Cada Dia, o Ano Todo!
Agosto
D S T Q Q S S
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

08 25 QUEM é O INIMIGO? oc Rv
08 04 Ser Pai ! oc
07 09 Dever de consci~ oc
08 07 Elo entre gerações oc he
03 Pais de filhos crescidos he
03 20 Início do out 21.03 oc
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
08 03 * COMEMORAÇÕES oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
08 01 sobre o SELO ...oc
é FERIADO oc
09.01 ESPERANÇA oc
 



...POR QUE...?

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br   15 de junho de 2009

Onze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Por Que Coisas Ruins Acontecem a Pessoas Boas?

Por Ken Korkow

 

           Você já tentou explicar ou mesmo compreender, por que coisas ruins acontecem a pessoas boas? Negócios fracassam; empregos se perdem; dificuldades financeiras ocorrem; entes queridos contraem enfermidades sérias ou morrem.
                          “O que fizeram para merecer isso?” – nos perguntamos. 

 A maioria de nós sustenta uma visão de “causa e efeito” na vida. Se você faz algo errado, enfrenta as consequências. Mas, e quando você não fez nada errado, como lidar com coisas ruins? Anos de experiência me ensinaram que é impossível ao finito compreender e explicar o infinito. Contudo, refletindo sobre essa antiga questão, creio que Deus providenciou uma analogia que proporciona uma semente de esperança em nossa busca por sentido num mundo de tragédias, calamidades e caos.  

         Lembra-se quando criança e seus pais o levavam ao médico para exame ou vacina? Lembra-se quando o médico se aproximava com aquela detestável injeção? Você provavelmente olhou para seus pais com horror, dor, incredulidade, sentindo-se traído. “Por que vocês estão permitindo que isso aconteça? Eu achava que vocês me amavam!” Sim, eles o amavam, mas você não podia entender

que o que estavam permitindo era para seu bem. Você achava que eles não se importavam. 

      Sentimentos são naturais. Deus nos fez com sentimentos. Mas não podemos tomar decisões baseadas em sentimentos. Nossas decisões precisam estar fundamentadas na verdade – a verdade definitiva. Por isso, consulto a Palavra de Deus, a Bíblia, diariamente, em busca de sabedoria, orientação e respostas, incluindo para responder à pergunta, “Por que coisas ruins acontecem a

pessoas boas?” Veja algumas coisas que as Escrituras me ensinaram sobre este assunto: 

 

Algumas coisas ruins são produtos do mundo decaído que nos cerca. “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também” (II Timóteo 3.1-5). 

 

Mesmo coisas ruins podem ser usadas por Deus para o bem. “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito” (Romanos 8.28).

 

As Escrituras são o recurso de todas as épocas para se lidar com circunstâncias boas ou ruins da vida. “Você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (II Timóteo 3.15-17).

 

Está zangado? Temeroso? Duvida de Deus? Diga isso a Ele. É o que alguns chamam de “orar”. Depois, ouça a resposta Dele. Ele vai falar com você por meio de Sua “carta de amor”, comumente conhecida pelo nome de “Bíblia”. 

 

Talvez você esteja pensando: “Eu já tentei a religião e não funcionou.” Sim, você pode já ter tentado a religião, que é a busca do homem de ser bom o bastante para agradar a Deus. Mas se você parou por aí, deixou de experimentar um relacionamento pessoal com Deus, através de Jesus Cristo. É onde você encontrará a resposta que está buscando.

 

Próxima semana tem mais!


Texto de autoria de Ken Korkow, que vive em Omaha, Nebraska, U.S.A., onde serve como diretor regional da CBMC. Este texto foi adaptado da coluna “Fax of Life”, que ele escreve semanalmente. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2007 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Questões Para Reflexão ou Discussão

   

1. Você já se fez esta pergunta: 'Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas?' Como respondeu a isso? 

2. A analogia feita com a criança levada ao médico para tomar vacinas, ajudou a entender por que coisas aparentemente ruins podem ser usadas com um propósito bom? 

3. Já passou por alguma circunstância ruim que, ao final, resultou em seu benefício? 

4. Grande parte da vida cotidiana parece estar fora de nosso controle. Como podemos encontrar esperança, paz e segurança se não sabemos quando a próxima 'coisa ruim' vai acontecer? 

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Isaías 26.3-4; 41.10; Jeremias 29.11-14; Romanos 8.35-39.

  

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2019 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.