. Outras vezes ficamos confusos diante de várias lternativas aparentemente válidas. Nessas ocasiões, um parceiro a quem prestamos contas, pode nos ajudar a avaliar as opções e também nossa motivação. “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros” (Provérbios 15.22).

3 . Protege-nos de procedimentos errados. Tiago 5.16 nos exorta: “Confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros”. Não se trata de alguém para nos vigiar, mas que comungue nossa vontade de não nos colocarmos de forma vulnerável e salvaguardar nossa integridade e, em última instância, nossa posição e eficácia como embaixadores de Deus. O propósito  não é o de nos limitar, mas de nos oferecer melhor oportunidade para alcançar êxito.      Próxima semana tem mais!


Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com) /   MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês. /  Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

 

1.  Quando você ouve falar em “prestar contas”, o que lhe vem à mente? Suscita-lhe pensamentos positivos ou negativos?

2.  Você já teve alguém a quem prestar contas? Alguma pessoa já desejou prestar contas a você? Como foi essa experiência?

3.  Que áreas de sua vida poderiam ser beneficiadas por um prática de prestação de contas? 

4.  Que qualidades mais importantes você buscaria num parceiro de prestação de contas?      

5. Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: 
                         Provérbios 19.20; 19.27; 20.18; 27.17; Eclesiastes 4.9-12. 

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.